TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE MUDANÇA E NEGOCIAÇÃO

Por:   •  3/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  1.491 Visualizações

Página 1 de 3

REVISÃO – A2

  1. ÉTICA

Um código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, com respeito ao que é certo ou errado. Assim, vê-se que a ética estabelece padrões sobre o que é bom ou mau na conduta e na tomada de decisões, quer seja no plano pessoal, quer sob o ponto de vista organizacional.

  1. As questões ética e legal têm certas sobreposições e, às vezes, também certos conflitos. Lewicki et alii (1996:217) propõem uma matriz de análise dos comportamentos éticos e legais, na qual se tem quatro possibilidades básicas:
  1. comportamentos que não sejam nem éticos e nem legais;
  2. comportamentos que sejam éticos, porém não legais;
  3. comportamentos considerados legais que, porém, não são éticos;
  4. comportamentos legais e éticos segundo os padrões daquele grupo.
  1. Quais são os fatores que levam à emergência de preocupações éticas na sociedade? De acordo com Gutiérrez (1994), pode-se citar quatro fatores básicos que levam a essas preocupações, quais sejam:
  1. necessidade espontânea e natural de maior humanização;
  2. reação frente à crise moral que se verifica em nossa sociedade, além de reação intensa frente aos perigos de uma degradação moral;
  3. o fato de que a internacionalização e a globalização significam também integração dos diversos sistemas culturais;
  4. grande mudança em termos culturais nas organizações, além de intensa alteração nos valores pessoais.
  1. Porém, o que explicaria o surgimento das preocupações éticas na gestão das empresas? Segundo Gutiérrez, seriam basicamente seis os aspectos que justificam essas preocupações por parte das organizações, no que se refere a sua gestão:
  1. maiores exigências de responsabilidade social e econômica em relação aos empresários e gerentes das organizações;
  2. grande desconhecimento, por parte do quadro gerencial nas organizações, sobre as características básicas dos seres humanos;
  3. maior consciência de que os aumentos de produtividade estão condicionados à elevação da qualidade de vida organizacional;
  4. a questão ética torna-se rentável à medida que coloca as preocupações vitais na cultura organizacional;
  5. o desenvolvimento de vantagens competitivas se relaciona com o desenvolvimento de habilidades internas nas organizações;
  6. incoerências entre os valores do ambiente e aqueles que são comunicados pela cultura organizacional.
  1. Entre esses critérios que orientam a tomada de decisões éticas, pode-se citar:
  1. Enfoque utilitário - é o conceito ético de que comportamentos morais produzem o maior bem, para o maior número possível de pessoas.
  2. Enfoque individualista - trata-se do conceito de que as ações são morais, caso elas promovam o interesse individual, em termos de longo prazo.
  3. Enfoque moral - parte do princípio de que os seres humanos têm direitos e liberdades que não podem ser sobrepujados por decisões individuais. Dessa forma, as decisões morais seriam as que mantêm os direitos das pessoas afetadas por essas decisões.
  4. Enfoque de justiça - considera que as decisões morais devem ser baseadas em padrões de eqüidade, probidade e imparcialidade.
  1. As organizações, paralelamente a suas atividades econômicas, têm uma responsabilidade social perante sua comunidade. Essa responsabilidade se refere à obrigação da administração da empresa de tomar decisões e ações que irão realçar o bem-estar e os interesses tanto da sociedade quanto da organização. O desempenho social da empresa pode ser avaliado de acordo com quatro critérios básicos, segundo diferentes enfoques de responsabilidade da empresa, conforme pro~ posto por Daft (1991).
  1. Responsabilidade econômica - trata-se da responsabilidade de produzir os bens e serviços que a sociedade deseja, bem como de maximizar os lucros para os proprietários e acionistas.
  2. Responsabilidade legal - é a que define aquilo que a sociedade considera importante com respeito ao comportamento empresarial apropriado.
  3. Responsabilidade ética - inclui os comportamentos que não são necessariamente cobertos pela lei e que podem não servir adequadamente aos interesses econômicos diretos da empresa.
  4. Responsabilidade direcionária - trata-se da responsabilidade puramente voluntária da empresa, e é guiada pelo desejo da organização de trazer contribuições sociais não solicitadas pela economia, pela lei e pela ética.
  1. Negociação distributiva é aquela em que uma pessoa ganha às custas de outro;

Negociação integrativa é Encontrar uma solução e um acordo melhor, para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com