TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.306 Palavras (14 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO  

Etapa 1--------------------------------------------------------------------------------------------------- 3

Etapa 2--------------------------------------------------------------------------------------------------

Etapa 3-------------------------------------------------------------------------------------------------   7

Etapa 4-------------------------------------------------------------------------------------------------- 10


  1. DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS

Um projeto é um empreendimento que se caracteriza por ser evento temporário para ter um objetivo único e bem definido. A metodologia de trabalho é essencial para se realizar um projeto que ocorra dentro de padrões previsíveis, defini-se metodologia de processos, documentos e regras para desenvolvimento do trabalho e para que um bom trabalho seja desenvolvido é necessário que um conjunto de regras seja pré-estabelecidas pela própria empresa, o autor enfatiza também a importância de formalizar os objetivos, intermediários e finais do projeto.

Um projeto conta com bases indispensáveis em sua realização, que são os indicativos de realização e condução de um projeto, nisso é possível identificar vários tópicos, por exemplo,  atrasos em entregas. Nos projetos, também existe os riscos, que são eventos que podem alterar os projetos pra o bem ou para o mal, depende de cada situação. Escopo de um projeto é o conjunto de ações usadas para atingir o objetivo do projeto.

Enfim, definimos projetos como empreendimentos independentes que têm propósito e objetivos específicos e para isso são estabelecidos começo e fim, onde se apresenta um resultado único com administração e recursos próprios.

  1. EMPRESA QUE RECEBERÁ O PROJETO

A empresa escolhida para realização do trabalho, foi uma empresado ramo de comercialização de produtos farmacêuticos.

Sua razão social é Drogaria Dom Pedro de Campinas, localizada na Av.Francisco de Paula Oliveira Nazareth, 418,  Parque Industrial, Campinas – SP, encontra-se enquadrada no regime fiscal de lucro presumido, inscrita no CNPJ 04.796.409/0001-17 e Inscrição Estadual 244.898.069.116.

Atualmente essa empresa conta com dezesseis funcionários, divididos em várias funções. Como a empresa atua na área farmacêutica, há várias exigências de seu órgão fiscalizador, na área sanitária, Por isso é obrigatória a presença em horário integral de um responsável técnico, graduado em curso de farmacologia, ou seja, farmacêutico. Como o horário de funcionamento é de quinze horas diárias, o horário é divido em dois turnos, contando com dois profissionais da área e mais um profissional que cobre as folgas, contando também com vendedores, caixas, compradores e ainda um gerente geral e um supervisor.

Comercializando produtos como medicamentos, artigos de higiene, perfumaria e cosméticos, atualmente a drogaria está bem colocada no mercado, uma vez que faz parte de uma rede que credencia farmácias e drogarias, essa rede de franquias foi criada por seu próprio gestor e sócio-proprietário Roberto Moret, afim de tornar a marca mais visível, o que lhe rendeu bons frutos.

Entre outros, a drogaria oferece serviço de delivery, além de contar com prestação farmacêutica, como aferição de pressão arterial, aplicação de medicamentos injetáveis, exames de glicemia, etc.

O departamento de compras , conta com funcionários habilitados em compras de medicamentos e produtos relacionados à higiene , perfumaria e cosméticos.

O gerente geral, controla todas as áreas e gerencia toda parte comercial e operacional se reportando ao supervisor. Esse por sua vez, é o responsável por determinar metas a serem cumpridas e também é o responsável pelos relatórios financeiros.

Por comercializar produtos de ordem farmacêutica, o estabelecimento está sujeito às leis, que cujos cumprimentos são fiscalizados por vários órgãos como, a ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária) e CRF (Conselho Regional de Farmácia). Esses dois órgãos são os principais fiscalizadores do estabelecimento farmacêutico, justamente por comercializar produtos como medicamentos.

Os medicamentos são classificados por serem ou não liberados de prescrição médica e é exatamente esse um dos focos da ANVISA, pois existem medicamentos que só podem ser dispensados através de retenção de receita médica, mas não é somente esse detalhe, é preciso também atentar-se a data, legitimidade de CRM que é o credenciamento do profissional de medicina ao Conselho Regional de Medicina e outros detalhes.

A parte operacional da empresa, conta com todos os demais funcionários, contando atualmente com um sistema de software ultrapassado, que realmente não acompanhou as atualizações de tecnologia, deixando o atendimento a seus clientes um tanto quanto defasado.

  1. ESCOPO DE UM PROJETO

Um projeto, é um empreendimento que se caracteriza  por ser evento temporário e ter um objetivo único e bem definido.

Para se realizado, um projeto necessita de metodologia de trabalho para que ocorra dentro de padrões previsíveis. Define-se metodologia como conjunto de processos, documentos e regras para desenvolvimento do trabalho. Para se desenvolver um bom trabalho é necessário que haja um conjunto de regras de trabalho, já pré-estabelecidas ou criadas pela própria empresa, o autor ainda enfatiza que é importante formalizar os objetivos, intermediários e finais do projeto.

Um projeto conta com bases indispensáveis em sua realização como os marcos, que são os indicativos de realização e condução do projeto e é através do marco que podemos visualizaras ocorrências, por exemplo, de atrasos em entregas. Os projetos também contam com um cronograma que é definido como sequência de datas de execução das tarefas necessárias para realização das atividades.

Nos projetos também contamos com os riscos, que o autor denomina como eventos que podem alterar os projetos, tanto para melhor quanto para pior, pois tudo depende da situação em que ocorrem. Nos projetos é comum encontrar os escopos que são as ações para se atingir os objetivos do projeto.

Estamos falando da definição detalhada de todas as atividades necessárias que irão integrar o projeto contratado. Então faz se necessário listar todas as restrições que devem ser obedecidas, bem como as premissas que necessariamente precisam ser assumidas para que o projeto possa ser concluído.

Concluí-se, então que escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de um projeto. O escopo irá definir todo o trabalho que tem de ser desenvolvido, desde a definição das atividades e seu sequenciamento, passando pelos custos associados e os recursos necessários  para desenvolver um projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (188.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com