TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento de Pessoas e Treinamento

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2. ART’Samsung................................................................................................4

3. Desenvolvimento de Pessoas e Treinamento.....................................................4

3.1. Levantamentos das necessidades de Treinamento..............................................5

3.1.1. Planejamento de programa de Treinamento......................................................5

3.1.1.1. Características da Implementação do Treinamento........................................5

4. Avaliação de Treinamento........................................................................................6

5. Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho......................................................6

6. Gestão do Conhecimento .......................................................................................6

6.1. Compartilhamentos de experiências....................................................................7

7.CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS.........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo geral capacitar o aluno no desenvolvimento de programas de desenvolvimento de pessoas a fim de que possam ser aplicáveis nas organizações em que estão inseridos. A resolução do trabalho foi feito em cima da empresa pesquisada Samsung.

Para Lee Byung-chul: Destaca os seguintes: preparar o pessoal para a execução de tarefas, através da transmissão de informações e desenvolvimento de habilidades; proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal; mudar atitudes, visando criar um clima satisfatório entre os trabalhadores, motivá-los e torná-los mais receptivos às técnicas de supervisão e gerência.

O objetivo do trabalho é proporcionar ao aluno uma visão abrangente e prática sobre os programas de desenvolvimento de pessoas aplicáveis nas organizações, através da realização de um diagnóstico, consolidando os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.

Para Lee Byung-chul destaca os seguintes: preparar o pessoal para a execução de tarefas, através da transmissão de informações e desenvolvimento de habilidades; proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal; mudar atitudes, visando criar um clima satisfatório entre os trabalhadores, motivá-los e torná-los mais receptivos às técnicas de supervisão e gerência.

[pic 14]

2. Art´Samsung

Ramo de Atividade: Indústria Telefonia, Tecnologia

Total de funcionários: 200

        ART’Samsung

A Samsung foi fundada por Lee Byung-chul em 1938 como uma companhia de troca. Por três décadas, o grupo se diversificou em áreas como processamento de comida, têxtil, seguros, segurança e varejo. A Samsung entrou na indústria eletrônica nos anos 1960 e na construção, inclusive de navios, por volta dos anos 1970; essas áreas liderariam o crescimento subsequente. Após a morte de Lee em 1987, Samsung foi separada em quatro grupos de negócios: Samsung Group, Shinsegae Group, CJ Group e Hansol Group. Desde os anos 1990, a Samsung globalizou cada vez mais suas atividades, e eletrônicos, principalmente celulares e semicondutores, se tornaram a principal fonte de renda.

3.  Desenvolvimento de Pessoas e Treinamento

O desenvolvimento deve ter o principal objetivo de promover as pessoas naquilo que se sentem mais propensas a fazer, crescendo e tornando-se mais fortes individualmente. Sendo assim, os programas de desenvolvimento de pessoal devem permitir a atualização do potencial intrínseco de cada participante, mudando a intenção de ação para ações efetivas e comportamentos objetivos (BERGAMINI, 1990).

A Samsung possui programa de treinamento que atende a empresa principalmente na área produtiva, devido às características dos produtos e que requerem conhecimento e habilidades especificas, tais como:

Conhecimento de todo o material, leitura de projetos, conhecimento em metrologias (medidas), conhecimento em desenhos técnicos, habilidade na operação de máquinas e montagem do produto, zelo com a qualidade de ter, sobretudo uma boa comunicação em relação com ambiente interno e externo para que o cliente perceba credibilidade e confiança na mão de obra produtiva e na própria empresa.

3.1 Levantamentos das necessidades de Treinamento

Todos os colaboradores passam por processo de levantamento de treinamento, principalmente os que atuam na venda, fabricação e montagem. Os treinamentos são específicos para cada área de atuação.

3.1.1 Planejamento do programa de Treinamento

O planejamento é feito para substituição, nova contratação por aumento de quadro ou para se adequar a novos produtos. Os que atuam na administração normalmente são recrutados com base nas necessidades e de acordo com o currículo. Havendo necessidade decorrente de alteração de legislação programa-se treinamento especifico em entidades especializadas.

3.1.1.1 Características da Implementação do Treinamento

Os treinamentos mais utilizados são realizados em oficinas especificas e práticas na realização de um projeto real e acompanhado por um supervisor para que não haja perda de produto e desperdício de material. Na pratica são abordadas atividades como: Leitura e interpretação de desenhos, uso correto de equipamentos de segurança EPI´s, uso seguro das máquinas e ferramentas, cuidados com o manuseio de matéria-prima e produtos semiacabados e acabados e comportamento no cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com