TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

Por:   •  23/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.077 Palavras (13 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

SUMÁRIO        2

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL        4

2.2 LEVANTAMENTO SOBRE A NECESSIDADE DE TREINAMENTO        5

2.3 PLANEJAMENTO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO        5

2.4 TIPOS DE TREINAMENTO UTILIZADO        6

2.5 PROGRAMA DE SEGURANÇA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO        6

2.6 ANÁLISE DE CARGOS        7

2.6.1 Cargo 1:        8

2.6.2 Cargo 2        8

2.6.3 Cargo 3        9

2.7 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL        9

2.8 LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS        11

3 CONCLUSÃO        13

 REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

A finalidade deste estudo de caso é obter um diagnóstico organizacional na empresa optada, caracterizando o mercado em que está inserida, quais os métodos utilizados para o planejamento do Treinamento e Desenvolvimento, quais são os programas de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no trabalho, além de realizar uma análise dos cargos importantes para a empresa.

O restaurante Feijão de Ouro teve o princípio na década de 90, inicialmente as refeições eram feitas na casa da Sra. Aparecida, uma senhora que sempre gostou de cozinhar. Após um ano, o negócio expandiu, sendo necessário mudar as instalações para um imóvel comercial. Em meados dos anos 2000, um filho da Sra. Aparecida, acreditando no potencial da área, injetou capital na empresa da mãe e assim adquiriu a posição de sócio, passando a gerenciar a empresa na área comercial, administrativa e financeira, ficando sua mãe na área de produção.

Empresa Restaurante Feijão de Ouro está localizada em Londrina-PR e atualmente conta com 2 lojas.

A primeira loja foi inaugurada em 2002, sobre comando do seu fundador, posteriormente, em 2010 colocada a venda e então seu atual proprietário foi quem fundou a segunda loja, no ano de 2013.

Ramo de atividade: Alimentício. Estabelecimento onde são preparadas e servidas refeições, sobremesas, sucos e refrigerantes.

Estrutura da Empresa: O Restaurante Feijão de Ouro atua em Londrina e região através do fornecimento de marmitas para empresas e até mesmo instituições governamentais através de licitação.

Missão: Oferecer uma alimentação saudável e saborosa, valorizando o aspecto nutritivo e o sabor, sempre aliada a uma correta técnica de elaboração.

Visão: Ser referência dentro do ramo, mantendo sempre um bom atendimento ao cliente, colaboradores e fornecedores.

Valores: Ambiente familiar, proporcionando sempre conforto no atendimento, serviço prático e rápido e prático.

A empresa é composta 25 funcionários, incluindo ai o diretor que atua como Administrador das duas unidades.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL

O diagnóstico organizacional dentro de uma empresa é de extrema importância, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pois através do diagnóstico podem ser encontradas falhas, podendo assim ser elaborado um plano para melhoria, reduzindo assim as falhas organizacionais.

Para Grocco e Guttman (2005), o diagnóstico organizacional busca identificar eventuais falhas de gestão nas organizações, dando subsídios para que a organização tenha conhecimento de quais são os melhores procedimentos que devem ser aplicados na tentativa de solução dos problemas.

O Restaurante Feijão de Ouro reconhece a necessidade de investimento na área de recursos humanos, principalmente na capacitação e valorização dos empregados, por isso procura profissionais que possuam qualificação mínima na área em qual atuará. Devido a grande concorrência no mercado, o restaurante sofre com o alto percentual de turnover, principalmente nos cargos operacionais, como cozinheira e auxiliar de cozinha.

Como forma de tentar minimizar este percentual o restaurante tenta, através dos benefícios, incentivar seus colaboradores a melhorar na questão da assiduidade e redução do número de faltas, fornecendo uma cesta básica para os que não tiverem falta durante o mês.

Um dos pontos fortes do restaurante em questão é o ponto privilegiado é que uma de suas filias está estabelecida, dentro de um Shopping de médio porte na cidade. O ponto fraco é a falta de funcionários capacitados e a necessidade de maior quantidade destes funcionários.

Segundo KOTLER (2000), o diagnóstico organizacional também visa identificar os principais pontos fortes e fracos da empresa para conduzir o processo de planejamento, pois é a partir desse diagnóstico que se saberá quais os recursos a empresa poderá utilizar e também quais são os pontos vulneráveis no momento de se determinar as estratégias da empresa.

Em termos de investimentos de capital, o restaurante não investiu em inovações tecnológicas e organizacionais, exceto na ampliação de suas instalações físicas.

  1. LEVANTAMENTO SOBRE A NECESSIDADE DE TREINAMENTO

O diagnóstico para o Levantamento sobre a necessidade de treinamento é feito a partir de informações, fornecidas pelos gestores de cada área, que resultam na necessidade de um treinamento.

Desenvolvimento é a capacidade de aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos e modificar atitudes e comportamentos. E uma aptidão permite uma formidável ampliação da competência profissional de cada pessoa. A aptidão para o desenvolvimento pode e deve ser incrementada para o proveito de ambas as partes: pessoas e empresa. O treinamento faz parte do desenvolvimento das pessoas. Em outras palavras, o treinamento é um aspecto específico do desenvolvimento organizacional. (CHIAVENATO,2004, p.158)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (249.6 Kb)   docx (80.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com