TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA QUALIDADE, ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA, PESQUISA OPERACIONAL, JOGOS DE EMPRESAS E ESTRATÉGICA E DINÂMICA COMPETITIVA

Por:   •  5/6/2018  •  Artigo  •  2.700 Palavras (11 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP – POLO MOSSORÓ (7240)

CURSO DE ADMINISTRAÇÂO

GESTÃO DA QUALIDADE, ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA, PESQUISA OPERACIONAL, JOGOS DE EMPRESAS E ESTRATÉGICA E DINÂMICA COMPETITIVA.

ADEILTON DE ARAÚJO MEDEIROS

Mossoró/RN

Novembro – 2017

ADEILTON DE ARAÚJO MEDEIROS

         

         Trabalho apresentado para obtenção da nota, como exigência das disciplinas Gestão da Qualidade, Administração de materiais e logística, Pesquisa operacional, Jogos de empresa e estratégica e Dinâmica competitiva.

Autores do desafio, respectivamente:

Prof.ª Mônica Satolani; Prof. Me. Luiz Manuel Panheira; Prof.ª Ivonete Melo de Carvalho; Prof. Me. Jefferson Dias e Prof.ª Fabiana Bazetto.  

Mossoró

Novembro - 2017

 

Sumário

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

PASSO 1....................................................................................................................05

PASSO 2....................................................................................................................10

PASSO 3....................................................................................................................11

PASSO 4....................................................................................................................12

PASSO 5....................................................................................................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................14

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................15


INTRODUÇÃO

Neste trabalho nos foi dado a tarefa de resolver o desafio proposto. A empresa Amor de Bebê contratou o administrador Ricardo para analisar e encontrar soluções para os problemas encontrados na organização.

A empresa é familiar e está no mercado há cinco anos e tem encontrado graves problemas administrativos que prejudicam o andamento da organização e seus processos produtivos. Nas páginas seguintes deste desafio serão apresentadas as estratégias pensadas para resolução dos problemas evidenciando cada passo deste desafio. Com isso, é esperado chegar a solução dos problemas da empresa e que os resultados obtidos sejam satisfatórios. Contribuindo assim para o sucesso da Amor de Bebê.

Diante disto, pontua-se a importância da elaboração de um plano estratégico de melhorias para uma fábrica de mamadeiras, com vistas a construção de um relatório com as estratégias de melhorias para a empresa, utilizando ferramentas da área de administração. O mercado de trabalho atual é extremamente competitivo e procura a cada momento profissionais que sejam dinâmicos e que tenham habilidades, o mesmo acontece com as empresas que a todo o momento precisam inovar e lançar novos produtos/serviços criativos e sustentáveis no mercado.

PASSO 1  

Ricardo elaborou várias estratégias para a empresa melhorar sua performance no mercado de trabalho, para isto teve que ter certeza de quais estratégias usar neste ramo infantil a fim de posicionar a organização para obter vantagem competitiva. Levando assim em consideração três itens: a análise da situação atual da organização; a definição de qual propósito estratégico usar e a exploração de preencher as lacunas de competências. Para analisar a situação atual da organização, Ricardo criou a missão e a visão de longo prazo para a empresa. 

A missão deve representar a razão da existência de uma organização, ou seja, o que a organização faz, por que faz e para quem ela atua. Esta deve ser ligada diretamente aos objetivos institucionais e aos motivos pelos quais a organização foi criada, na medida em que representa a sua razão de ser. Para Certo e Peter (1993:75), “Missão é a proposta para a qual, ou razão pela qual, uma organização existe. A missão de uma empresa contém informações tais como os tipos de produtos ou serviços que a organização produz, quem são seus clientes e que valores importantes possui”.

Sendo assim a MISSÃO da Empresa Amor de Bebê é ser uma empresa com responsabilidade e de confiança dos clientes no mercado infantil, proporcionando os melhores produtos e serviços para as famílias. Segundo Chiavenato (1999, p. 49), “é fundamental que todos na organização conheçam a missão e os principais objetivos institucionais, pois se as pessoas que fazem parte da empresa não sabem o motivo de sua existência e os rumos que pretende adotar, dificilmente elas saberão o melhor caminho a ser seguido”.

A VISÃO da Empresa Amor de Bebê consiste em: Ser a melhor fábrica de mamadeiras do mercado infantil, proporcionando qualidade e desenvolvimento saudável aos seus clientes de forma saudável e sustentável.

Com isso, é possível entender que a visão da empresa é de focar em novos horizontes e ter maiores crescimento em torno de seu mercado, preservando seus princípios em visão ao futuro com o intuito de ser reconhecida como a melhor e mais moderna empresa no ramo da fabricação de mamadeiras.

De olho na Missão e Visão da Empresa, é preciso analisar o ambiente interno e externo da mesma, ou seja, a análise das forças ambientais (SWOT):

FORÇAS

FRAQUEZAS

- Seleção do Ricardo para o cargo de gerente geral da organização;

 - Percepção e identificação dos principais problemas da empresa;

-Mostrar à diretoria o plano estratégico de melhorias;

- Fidelização pela boa reputação;

- Flexibilidade na solicitação de pedidos de produtos;

- Gestão familiar sem formação na área;

-Empresa não possui um controle de estoque que informe quando determinado material está para acabar;

- Matéria-prima esgotada,

- Recorre-se a fornecedor que cobra caro pela matéria-prima para que a entrega ocorra em 2 dias úteis;

- Produção parada durante a  manutenção corretiva de algum equipamento quebrado;

- A empresa não dispõe de processos internos para a inspeção de qualidade;

- Serviços terceirizados para inspeção de qualidade;

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

-Contratação de um profissional de administração para profissionalizar a gestão;

- Os proprietários do estabelecimento têm amplo conhecimento no mercado de mamadeiras;

-Processos não eram documentados;

- Produção é parada diversas vezes durante o mês por falta de material ou por equipamentos e máquinas quebrados;

- Os últimos lotes de mamadeiras produzidos foram reprovados pelo INMETRO;

- Atrasado nas entregas e encarecimento do artigo;

- Empresa perde competitividade no mercado;

- Nova fábrica de mamadeiras se instalou na região com preços menores e pontualidade na entrega;

- Falta de profissionalização da gestão da empresa;

- Falta de um plano estratégico de melhorias;

- A concorrente levou 50% dos clientes da Amor de Bebê;


Normalmente a estratégia é um dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto a formulação de objetivos, quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução levando em conta as condições externas e internas a empresa e sua evolução esperada. Tendo uma visão do público alvo e onde se quer chegar é fácil definir as estratégias a serem seguidas. Focando na qualidade da produção da mamadeira e no preço aliado à qualidade, sem deixar que a concorrente, que estabeleceu-se na região, comprometa sua clientela com preços mais baixos, a empresa pode conseguir se reerguer e conquistar novamente os clientes que perdeu, como também ganhar novos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (65 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com