TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Por:   •  8/5/2017  •  Seminário  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO- UNISA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MARCOS ANTONIO CARDOSO DE ALMEIDA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PELA INSTITUIÇÃO SENAI-PÍ.

Teresina-Pí

2016

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO- UNISA

MARCOS ANTONIO CARDOSO DE ALMEIDA

4° MODULO EAD RA: 3629606

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PELA INSTITUIÇÃO SENAI-PÍ.

Projeto apresentado pelo aluno Marcos Antônio Cardoso de Almeida para a disciplina Projetos Integradores I 2016/4 do curso de Gestão de Recursos Humanos EAD, tendo como orientador a Prof. Samaria Souza do polo UNISA TERESINA.

Teresina

2016

DEDICATÓRIA

 Dedico as minhas filhas Ewillem, Ellen e Maria Eduarda, ao meu filho Marcos Emanuel aos quais sem eles não teria ânimo nem forças para seguir em frente, pois, eles são simplesmente a razão pelo qual ingressei nessa grande batalha, para que eles pudessem olhar para mim e me ter como espelho quando na verdade o inverso aconteceu, eles é que me serviram de espelho. Obrigada meus filhos, por mais esta realização. Dedico

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar a JESUS CRISTO, pois, sem ele não chegamos a lugar nenhum. Agradeço por ele ter me dado forças, determinação, coragem e principalmente saúde. A minha esposa Priscilla Sâmea que sempre me apoiou e esteve ao meu lado me dando animo e forças para prosseguir e aos meus filhos Ewillem, Ellen, Eduarda e Emanuel, pois todo esforço é valido sendo para eles.

RESUMO

Quando se fala em Gestão de Recursos Humanos (GDR), torna-se como referência a administração das pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis. Visto que esta área é fundamental para o sucesso de uma organização, pois ela é responsável pelo abastecimento, aplicação, manutenção, monitoramento, desenvolvimento de novos talentos, da gestão, orientação, treinamento das pessoas. Ou seja, a função envolve todo o processo de gestão, desde a entrada do funcionário até a sua saída. Esse setor procura por meio de suas ações integrarem e comprometer os colaboradores com os objetivos organizacionais, visando obter maior desempenho e, consequentemente, melhores resultados para a organização. Atualmente, devido às constantes mudanças econômicas, tecnológicas e sociais, é de fundamental importância que as organizações estejam voltadas para a gestão de recursos humanos, capacitando e desenvolvendo cada vez, mas as habilidades de seus colaboradores torna-se visível que o diferencial competitivo das organizações está nas pessoas nelas inseridas e em seus recursos disponíveis. De modo geral, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância do treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, não só para aumentar a produtividade e a rentabilidade, mas também como estratégia de manutenção e de desenvolvimento pessoal.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                         7
  2. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO                        8
  3. METODOLOGIA DE PESQUISA                                10
  4. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO                                         10
  5. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO                                11
  6. MODELO ORGANIZACIONAL                                        12
  7. CRONOGRAMA                                                        12
  8. CONCLUSÃO                                                        13
  9. REFERÊNCIAS                                                        13
  1. INTRODUÇÃO

As ações de treinamento e de desenvolvimento ocupam um dos papéis centrais no sistema de recursos humanos em contextos organizacionais, pois seus impactos são essenciais tanto para a interação indivíduo-trabalho que se traduzem em diferenças de desempenhos individuais e coletivos, quanto para relações entre a empresa e seus contextos, podendo garantir, ou não a sua produtividade e competitividade. Um programa de treinamento deve ser sempre um processo contínuo e dinâmico, objetivando promover a melhoria da atuação profissional e a satisfação pelo trabalho realizado. Em virtude de uma conjuntura corporativa exigente e dinâmica, cada vez mais as empresas buscam atitudes que possam ser tomadas a fim de instaurar e manter a constante capacitação das pessoas que realizam suas demandas, objetivando torná-las eficazes, eficientes e efetivas nas funções que desenvolvem, gerando assim, produtividade positiva. Quando essa capacitação é aplicada sobre tempo definido, por consequência, a empresa terá retorno positivo, posto que aplicando o treinamento e desenvolvimento de novas práticas desejadas pela organização, faz-se com que a equipe sinta-se integrada e interessada a participar de forma voluntária das propostas da organização.

Em se tratando de treinamento, este faz frente à capacidade do colaborador em executar as atividades previamente definidas pelos gestores; por outro lado, o desenvolvimento refere-se à tríade do conhecimento, habilidades e atitudes do funcionário, que, juntamente com seus valores éticos, o tornarão apto a desempenhar seu ofício da forma mais primorosa possível com nível ascendente de sofisticação. Algumas finalidades do Treinamento e Desenvolvimento numa corporação são a adequação das pessoas às culturas organizacionais, mudar atitudes que não agreguem valor algum, desenvolver competências, desenvolver adaptabilidade para lidar com a evolução e modernização da organização, preparar pessoas para possíveis remanejamentos e reduzir custos empresariais. Essas funcionalidades devem ser implantadas estrategicamente pelos gestores, visando evitar quaisquer pressões ou desgastes organizacionais sobre o trabalhador para algum cargo, sem que o mesmo possua a qualificação adequada. Para que situações como essa não ocorram, é essencial que o alto escalão gestor conheça sua força de trabalho interna, e tenha conhecimento, também, de que há diversos perfis de pessoas e elas aprendem de diversas maneiras diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com