TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................5

        Empreendedorismo e Plano de Negócios.......................................................5

        Gestão de Projetos..........................................................................................8

        Administração da Produção e Logística.........................................................12

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................13

4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................14


  1. INTRODUÇÃO

Os avanços e inovações na gestão empresarial traz uma nova linguagem para as empresas que visam um lugar no mercado competitivo. A busca por novos modelos, instrumentos e arranjos organizacionais é essencial para garantirmos a consolidação do existente e a evolução para uma liderança brasileira em inovação.

Inserido neste contexto, inovar determinante para a competitividade das empresas e das nações em um mundo cada vez mais globalizado, alinhar os esforços e criar sinergia em torno de inovações que gerem riqueza e competitividade para organização, incluindo uma visão estratégica integradora para o desenvolvimento, a produção e a comercialização de novos bens e serviços para a sociedade.

Para demonstrar este cenário de utilizou-se como pesquisa duas empresas do setor varejista calçadista na cidade de Guanambi-Ba, ambas empresas estão em ascensão porem necessitam destacar-se ainda mais em suas potencialidades. Este segmento vive em constante transformação decorrente as inovações de seus produtos, contudo conquistar e fidelizar o cliente em meio a concorrência não é uma tarefa fácil.

A dinâmica da inovação sempre será determinada pela questão da competitividade para entendimento da motivação das empresas brasileiras qualquer que seja o sentido da demanda e da oportunidade. Nota-se, portanto, a importância do mercado e sua demanda como fator propulsor de inovações.


  1. DESENVOLVIMENTO

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Evoluir e adaptar-se são premissa do desenvolvimento das empresas que desejam ter criatividade e um alto nível de energia para encarar um novo mercado. O empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideia simples e mal estruturada em algo concreto e bem sucedido no mercado.

A empresa Raio Luz Calçados, está instalada na cidade de Guanambi, na Av. Barão do Rio Branco, nº 146 no Centro, atua no ramo varejista de calçados há mais de 10 anos, o proprietário e gerente da loja Sr. Artur Sergio está no comando da gestão desde sua fundação, possuem 15 funcionários, distribuídos em todas as áreas da empresa.

Já a empresa Império dos Calçados, iniciou-se as atividades há 5 anos, situada na Av. Barão do Rio Brando nº 345 no Centro da cidade, atua também no ramo varejista de calcados, onde o é gerenciada pelo Sr. André Cardoso, possuem 12 funcionários.

Segundo Chiavenato (2007), na verdade, o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal transforma ideias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade. Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideia simples e mal estruturada em algo concreto e bem sucedido no mercado.

Dornelas (2005) fala que quando se compara o papel e função do administrador com o do empreendedor se ver muita semelhança entre eles, isto é, o empreendedor é um administrador mais com alguns pontos convergentes em relação á média dos gerentes ou executivos, pois os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes comuns. Ressaltando que, mesmo com a linha de raciocínio que os diferenciam, cada um tem o seu valor, e são fundamentais dentro do processo da empresa, possuem habilidades que são essenciais na gestão estratégica do negócio.

Por sua vez, o Sr. Artur Sergio caracterizou-se como um empreendedor nato, iniciou seu empreendimento com apenas uma loja de concerto de sapatos, um sapateiro assim como seu pai, com o passar do tempo ele decidiu investir em uma loja pequena, e com o passar dos ano, foi evoluindo e aprimorando a loja. Porém, ainda resiste em algumas práticas modernas e práticas atuais de gestão para obter ainda mais resultados.

Já a loja Império dos Calçados, é gerida por Sr. André Cardoso, recém formado em Administração em uma faculdade local, na verdade a empresa já existia com outro nome quando ele assumiu a liderança da mesma. Mas já ia fechar, quando ele decidiu inovar, buscar novas estruturas de mercados que pudessem atender sua clientela, com diversidade de produtos e qualidade de atendimento. O mesmo reconhece que ainda falta muito para ser uma gestão eficiente e está disposto a conhecer e aprender novos planos de gestão mais competente.

Com a análise de mercado pode-se conhecer profundamente o ambiente onde o seu produto ou serviço está inserido. A análise de mercado permite o entendimento do mercado da empresa, dos seus clientes, dos concorrentes e quanto à organização conhece, baseando-se em dados e informações coletadas, do mercado consumidor que atua frequentemente.

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão bastante difundida no meio empresarial para o estudo do ambiente interno e externo da empresa através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta. Apesar de parecer simples, esse método se mostra bastante eficaz na identificação dos fatores que influenciam no funcionamento da organização fornecendo informações bastante úteis no processo de planejamento estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (298 Kb)   docx (133.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com