TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS – A VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO COMO FATOR DE SUCESSO PARA AS ORGANIZAÇÕES.

Por:   •  8/7/2018  •  Artigo  •  6.669 Palavras (27 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 27

GESTÃO DE PESSOAS – A VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO COMO FATOR DE SUCESSO PARA AS ORGANIZAÇÕES.

Luciana Evangelista Batista dos Santos

E-mail: luciana.ebsantos@hotmail.Com.

Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados

Instituto de Pós-Graduação – IPOG

Teresina, 10 de janeiro De 2018.

Resumo

O artigo versa sobre Gestão de Pessoas e tem o objetivo de apresentar uma abordagem literária e reflexiva, com base em conceitos e teorias discutidas por renomados autores na área de gestão de pessoas, além de apresentar um relato sobre a evolução das transformações que ocorreram no âmbito da administração de pessoas, mais especificamente em relação à valorização do capital intelectual dentro das organizações, ao longo do tempo. O momento atual exige ampla transformação, uma nova "filosofia de gestão", que estratégias utilizar para que haja essa mudança de paradigma dentro das empresas brasileiras? O estudo justifica-se por propiciar uma discussão quanto ao papel da pessoa como parte integrante nas organizações e não apenas como fornecedores de esforços físicos, musculares e intelectuais, uma vez que da mesma forma que ocorrem mudanças periódicas nas corporações. Diante deste novo cenário surge o conceito de Gestão de Pessoas, uma forma inovadora de administrar um dos bens mais preciosos das empresas: as pessoas. Novas técnicas começaram a surgir, baseadas em estudos científicos, muitas delas foram e ainda são aperfeiçoadas para o uso como ferramenta potencializadora e estratégica do desenvolvimento pessoal e profissional. A metodologia aplicada ao estudo se deu através de referências bibliográficas exploratória, descritiva. Conclui-se o estudo mostrando a importância da valorização do Capital Humano nas empresas, e assim poder compreender e implementar as melhores práticas dentro desse novo contexto.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas (RH); Organizações; Ferramenta Estratégica; Capital Intelectual; Novos Paradigmas.

1. Introdução

O presente trabalho está inserido na área de conhecimento de Gestão de Pessoas, com ênfase na valorização do capital intelectual nas organizações brasileiras, atuais. Diante da complexidade do ser humano e suas organizações e, da nova "filosofia de gestão", que estratégias utilizar para que haja essa mudança de paradigma dentro das empresas brasileiras? É relevante, portanto, analisar os distintos conceitos, movimentos, teorias, estratégias ou técnicas de gestão, discutidas ao longo de diversas décadas, por conceituados autores na área de gestão de pessoas, além de apresentar um relato sobre a evolução das transformações que ocorreram no âmbito da administração de pessoas, mais especificamente em relação à valorização do capital intelectual dentro das organizações, ao longo do tempo, da relevância do papel do gerente de RH e da sua área de atuação. Por isso, foi imprescindível verificar também, a área de Administração de Recursos Humanos (ADR), que passou a ser referência e de suma importância para o sucesso da organização, pois ela é responsável pelo abastecimento, aplicação, manutenção, monitoramento, desenvolvimento de novos talentos, da gestão, orientação e treinamento das pessoas. Ou seja, a função envolve todo o processo de gestão, desde a entrada do funcionário até a sua saída.

devido as grandes mudanças e transformações no meu organizacional, e vendo a grandes oportunidades de transformações no meio empresarial com relação ao capital humano e intelectual, como também mostra como conhecimentos dos recursos estratégicos podem fazer um diferencial competitivo dentro de uma organização, como também mostrar os novos modelos e técnicas de gestão surgem frente às mudanças de ordem econômica, tecnológicas e sociais, como fator estratégico e de sobrevivência para as organizações, pois uma Gestão de Pessoas eficaz proporciona o sucesso da organização e dos seus colaboradores concomitantemente. É de fundamental importância que as organizações estejam voltadas para a gestão de recursos humanos e torna-se visível que o diferencial competitivo das organizações está nas pessoas nelas inseridas e em seus recursos disponíveis. Por isso, é tão necessário que estejamos abertos às mudanças conceituais e de paradigmas. As pessoas constituem o principal ativo da organização, o setor de RH desempenha funções que permitem a colaboração eficaz de todos, líderes e liderados quanto ao alcance dos objetivos organizacionais e individuais, pois dependendo da maneira como as pessoas são tratadas, podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas da organização.

O cargo de Gerente de RH advém da indispensabilidade de humanizar a organização. Ele aparece a partir da necessidade de planejar e controlar a execução dos trabalhos dos seus liderados e de ser o instrumento ou agente de mudanças dentro da empresa, desenvolvendo assim a metáfora de quatro papéis desempenhados por esses profissionais: parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos empregados e agentes de mudança. Com a atuação do gestor de pessoas, cabe a área de RH estimular a contribuição dos colaboradores, o comprometimento e a capacitação, sempre que necessário. Portanto, quando os colaboradores se tornam competentes e dedicados, o know-how se torna um importante ativo mensurável refletido nos resultados financeiros da empresa. A função da área de recursos humanos como agente de mudança é catalisar, fomentar os esforços de transformação organizacional para que ela se torne ainda mais competitiva.

De acordo com Lucena (1999:24), “as empresas já incorporam em sua filosofia empresarial os princípios, valores, as políticas e estratégias adequadas para atuarem em um ambiente em constante mutação. Para isso, certamente elas devem ser inovadoras e flexíveis, estando abertas às mudanças qualitativas e quantitativas da sociedade, da economia, do mercado e de seu público interno”.

Para Chiavenato, (2005) “Em um mundo onde os tradicionais fatores de produção - natureza, capital e trabalho - já esgotaram e exauriram a sua contribuição para os negócios, as empresas estão investindo pesadamente no capital intelectual para aumentarem a sua vantagem competitiva”.

Hoje os colaboradores fazem a diferença e estimulam os demais, as organizações apostam em uma série de ferramentas que tem como objetivo motivar e gerar mudanças na área de recursos humanos, como também dentro do novo contexto de Gestão de Pessoas.

Entende-se que a pesquisa bibliográfica é o primeiro passo para o pesquisador fundamentar sua pesquisa, além de ampliar e amadurecer o seu conhecimento sobre a ideia a ser discutida em seu projeto. A pesquisa aqui apresentada pretende mostrar alguns conceitos sobre gestão de pessoas, discorrer sobre a importância de seus ativos intangíveis, dentre eles, o capital intelectual de uma organização, a área de RH, a importância dos gestores e as novas técnicas e modelos implementados na estrutura organizacional de forma a propiciar novos resultados e mudanças de paradigmas para empresa e colaboradores, contribuindo assim, para que hajam empresas muito mais organizadas, respeitosas, admiradas, colaborativas, competitivas, lucrativas e saudáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (454.3 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com