TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DOS CINCO PILARES NA GESTÃO DE PESSOAS PODE POSSIBILITAR A RETENÇÃO DE TALENTOS DO CAPITAL HUMANO E PROMOVER O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.957 Palavras (20 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 20

A PRÁTICA DOS CINCO PILARES NA GESTÃO DE PESSOAS PODE POSSIBILITAR A RETENÇÃO DE TALENTOS DO CAPITAL HUMANO E PROMOVER O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

 XAVIER DE LIMA, DAIANE CRISTINA

RESUMO:

As relações corporativas vêm mudando gradativamente com o passar dos anos. Se antes tínhamos hierarquias bem definidas em modelos horizontais, hoje há uma padronização desse processo, em que as diversas partes compõem o todo. Nessa realidade a gestão de pessoas nas empresas é essencial para a conquista de bons resultados. Em um mercado com alta rotatividade de bons profissionais, encontrar talentos é uma tarefa complicada e mantê-los pode ser algo ainda mais difícil para gestores. Nesse processo de crescimento pessoal dentro de uma empresa, a gestão de pessoas é fundamental para valorizar o seu capital humano. Nesse contexto, veremos como a gestão de pessoas ganhou espaço nas empresas e como a falta dela prejudica todo os ambientes de uma empresa. Hoje em dia, administrar esse setor e potencializar o desempenho de quem faz parte de uma empresa virou um grande diferencial. Por isso, fazer a gestão de recursos humanos não é apenas de procurar deixar seus colaboradores satisfeitos e motivados, e sim de criar uma estratégia, que envolve toda a organização em busca do desenvolvimento, capacitação e humanização de quem faz parte dela. Ela tem como objetivo cinco pilares essenciais, que são a motivação, processo de comunicação, trabalho em equipe, conhecimento e competência, e treinamento e desenvolvimento.

Palavras-chave: Resumo. Humano. Estratégica. Trabalho.

        

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado, buscou contextualizar os Fundamentos da Gestão de pessoas, que trouxe no seu contexto histórico, os conceitos, objetivos, políticas e processos de aplicação. Foram discutidos as formas de gestão de pessoas, trazendo para dia a dia, a evolução da profissão de administrador de recursos humanos, suas origens e visão histórica do mesmo, seus propósitos, fatores e princípios e práticas.

Para se adaptar a esse novo requerimento do mercado externo, o interno precisou passa por mudanças, integrando programas de qualidade total, produtividade, gestão participativa, inovação, entre outros. Em meio a esta série de conceitos residiu um ponto crítico, e que se adepto pode comprometer o sucesso das mudanças que é o aspecto humano. E ficou mais do que comprovado, que investir em programas de capacitação e desenvolvimento é um apoio essencial para que funcionários e executivos compreendam, se adaptem e superem esse período, quase sempre causador de turbulências e insegurança. A gestão de pessoas e dos recursos humanos acabou ganhando bastante força nos últimos tempos. Administrar os recursos humanos e potencializar o desempenho de quem faz parte de uma empresa virou um grande diferencial competitivo.

        A Gestão de Pessoas é o conjunto de habilidades políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho conforme diz Chiavenato (1999). O maior objetivo é gerenciar a administração e os comportamentos dentro das organizações. Os especialistas dividem a gestão de pessoas em 5 pilares fundamentais que são a motivação, comunicação, conhecimento e competências, trabalho em equipe e capacitação. Assim ficando mais fácil entender a importância e o porquê que cada vez mais empreendedores investem neste ponto.

“Depois de feita uma avaliação da atual situação de recursos humanos e considerada a direção futura da organização, pode-se desenvolver uma projeção das futuras necessidades de recursos humanos” (DECENZO, ROBBINS, 1999, p. 80).

Um dos principais propósitos do processo de planejamento estratégico de gestão de pessoas, conforme DeCenzo e Robbins (1999, p. 79) é saber quais são as necessidades de pessoal atuais e futuras.

        O principal objetivo é mostrar que empresas hoje gastam muito dinheiro oferecendo bons salários e benefícios, e acham que isso é o suficiente, porem a falta da interação com o restante da empresa é primordial, pois uma boa gestão de pessoas, é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial aborda a gestão de pessoas e os cinco pilares para uma gestão eficaz. A gestão de pessoas é um agente transformador da sociedade e possui um novo formato, onde as mudanças foram contextualizadas gradualmente. De acordo com Claro e Nickel (2002, p. 17) “já faz algum tempo que a área de recursos humanos passou de um simples departamento de pessoas para um agente de transformação na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implantação das mesmas”.  

A melhor definição de gestão de pessoas encontrada foi a de Chiavenato (2004, p.13), que para que cada administrador – seja um diretor, gerente, chefe ou supervisor – desempenhar as quatro funções constitui o processo administrativo, saber planejar, organizar, dirigir e controlar.

2.1 GESTÃO DE PESSOAS

        A gestão de pessoas, segundo Chiavenato (2010) pode ser analisada em três eras organizacional. A era da industrialização clássica (1900 a 1950), nesse período predominava as atividades operacionais e burocráticas e os funcionários eram considerados como recursos de produção, e o setor responsável tinha somente a função de desempenhar as demandas legais da relação de emprego, como por exemplo, contratação, demissão, entre outros. Na segunda era, denominada de neoclássica (1950 a 1990) a antiga teoria foi alterada pela comportamental, surge o departamento de recursos humanos e começaram a ser especializadas as tarefas, como seleção, admissão, treinamento, entre outros. A partir de 1990, na era de informação, as empresas passaram a adotar novas estratégias e as atividades começaram a ser especializadas, alterando a maneira de pensar, agir e gerir os funcionários, aparecendo assim a gestão de pessoas. A história da gerencia de recursos humanos, teve grande avanço, conforme destaca França (2011, p. 33), onde percebeu que programas de desenvolvimento pessoal e de planos de carreira estavam ligados ao recrutamento interno, e que o mesmo deve ser baseado em critérios, sendo estes; pesquisa sobre interesses dos funcionários, banco de dados do pessoal, entre outras informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (356.2 Kb)   docx (125.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com