TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO CORRENTE E GESTÃO ESTRATÉGICA - CARACTERÍSTICAS DAS DECISÕES ESTRATÉGICAS

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  7.806 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO CORRENTE E GESTÃO ESTRATÉGICA - CARACTERÍSTICAS DAS DECISÕES ESTRATÉGICAS

Os gestores desenvolvem 4 tarefas básicas fundamentais: Planeamento, Organização, Direcção e Controlo. Estas funções são desempenhadas por todos os gestores independentemente do nível de gestão em que se enquadram (de topo, intermédio ou operacional). Nem todos os gestores atribuem a mesma importância a cada uma dessas funções e à medida que sobe o nível de gestão aumenta o peso relativo a importância atribuída a cada uma das funções.

Existem 2 tipos básicos de decisões que os gestores têm de tomar no exercício das suas funções: de rotina e não de rotina:

Decisões de Rotina são típicas de gestores de nível inferior e caracterizam-se por serem repetitivas, programadas e estruturadas, têm a ver com a rotina das operações e assentam-se no hábito.

Decisões Não de Rotina são típicas de gestores de nível superior e caracterizam-se por não serem programadas, por serem novas, não estruturadas e são relacionadas com problemas que não se apresentam com grande frequência.

Decisões Estratégicas são típicas de gestores de nível superior e enquadram-se nas decisões não de rotina. Elas traduzem escolhas feitas quanto à gama de actividades da organização, a forma de processamento do “ajustamento” entre as actividades da organização e as suas capacidades. Elas determinam decisões operacionais, definem a direcção de longo prazo e são afectadas pelos valores e expectativas dos stakeholders. Elas afectam as decisões de rotina ou operacionais e são afectadas pelos valores e expectativas dos stakeholders.

Decisão Estratégica - Gama de actividade da organização, no que se refere aos mercados em que a empresa opera e aos produtos e serviços que oferece.

Uma empresa pode achar mais vantajoso concorrer num nicho específico do mercado, procurando ir ao encontro das necessidades de um conjunto clientes com características específicas (idade, profissão, estatuto, etc.) enquanto que outra empresa vê mais vantagens em concorrer num mercado alargado. São decisões que têm influência directa no futuro da empresa a longo prazo e na forma como as suas diversas funções se desenvolvem e interagem.

Decisão Estratégica – Ajustamento entre as actividades de uma organização e as suas capacidades ou recursos disponíveis.

Inúmeras empresas gostariam de competir em outros mercados mas as capacidades ou recursos que dispõem não permite. A forma de processamento do crescimento de uma empresa pequena ou média é um bom exemplo de como as capacidades e recursos disponíveis condicionam a sua actuação estratégica.

Analiticamente Decisões Estratégicas são:

  • Análise na forma como uma determinada empresa evolui
  • A razão por que decidiu fabricar estes e não outros produtos
  • O porquê de ter escolhido um determinado local para instalar uma unidade industrial
  • O porquê de concorrer numa parte do mercado e não no mercado alargado
  • Porque está assim organizada
  • Porque e como são tomadas as decisões por aquele conjunto de gestores

Características das Decisões Estratégicas

Interdependência Sistémica: Tem uma repercussão global na empresa. Por um lado influencia e é influenciada por outras decisões estratégicas e, por outro lado, acaba por ter reflexos em todas as áreas ou actividades mesmo quando a decisão se refere a uma área, actividade ou parte da empresa. Esta interdependência é sistémica porque a empresa deve ser vista como um sistema aberto em que todas as partes interagem convergindo para uma única finalidade. Assim, quando a decisão é aposta na qualidade dos produtos, a produção, provisionamento e vendas actuam de uma forma determinada diferente do que aconteceria se a decisão fosse competir pelo preço.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com