TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

ATIVIDADE 01

01. Conceitue o trabalho do gestor e gestão de recursos humanos ;

O Gestor ou a gestão de Recursos Humanos é o profissional ou departamento responsável que coordena e desenvolve estratégias de atuação e também trabalho de uma empresa. Ele é responsável pelo bem estar da equipe, usando de habilidades e métodos, políticas, técnicas e praticas definidas com o objetivo de potencializar o capital humano, sendo o norte da dos colaboradores para o cumprimento de metas e objetivos da empresa

02. Faça uma análise e apresente a diferença das atividades do DEPARTAMENTO PESSOAL e do DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS;.

O Departamento pessoal é o órgão da empresa responsável por tarefas e  atividades especificas, como contratação do funcionário, pagamento de salário, férias, 13º, licença medica, organização de horários,, rescisão contratual, cuidando da parte burocrática da empresa com relação a pessoas.

Departamento de Recursos Humanos é o órgão onde o gestor usa de habilidades e  métodos, políticas e praticas definidas com o objetivo de administrar o comportamento humano. Tendo como tarefa a responsabilidade de recrutar e selecionar pessoas, avaliar desempenho, treinar e desenvolver pessoas entre outras funções. Recursos Humanos é o conjunto de funcionários ou colaboradores que ocupam a função de adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores das Empresas.

03. Quais as observações em relação ao perfil, atuação, responsabilidade do GESTOR DE DE RECURSOS HUMANOS

Hoje o gestor de recursos humanos tem que ser uma pessoas inovadora, criativa, conhecedor desse mercado atual,carismática,ter uma visão humana diferenciada, competente, ágil e altamente atualizado. Atuando dentro da  empresa como gestor, gerenciando funcionários, elaborando projetos e estratégias, distribuindo atividades e avaliando os colaboradores para o cumprimento de suas metas e objetivos, ou como consultor de uma empresa especializada em recursos humanos, prestando assessoria e captando e selecionando profissionais para a empresa que contrata seus serviços.Tendo como responsabilidade gerenciar e elaborar a manutenção de planos de cargos e salários acompanhando os programas de treinamento, administração salarial, folha de pagamento, benefícios registros , controle de serviços prestados por terceiros, administrar a rotina dos empregados, desenvolver atividades em equipe, oferecer treinamento e definir políticas e procedimentos de recursos humanos, responsabilidade essa que fica a cargo dos gestores, gerentes e supervisores organização que desenvolvem essa habilidade humana.

04. A Gestão de Pessoas varia em sua essência de uma organização para outra, de um ambiente para outro. Quais as observações, os motivos para essa realidade? Justifique;

A gestão de pessoas é um conjunto de políticas, normas, regulamentos, a maneira como a organização lida com os colaboradores, como ela vai aplicar essas políticas para o desenvolvimento humano da organização.Como ela pratica o recrutamento e seleção, esses métodos variam de acordo com a cultura organizacional da empresa. E como o mercado e pessoas estão em constantes evolução, surgem novas políticas, novos métodos, novas práticas, onde cada organização acaba desenvolvendo as suas próprias políticas de gestão de pessoas. Podemos afirmar que a gestão de pessoas é contingencial, variando de organização para organização conforme o ambiente onde são tratadas e aplicadas essas políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com