TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  4/4/2016  •  Dissertação  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Alex Fernando Alves de Oliveira

Este trabalho foi requisitado na disciplina

Administração do Prof. João Luiz de S. Lima.

Vitória da Conquista – Ba

Junho – 2015

INTRODUÇÃO

Realizar a Gestão de Recursos Humanos nem sempre foi uma preocupação das empresas, porém as evoluções históricas e a necessidade de crescimento abriu caminho para um profissional que se responsabilizasse por este trabalho.

As características do trabalho desse gestor e o seu perfil sofreu muitas alterações com o decorrer do tempo. Mas quais são as suas responsabilidades? Quais foram às mudanças que ocorreram nas evoluções históricas das organizações? Como se espera que seja o perfil do profissional da Gestão de Recursos Humanos?

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Contexto histórico

Por volta do século XIX o mundo vivia um senário de significativas mudanças, desde culturais e principalmente organizacionais.

Foi em meados deste mesmo século em que a gestão de pessoas foi observada mais objetivamente. Foi observando que Frederick W. Taylor (1856 – 1915), concluiu que os operários produziam menos de que poderiam, começando então buscar maneiras de simplificar movimentos buscando a relação de tempo e consequentemente aumentado à produção.

Ao se descobrir o quanto o fator humano na empresa proporciona uma relação harmônica entre capital trabalhado, criou-se espaço para que os teóricos da administração enxergassem o quão importante seria ter uma mão de obra especializada e ter um espaço na empresa que pudesse descobrir o perfil adequado para cada atividade a ser desenvolvida, surgindo assim o setor de Recursos Humanos (RH).

Podemos por assim dizer que a área do RH teve seu marco zero na década de 30. Até então não havia um departamento com tais tarefas, contavam apenas com o Livro de escrita de Pessoal, onde era registrado o empregado selecionado, livro esse facilmente fraudado. Nos anos 30 passou-se a usar documentos legais e surgiu a verdadeira legislação trabalhista, foi criado também o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Esse departamento pessoal era gerido pelos donos das empresas.

Na década de 40 precisamente em 1º de maio de 1943 foi decretada a lei nº 5452 que resultou na consolidação das leis trabalhistas. Concretizando assim os departamentos de pessoal nas empresas que cuidavam das rotinas trabalhistas, recrutamento, seleção, treinamento, admissão, demissão, folha de pagamento, etc.

O desenvolvimento das indústrias, principalmente no setor automobilístico, preocupados com a manutenção e desenvolvimento das empresas, substituiu o Chefe de Pessoal por Administrador de Pessoal e isso constituiu mudanças significativas na década de 50.

A década de 60 está relacionada com setor administrativo, estruturalista e comportamental do RH, sofrendo com o impacto econômico do final dos anos 50 na indústria nacional.

O controle trabalhista exigiam conhecimentos das leis, por essa razão até o final da década de 70 esse departamento era constituído por advogados ou baixareis em direito.

Esse modelo taylorista de organização começou a ruir a partir dos anos 70 e devido à recessão econômica e o reaparecimento do movimento operário. Os sindicatos dos trabalhadores ansiavam por melhores condições trabalhistas, como segurança, condições especiais de trabalho.

Nos anos 80 devido à postura dos trabalhadores no século anterior, novas práticas de RH foram exigidas. Foi nesse período que surgiram os primeiros cursos de administração de RH no Brasil. Até essa década as mudanças foram lentas porem importantes.

A partir da década de 90 todas as mudanças nesse ambiente foram mais velozes e intensas, ganhado um novo perfil onde as equipes de gestão de pessoas se tornaram dinâmicas, buscando compreender o ambiente inserto, bem como suas influências nos negócios, nesta atual era da informação de um mundo globalizado.

2.2 Fases evolutivas da administração do RH

O profissional do RH passa por cinco fases evolutivas em seu perfil, segundo pesquisa realizada em 1997 pela Professora Tose, Faculdade de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Essas fases possuíam as seguintes características:

  • Contábil (antes de 1930) – caracterizava-se pela preocupação com os custos;
  • Legal (1930 a 1940) – caracterizou-se pela preocupação em acompanhar e manter as leis trabalhistas criadas;
  • Tecnicista (1950 a 1965) – implementação do modelo americano de gestão pessoal, treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, segurança e higiene no trabalho, etc.;
  • Administrativa (1965 a 1985) – transferir os procedimentos burocráticos e operacionais para responsabilidades mais humanistas, indivíduos versos relações;
  • Estratégica (1985 a atual) – primeiras preocupações de longo prazo, por parte da empresa com seus trabalhadores. Surgindo o cargo organizacional de GRH (Gestor de Recursos Humanos).

2.3 Conhecimentos necessários ao profissional de GRH

As tarefas de um GRH variam muito de empresa para empresa, mais a sua principal função é promover a eficiência e eficácia dos trabalhadores. Cabe ao gestor proporcionar a eles crescimento e realização profissional bem como satisfação pessoal, afinal um trabalhador satisfeito é mais empenhado e motivado. Logo o grande desafio desse profissional é conciliar interesse da empresa com interesses dos seus funcionários.

Outras atividades também são responsabilidade do GRH, as mais comuns são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com