TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO PROJETO PROFISSIONAL FICAZ

Por:   •  28/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA

ARTIGO: GERENCIAMENTO FICAZ DO ESCOPO DO PROJETO

Araucária

2017

FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA

Jaqueline Muniz Paes

Ketrirrine Mares

ARTIGO: GERENCIAMENTO FICAZ DO ESCOPO DO PROJETO

[pic 1]

        

Araucária

2017

Análise do artigo: Gerenciamento Ficaz do Escopo do Projeto

Temas abordados em sala de aula:

Com a alteração de um escopo já iniciado os trabalhos, gera uma consequência drástica, afetando assim o tempo de projeto e nos custos. Exemplo: Construção de uma casa, no escopo deste projeto, temos um cronograma de 90 dias para construir um sobrado de 120 metros com 5 trabalhadores, no valor de 300 mil reias o projeto.

Até o quinquagésimo quinto dia o cronograma esta sendo executado normalmente, mas o cliente da obra pediu que incluísse uma piscina no projeto, dificultando assim a finalização da obra. Com esta alteração todo o projeto devera ser analisado novamente para ver se esta alteração não vai contar dizer também com autorização da licença imposta pela prefeitura para a construção de residência. Neste caso se houver interferência externa por conta da alteração do escopo o prejuízo é grande tanto nos custos e no cronograma.

Para a realização de um escopo completo e detalhado é de suma importância à fase de coleta de requisitos do projeto, nele é relatado tudo que precisa e o desejo do cliente que deve ser satisfeito no projeto. Exemplo: cor da parede, medidas do quarto, cor do azulejo. Essa especificação de requisitos faz com que o escopo do projeto esteja completo, evitando assim a alteração no escopo como mencionado anteriormente.

Após a fase de iniciação do projeto deve verificar se nenhum trabalho fora do escopo seja realizado, consultar se qualquer atividade dentro do escopo esta sendo feita de maneira errado, acarretando assim o retrabalho, atrasando no cronograma e conseguintemente alteração nos custos.

Temas não abordados em sala de aula:

Um dos temas abordados no artigo é a utilização do PMO, o autor cita que implantou essa ferramenta para gerenciar projetos em uma empresa o qual foi contratado para prestar serviços, onde a equipe conseguiu trabalhar o projeto com sucesso. O PMO (Project Management Office) é o departamento responsável por definir e manter os padrões de gerenciamento de projetos na empresa, a fim de otimizar o controle e a execução de propostas da organização como um todo ou de uma área específica. Hoje, mais do que nunca, os executivos já entendem o verdadeiro valor do PMO, sendo que os que ainda não o implementaram, têm essa missão como prioridade dentro de um curto espaço de tempo.

Um assunto citado no artigo é sobre o TAP (Termo de abertura do projeto), onde o autor cita o passo a passo para a iniciação de um projeto, e o TAP é o ultimo tópico a ser tratado. O TAP é o documento que autoriza formalmente o inicio do projeto. Ele concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.        

Outro assunto abordado no artigo o autor cita que o projeto deve ser gerenciado por um gerente Sênior, onde a sua função é remover os obstáculos que poderiam ter impactos negativos sobre a equipe do projeto e sobre as entregas (resultados), esse assunto não foi comentado em sala de aula pelo professor, não tínhamos conhecimento que o projeto deve ser gerenciado por um Gerente Sênior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com