TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Administrativas

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

EGBERTO BÚRIGO JÚNIOR

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

 

CRICIÚMA, 2015.

  1. Funções da Administração

Inicialmente, antes de falar das funções da administração cabe aqui conceituar o que é empresa?

Empresa é quando um grupo determinado de pessoas se une, organizando-se e trabalhando em prol de um mesmo objetivo, é assim que surge uma empresa.

Essa empresa sempre terá, na sua base, a busca pelo lucro, razão de sua sobrevivência. Nosso dicionário define empresa como uma “sociedade organizada para a exploração de uma indústria ou comércio”.

Todo diretor, gerente, chefe e encarregado de uma empresa, exercem funções administrativas como, por exemplo, planejamento; organização; controle e avaliação.

 

  1.  Planejamento

O Planejamento é onde inicia o processo administrativo, é a função básica do administrador, é no planejamento que ele define a missão organizacional, os objetivos organizacionais a serem obtidos, a seleção das políticas, a escolha de procedimentos e métodos desenhados para o alcance dos objetivos.

O alcance do sucesso na função de planejamento requer o reconhecimento do ambiente da organização, o estímulo à criatividade, o encorajamento da participação dos colaboradores para a implementação de novas ideias e o desenvolvimento de abordagens inovadoras aos desafios da administração.

Em suma, quando se efetua o planejamento, o administrador deseja demonstrar onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência. Para realizar o planejamento, a empresa deve saber onde está agora (presente) e onde pretende chegar (futuro).

O planejamento, segundo Chiavenato (1995) apresenta as seguintes características:

a) é um processo permanente e contínuo, pois é realizado de forma sistemática dentro da empresa e não se esgota na simples montagem de um plano de ação; b) é sempre voltado para o futuro e está intimamente ligado com a previsão, embora não se confunda com ela. O conceito de planejamento inclui o aspecto de temporalidade e futuro: o planejamento é uma relação entre coisas a fazer e o tempo disponível para fazê-las; c) se preocupa com a racionalidade da tomada de decisões, pois ao estabelecer esquemas para o futuro funciona como um meio de orientar o processo decisório, dando-lhe maior racionalidade e subtraindo incerteza subjacente a qualquer tomada de decisão; d) visa relacionar, entre várias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação, em função de suas conseqüências futuras e das possibilidades de sua execução e realização. O curso de ação escolhido pode ter uma duração variável - desde curto à longo prazo - e pode ter uma amplitude igualmente variável - abrangendo a empresa como um todo até uma determinada unidade de trabalho; e) é sistêmico, pois deve considerar a empresa ou o órgão ou a unidade como uma totalidade. O planejamento deve considerar tanto o sistema como os subsistemas que o compõem, bem como as relações e compromissos internos e externos; f) é interativo. Como o planejamento se projeta para o futuro, ele deve ser suficiente e prudentemente flexível para aceitar ajustamentos e correções. Pressupõe avanços e recuos, alterações e modificações em função de eventos novos, ou diferentes que ocorram tanto no ambiente interno quanto externo da empresa; g) é uma técnica de alocação de recursos de forma antecipadamente estudada e decidida. Deverá refletir a otimização na alocação e dimensionamento dos recursos com os quais a empresa ou o órgão dela poderá contar no futuro para suas operações; h) é uma técnica cíclica. A medida que é executado, passa a ser realizado. Conforme vai sendo executado e realizado, permite condições de avaliação e mensuração para novos planejamentos, com informações e perspectivas mais seguras e corretas; i) é função administrativa que interage dinamicamente com as demais. Está intimamente relacionado com as demais funções administrativas, como a organização, o controle e a avaliação, influenciando e sendo influenciado por elas, a todo o momento e em todos os níveis da empresa; j) é uma técnica de coordenação. Permite a coordenação de varias atividades no sentido da realização dos objetivos desejados e de maneira eficaz; l) é uma técnica de mudança e inovação.

O planejamento fundamenta os próximos estágios do processo administrativo, como a organização (que representa a alocação e o arranjo dos recursos para executar as tarefas essenciais), o controle (que monitora e acompanha a execução das tarefas para assegurar a necessária ação corretiva, se necessária) e a avaliação (que é a função administrativa através da qual se procura verificar e analisar se o determinado ou o estabelecido atingiu os objetivos esperados).  

Assim, o planejamento constitui a função inicial da administração. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa planejar, ou seja, determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los adequadamente.

  1.  Organização

        

A organização, segundo Faria (1997. Pag. 81), é “o estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade, mediante a qual se definem, dispõem e coordenam as fases e métodos de trabalho para se atingir um objetivo”.

A organização tem por base proporcionar tudo o que é útil para o funcionamento da empresa. Os principais aspectos da organização são:

  • Dividir o trabalho
  • Designar atividades a serem executadas
  • Agrupar as atividades em órgãos e cargos
  • Alocar recursos
  • Definir autoridade e responsabilidade

Chiavenato (1995) define a organização como uma função administrativa através da qual a empresa reúne e associa os seus recursos, delibera sobre a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a divisão de trabalho, proporciona os meios de autoridade e de responsabilidade e, assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com