TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO ESTRATÉGICA

Determine um modelo simplificado de Cadeia de Valor e explique porque ela deve ser analisada quando se está elaborando o Planejamento Estratégico da empresa.

A cadeia de valor deve ser analisada durante a elaboração do Planejamento Estratégico, pois é uma maneira de examinar todas as atividades que uma empresa desempenha, como se relaciona, buscando as vantagens competitivas e a agregação de valor.  Nesta etapa, podemos analisar os custos envolvidos de aquisição de matéria prima, componentes e serviços, analisar os processos logísticos, como será a operação, etc.

Exemplo simples de cadeia de valor:

[pic 1]

Porque o estabelecimento de processos que implementam a Gestão Estratégica nas empresas se faz cada vez mais necessário no mundo atual?

A Gestão Estratégica se faz cada vez mais necessária, pois no mundo atual a concorrência entre as empresas está cada vez maior e mais acirrada. A facilidade de compra de produtos e serviços está cada vez maior (internet como exemplo), sendo assim, a Gestão Estratégica vai mostrar quais os potenciais da empresa que devem ser maximizados e quais as fraquezas que devem ser verificadas. A gestão estratégica prepara a organização para mudanças de cenário macroeconômico ou de mercado, criando as condições para que ela possa responder rapidamente às novas demandas. Ela avalia o presente e projeta a atuação da empresa no futuro.

Elaboração do Planejamento Estratégico:  Análise do ambiente externo

4 elementos:  Cenários, Tendências, Oportunidades e Ameaças.

Cenários:  é a análise de dados diversos, captados do ambiente externo da empresa, que visa lidar as incertezas e projeta-las de formas diferentes para o futuro, criando possíveis maneiras de atuação. Os ambientes gerais a serem estudados pelos estrategistas compreendem o ambiente demográfico, o sociocultural, o político-jurídico, o tecnológico, o econômico e o global.

Tendências:  desencadeiam mudanças na competição, nos mercados, produtos e organizações.

Oportunidades:  São situações ou acontecimentos externos à organização que podem contribuir positivamente para o exercício da sua missão e o alcance de sua visão.

Ameaças:  São situações ou acontecimentos externos à organização que podem prejudicar o exercício de sua missão e o alcance de sua visão.

Explique do que se trata a Estratégia de Diferenciação (modelo de Porter)

Uma organização pode se distinguir de seus competidores diferenciando seus produtos/serviços ou diferenciando a maneira como os produtos/serviços são entregues aos clientes. A estratégia de diferenciação foca a atuação nos clientes da indústria como um todo, com produtos e serviços de alto valor agregado que geram vantagens estratégicas por meio da unicidade percebida pelo cliente.

Explique para que serve o modelo BSC quando implementado nas organizações

Auxilia na implementação das estratégias, alinha metas e objetivos propostos no planejamento estratégico em todos os níveis da organização.

Valores organizacionais

  • São princípios essenciais de orientação da organização.
  • São crenças básicas para a tomada de decisão.
  • Não se alteram em função de pressões externas.
  • Precisam ser coerentes com a cultura e história da organização.

Elaboração do Planejamento Estratégico:  Análise do ambiente interno

5 elementos:  Recursos, Capacidades, Competências organizacionais, Forças e fraquezas da organização e Comparação com a concorrência.

Recursos:  pode-se entender o conceito de recursos como as entradas no processo de produção da organização. Estes recursos podem ser tangíveis, como máquinas, equipamentos e matérias-primas, ou intangíveis, como a marca, patentes, a confiança por parte dos funcionários e a tradição no mercado.

Capacidades:  As capacidades de uma organização derivam das interações, ao longo do tempo, entre os recursos tangíveis e os intangíveis, e baseiam-se, essencialmente, nas informações e no conhecimento retido pelo capital humano da organização.

Competências organizacionais:  conjunto de habilidades ou tecnologias que a organização domina e que lhe serve de base para a geração de benefícios para os clientes.

Forças e fraquezas da organização (SWOT):  A força, ou ponto forte, é uma característica interna da organização que facilita o exercício de sua missão e o alcance de seus objetivos. A fraqueza, ou ponto fraco, é uma deficiência interna capaz de prejudicar o exercício da missão e o alcance dos objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com