TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Administrativas

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 10

PORTIFOLIO GRUPO

FUNÇOES ADMINISTRATIVAS NOS CASES RELATADOS

1 – PLANEJAMENTO

Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos. Para se manter no mercado, investe-se na qualidade de seus produtos.

2 – ORGANIZAÇÃO

Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Investimento em maquinas e contratou mão-de-obra, profissionais altamente qualificados com experiência no segmento.

3 – CONTROLE

Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

Procura-se destacar agindo corretamente com os clientes, atendendo suas necessidades, fazendo da melhor maneira possível para deixá-los contentes. Destaca-se com um novo conceito nas relações comerciais otimizando o canal de comunicação.

4 – DIREÇÃO

Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.

Os colaboradores são comprometidos com os alicerces institucionais e são treinado para satisfazerem e surpreenderem com alto grau de profissionalismo todos os clientes externos. Começou a buscar o que produzir, o que o mercado queria. Quando você faz o plano tem que levar em consideração tudo o que precisa para a empresa funcionar, inclusive os próprios funcionários.

COMO AS VARIAVEIS MACROECONOMICAS INTERFEREM NAS ATIVIDADES EMPRESARIAIS (CITE TRES VARIAVEIS)

Variáveis Econômicas

Produto Nacional Bruto (PNB), Produto Interno Bruto (PIB), taxas de inflação, taxas de juros, taxas de emprego e tributos são exemplos de variáveis econômicas presentes no dia-a-dia. Freeman e Stoner (1994) consideram que as tendências e o entendimento dessas variáveis são críticas para o sucesso de uma organização, porém todas variam com o tempo, o que torna complicado o seu acompanhamento e suas previsões. Esses autores consideram dois tipos de mudanças na economia: mudanças estruturais e mudanças cíclicas. Mudanças estruturais na economia são grandes alterações, permanentes ou temporárias, nas relações entre diferentes setores da economia e variáveis econômicas. Exemplo: passagem de uma economia industrial para uma de serviços, aumento dos custos e de energia com relação ao custo de matérias-primas. Já as mudanças cíclicas são oscilações regulares ou não no nível geral da atividade econômica. Como exemplo pode ser citada a elevação ou queda das taxas de emprego, juros e inflação. A importância das organizações em acompanhar essas mudanças deve-se ao fato de apresentarem grandes riscos e oportunidades para seus investimentos. A administração deve assegurar que a informação recebida com o exame dessas variáveis seja resumida e analisada para determinar quais riscos e oportunidades serão enfrentados e quais oportunidades a empresa deve escolher (Certo e Peter, 1993)

1 – CRESCIMENTO DA PRODUÇÂO E DO EMPREGO

Conforme Lanzana (2002, p 16), “o crescimento econômico é a meta mais importante a ser perseguida pelos formuladores da política econômica.” O crescimento econômico refere-se à expansão da produção do país, ou seja, à colocação no mercado de uma quantia maior de mercadorias e serviços  à disposição dos indivíduos. Quando o crescimento da produção se da em nível maior que o aumento da população verifica-se o aumento da renda per capta. Levando-se em conta que a renda esta ligada diretamente ao produto, não há como aumentar o nível de renda de uma sociedade se não houver aumento da produção.

È fato que há um a estreita relação entre produto e emprego, portanto, quando se busca atingir o objetivo de crescimento da produção, automaticamente esta procurando ampliar o nível de emprego da economia. Na realidade, busca-se atingir o pleno emprego dos fatores de produção na economia, gerando bem estar na sociedade. (LIVRO DA DISCIPLICA PAG 13)

 2 – INFLAÇÃO

O IPC informa como o preco medio de todos os bens e serviços adquiridos por uma familia urbana tipica muda mês a mês.

O nivel de preço pode estar subindo, descendo ou se mantendo estavel. Se estiver subindo, temos a inflacao, que é o processo de elevacao dos preços. Calcula-se a taxa de inflacao pela variacao percentual do nivel dos preços.

A INFLACAO É UM PROBLEMA

Se fosse previsível, a inflação não seria um problema tão serio assim. O fato de ser imprevisível faz com que  economia se comporte como um cassino no qual algumas pessoas ganham e outras perdem e ninguém consegue predizer onde os ganhos e as perdas vão ocorrer. Ganhos e perdas resultam de mudanças imprevisíveis no valor da moeda, utilizada como uma trena para medir o valor das transações que efetuamos. Os que tomam e os que emprestam trabalhadores e empregadores, todos fazem contratos monetários. Se o valor do dinheiro varia de forma imprevisível em certa época, então as quantias realmente pagas e recebidas – a quantidade de bens que a moeda adquira – também flutuam imprevisivelmente.

Em período de inflação imprevisível e acelerada, os recursos são desviados das atividades produtivas para a previsão da inflação. Torna-se mais lucrativo prever corretamente a taxa da inflação do que inventar um novo produto.

A inflação, processo de elevação de preços é calculada pela mudança percentual do PIB.

A inflação apresenta um problema porque diminui o valor da moeda e a torna menos útil como medida de valor.

                                                                                

3 –  CRESCIMENTOS ECONOMICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com