TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA QUALIDADE, ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA, PESQUISA OPERACIONAL, JOGOS DE EMPRESAS E ESTRATÉGICA E DINÂMICA COMPETITIVA

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.870 Palavras (28 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

NOMES

CÍNTIA Joner; EDERSON PALINSKI PINHEIRO;

FRANCINE DA SILVA PUJOL; JÉSSICA GABRIELI PRETTO

RA’s

RA 2749606741; RA 8745146206; RA 8518927068; RA 8379869477

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

GESTÃO DA QUALIDADE, ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA, PESQUISA OPERACIONAL, JOGOS DE EMPRESAS E ESTRATÉGICA E DINÂMICA COMPETITIVA.

Tutora EAD: FRANCISCA SILVA

NOVO HAMBURGO/RS

2017

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

GESTÃO DA QUALIDADE, ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA, PESQUISA OPERACIONAL, JOGOS DE EMPRESAS E ESTRATÉGICA E DINÂMICA COMPETITIVA.

Tutora EAD: FRANCISCA SILVA

Trabalho desenvolvido para o curso de Administração de empresas, disciplinas norteadores Gestão da qualidade, Administração de materiais e logística, Pesquisa operacioanal, Jogos de empresas e Estratégica e Dinâmica competitiva, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2º semestre 2017, sob orientação da tutora EAD Francisca Silva.

NOVO HAMBURGO / RS

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO3

Desenvolvimento4

Passo 14

Passo 29

Passo 312

Passo 417

Passo 519

CONSIDERAÇÕES FINAIS21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS22


INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é encontrar a melhor estratégia para a empresa Amor de Bebê se manter no mercado e recuperar o percentual do mesmo, perdido para a concorrente.

Enfrentando diversos problemas para se manter competitiva no mercado, a empresa que até então era administrada por familiares, contratou Ricardo Silva, administrador, e seu primeiro desafio é apresentar aos proprietários da empresa, um plano estratégico de melhorias, com soluções para os diversos problemas que a organização vem enfrentando.

O administrador identificou alguns problemas ao analisar o histórico da empresa, entre eles a falta de documentação dos processos, a falta de um controle de qualidade e de estoque, problemas com a manutenção de maquinários, entre outros.

A seguir serão apresentadas estratégias e soluções para os problemas apresentados e ao final deste trabalho o que se espera é que os mesmos sejam efetivamente resolvidos e que a empresa retome seu crescimento e recupere sua fatia de mercado.

  1. PASSO 1

Com a proposta de profissionalizar a gestão da empresa Amor de Bebê, solucionar os problemas encontrados por Ricardo, recuperar seus clientes, organizar sua estrutura e obter vantagem competitiva, serão apresentadas a seguir ideias e soluções para que seja possível se colocar em prática tais métodos.

  1. Onde estamos?

VISÃO

Ser a marca de confiança dos pais através de nossos produtos, buscando o crescimento e desenvolvimento dos bebês.

MISSÃO

Ser uma empresa reconhecida pela criação de produtos de excelente qualidade e inovadores.

           Pensando na recuperação dos clientes que foram para concorrência e conquista de novos, foi feita uma análise dos pontos fortes e fracos da Amor de Bebê. Ela foi feita a partir do método SWOT.

Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), a aplicação da análise SWOT é cruzar as oportunidades e as ameaças externas à empresa com seus pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica elaborada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais empregadas na gestão estratégica competitiva.  Relaciona as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da empresa. As quatro faixas servem como identificadores da situação da empresa.

Para Martins (2006), a análise SWOT é um dos métodos mais utilizados nas empresas direcionadas para o pensamento estratégico e marketing, é um tanto trabalhoso de produzir, no entanto a prática constante pode trazer ao profissional uma mais perfeita visão de negócios, afinal, os cenários onde a empresa opera passa por sucessivas mudanças.

 A SWOT serve para posicionar a situação e a posição estratégica da empresa no espaço em que opera (MCCREADIE, 2008).

FORÇAS

FRAQUEZAS

- Proprietários com amplo conhecimento do setor

- Iniciativa pela busca de uma nova gestão.

- Flexibilidade nos pedidos

- Clientes fiéis pela credibilidade da empresa

- Processos não documentados

-Maquinas e equipamentos quebrados

- Falta de controle de estoque

- Falta de material

- Falta de um processo interno de controle de qualidade

- Atraso nas entregas de pedidos

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

- Mercado infantil tem crescimento médio anual de 14 %

- Busca de novos fornecedores

-Busca ferramentas de gestão tecnológicas

- Aumento da concorrência

- Avanços tecnológicos dos concorrentes

- Quadro de recessão econômica

Tabela 1: Análise SWOT Amor de Bebê (Fonte: Autores, 2017)

Com a análise Swot feita, podemos observar melhor as oportunidades e forças bem como as fraquezas e ameaças que hoje a empresa enfrenta.

Nas forças internas um ponto muito positivo é o amplo conhecimento que os proprietários tem sobre o setor que atuam, já que trabalharam por 15 anos como funcionários em outra companhia do setor.

 Os proprietários vendo que apenas o conhecimento que eles possuem não foi suficiente pros seus negócios, decidiram contratar um profissional para fazer a gestão de seu empreendimento, a iniciativa pela busca por uma nova gestão. Outro ponto importante na empresa é a flexibilidade em que a empresa aceita o pedido de produtos, conforme a necessidade de seus clientes, o que fidelizou clientes pela credibilidade que a empresa passa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (276.8 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com