TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.521 Palavras (19 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 19

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

GESTÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE PESSOAS 

GIOVANA DELANI TONIN (RA 409164)

JOYCE BASTOS BURGO (RA 435878)

MARILENE ROSA DOS SANTOS (RA 434483)

RICARDO BASTOS BURGOS (RA 435882)

LUCIENE ALVES DA SILVA (RA 8175759363)

KIVIA STEFANY DOS SANTOS (RA 409274)

GESTÃO DO CONHECIMENTO

TUTORAS A DISTANCIA

FABIANA BIAZETTO

PEDRO CARLOS DE CARVALHO

TUTORA PRESENCIAL

ELINETE BARBOSA

        

Cuiabá - MT

11/ 2014

GIOVANA DELANI TONIN (RA 409164)

JOYCE BASTOS BURGO (RA 435878)

MARILENE ROSA DOS SANTOS (RA 434483)

RICARDO BASTOS BURGOS (RA 435882)

LUCIENE ALVES DA SILVA (RA 8175759363)

KIVIA STEFANY DOS SANTOS (RA 409274)

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho apresentado à atividade prática de Técnicas de Recrutamento e Seleção aplicada aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade ANHANGUERA. 

Cuiabá - MT

11/ 2014


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        04

2. CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO..................................................05

3. MUDANÇAS E EFEITOS NAS ORGANIZAÇÕES.....................................................13

4

. RELATORIO............................................................................................................16

5. CONCLUSÃO...........................................................................................................18

6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................................19

1. INTRODUÇÃO

Vivemos em uma era onde é imprescindível a busca por conhecimentos. Hoje a informação assume importância crescente, e uma necessidade para qualquer setor de atividade humana. A cada momento nos deparamos com novos conceitos e nos surpreendermos com a velocidade que estão ocorrendo. A crescente intensidade da competitividade, e da complexidade, do mercado faz sentir a necessidade de obter melhores recursos do que os dos seus concorrentes.

Algumas evidências são então percebidas, entre as quais está a importância do conhecimento, como fator a ser gerenciado para se alcançar o diferencial competitivo.

Reconhecer a importância do conhecimento para a dinâmica organizacional não é novidade, tendo em vista que o mesmo já era reconhecido pelos filósofos da antiguidade. A diferença neste momento é a tentativa de criação de mecanismos que favoreçam a efetiva utilização do conhecimento individual e grupal como fator de diferenciação das organizações e, principalmente, na criação do conhecimento organizacional.

Como respostam as mudanças, novas formas de gestão têm sido discutidas como alternativa ao modelo tradicional, uma destas formas é o modelo de gestão baseado no conhecimento, caracterizando por um modo diferente de perceber e pensar as organizações.

2. CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Pessoas são dotadas de conhecimento durante toda sua vida, conhecimento este de suas experiências vividas, opiniões e crenças, ou simplesmente conhecimento tácito, aquele que é próprio de cada um, incapaz de ser compreendido por outra pessoa por mais que tenha passado pela mesma situação, pois cada ser humano tem uma forma diferente de receber o novo em sua vida, de interpreta-lo e principalmente de dividir essa experiência com outra pessoa, pois é algo intimo e difícil de ser explicado e compreendido e mesmo vindo a serem explicados os outros não conseguem interpretar da mesma forma de quem viveu. Por outro lado existe aquele tipo de conhecimento facilmente partilhado e percebido, aquele notável diante de todos, que é capaz de ser interpretado igualmente por todos e até mesmo fácil de ser formalizado em textos, desenhos, diagrama, para acesso de todos. Por mais diferentes que venham a ser, não somos capazes de viver com apenas um tipo de conhecimento, apenas com o tácito e sem o explicito ou vice-versa, pois os dois se completam e desencadeiam uma construção sem fim dentro de cada individuo. Porém o conhecimento é facilmente comparado com a informação que embora sejam parecidos são diferentes, pois o conhecimento ao contrario da informação é sobre compromissos crenças, ele é uma função de uma determinada instancia, perspectiva ou intenção, conhecimento é ação é aquilo que se vive e é sempre para algum fim, e por fim pra mostrar quão similar é tanto o conhecimento quanto a informação é sobre significados, são específicos ao contexto e relação.

A partir daí é possível perceber a importância e o quanto o conhecimento novo vem predominando nas empresas de sucesso, pois na era industrial as empresas investiam em mão de obra econômica e produtividade como fatores principais de um negocio, hoje já é percebível que somente isto não é o suficiente é necessário e indispensável à busca e o compartilhamento do conhecimento dentro da organização, que por sua vez não adquire conhecimento sem indivíduos, essas ao apoiam e proporcionam contextos para que esses indivíduos então criem conhecimento que ao realizar certa atividade adquire o conhecimento tácito referente àquilo que esta realizando e diante de suas experiências anteriores busca alternativas que facilitem e até desenvolva uma forma melhor de realiza-la que mais tarde ao compartilhar seu conhecimento tácito com os demais colegas acaba se tornando então explicito permitindo que cada um crie então uma perspectiva diferente daquilo que foi exposto que consequentemente trará novamente novas percepções contribuindo para o crescimento do conhecimento dentro das organizações.

Ao contribuir então o colaborador com seus conhecimentos para suas atividades trazendo então formas mais eficientes e notáveis diante de todos é importante que este seja estimulado e valorizado, pois tendo uma vez notado que foi valorizado diante dos colegas esforça-se pra adquirir cada vez mais conhecimento e compartilha-lo com os demais da equipe e organização, com isso desperta nos demais a competitividade estimulando-os a procurar novas alternativas e soluções. Outro fator importante é que a empresa disponha também de conhecimento para seus colaboradores, tanto do dia a dia quanto do histórico da empresa como tudo começou, pois isto faz com que o colaborador se sinta mais próximo da organização trazendo a ele uma realidade diferenciada, pois mostra que ele não é mais um que entra para trabalhar, cumpre suas atividades normalmente, sem mais novidades e volta para casa no final do dia sem mais a acrescentar. Mostra o porquê ele esta ali o compromisso da organização com a sociedade e seus funcionários e o que a empresa espera de cada um. Não esquecendo também de mostrar a importância do trabalho em equipe, a troca de conhecimentos conectando assim a organização com seus colaboradores e também um com o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (534 Kb)   docx (268.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com