TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS E DEPARTAMENTO PESSOAL

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Curso de Gestão de Recursos Humanos[pic 2]

NOME

RA

DESAFIO PROFISSIONAL

Porto Alegre  – RS

Março / 2015

 

NOME[pic 3]

DESAFIO PROFISSIONAL

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal, no Curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera, turma TRHW_A2EAD440_NR, sob a orientação da Prof.(a) Cristiane Mattioni.

Porto Alegre – RS

Março/2015

 [pic 4]

SUMÁRIO

   

INTRODUÇÃO ...........................................................................................................

CONSIDERAÇÕES INICIAIS         

DIAGNÓSTICO ..........................................................................................................

PLANO DE AÇÃO         

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXO ........................................................................................................................


[pic 5]

INTRODUÇÃO

Este Desafio Profissional tem por objetivo simular a prática de Gestão de Pessoas e Departamento de Pessoal, sendo assim, eu Lucas Luz serei hipoteticamente, o consultor de Recursos Humanos que acaba de conquistar mais um cliente, a SUPERSOFT LTDA, sendo ela uma empresa familiar, do segmento de informática fundada há cinco anos pelos irmãos: Agenor Randsoft e Leonora Randsoft Bartiro.        


[pic 6]

CONSIDERAÇÕES INICIAIS


A SUPERSOFT desenvolve aplicativos para controle de estoque de pequenos supermercados, conta com seis funcionários e situa-se em São Paulo, capital.
Após a assinatura do contrato de prestação de serviços a senhora Leonora, uma das sócias me encaminhou um dossiê com os dados da empresa, onde continha: um organograma da empresa, fichas com dados dos funcionários, perfis comportamentais e definições do negócio da empresa. Com isso eu tinha em mãos o necessário para começar à por em prática meus conhecimentos de Gestor em Recursos Humanos.
Assim consegui visualizar a verdadeira situação em que a empresa se encontrava, pois atualmente a empresa possui 8 clientes na capital e 15 no interior, e que ultimamente vem passando por muitos problemas como a queda de faturamento mensal por exemplo, além da perda de clientes e um considerado desestimulo e insatisfação dos funcionários. Com isso pude perceber que a SUPERSOFT, sem dúvida precisava contratar um Gestor em Recursos humanos e que eu poderia contribuir muito para o desenvolvimento da empresa. 

        


 [pic 7]

DIAGNÓSTICO

Após a assinatura do contrato de prestação de serviços, fui apresentado aos colaboradores pela  senhora Leonora como Consultor em Recursos Humanos. Após a apresentação, me coloquei a disposição para atendê-los da melhor maneira possível. Dias depois, após ler atentamente o dossiê que a senhora Leonora me passou, procurei me socializar com os colaboradores buscando o diálogo informal comecei a fazer anotações necessárias para  ter a real situação que se encontrava a empresa. Inicialmente percebi que os colaboradores estavam descontentes com a forma que lhes eram passados as tarefas a serem cumpridas, pois existia distância entre a diretoria e seus colaboradores, causando certo desconforto entre os mesmos. Percebi que alguns reclamavam da falta de um refeitório adequado, pois passavam o dia na empresa e não tinham onde fazer suas refeições de forma tranqüila já que o horário das refeições era o único momento de descontração. Além de, estarem insatisfeitos com seus salários pedindo-me que analisasse uma forma de melhorar seus rendimentos. Também constatei que na empresa não havia uma boa distribuição das dependências além da falta de móveis ergonômicos podendo trazer assim sérios riscos à saúde de seus colaboradores.


PLANO DE AÇÃO

Após a constatação destes problemas, busquei soluções para tais, como por exemplo, que a empresa se aproximasse de seus colaboradores promovendo reuniões semanais para chegarem a soluções concretas referente a  melhoria  para o desenvolvimento da empresa, outra sugestão foi que o colaborador Leonardo, que é Desenvolvedor de Sistemas utilizasse softwares de mensagens instantâneas para facilitar a comunicação da empresa em uma forma única. Em relação ao refeitório sugeri que se utilizasse a sala que é utilizada como arquivo, que não será necessária grandes modificações, apenas a instalação de uma pia, a aquisição de uma geladeira e um forno de micro ondas como solicitado pelos colaboradores. Com relação à questão salarial, me reuni com a senhora Leonora e lhe demonstrei que seria um bom começo, se a empresa oferecesse para os colaboradores um bom plano de saúde, agregando valores assim em seus salários. Na questão dependências da empresa percebi que com algumas mudanças seria possível melhorar totalmente o ambiente, pois cada colaborador ficava em uma sala individual,deixando de trabalhar em conjunto. Além do que os móveis utilizados pelos colaboradores não tinham uma ergonomia adequada trazendo muito desconforto, e podendo trazer algum prejuízo na saúde, já que pelas funções que exercem passam maior parte do tempo sentados. Este problema com certeza é o mais oneroso para a empresa, pois seria necessária a aquisição de móveis novos ou pelo menos realizar adaptações nos existentes como, por exemplo, um encosto para as mãos no caso de quem utiliza o computador, encosto para os pés, e cadeiras mais confortáveis, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com