TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL EM PEQUENAS EMPRESAS

Projeto de pesquisa: GESTÃO INDUSTRIAL EM PEQUENAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DA PRODUÇÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS

Samya Lúcia Oliveira dos Santos

RESUMO

Este artigo foi elaborado a partir de embasamentos teóricos que tratam do tema Gestão da produção em pequenas empresas. A Gestão da Produção é a atual responsável pelo avanço das boas técnicas produção, referindo-se a bens e serviços, é também umas das principais atividades das organizações, uma vez que, as diversas formas de estabelecer a produção, são as que vão também influenciar a competitividade no mercado.

Observa-se que existem dificuldades, assim como tem pontos que devem ser melhorados, devido à necessidade de desenvolvimento em alguns procedimentos envolvendo esse tipo de Gestão.

As pequenas empresas vivem em um mercado onde a competitividade é grande. E buscar a utilização de uma boa gestão da produção, é uma das principais formas de sair frente aos concorrentes. As estratégias de planejamento e controle da produção, que garantam qualidade é, sem dúvidas, um diferencial que pode ser alcançado por pequenas empresas.

Palavras-chaves: Produção; pequena empresa; planejamento.

1 INTRODUÇÃO

A gestão da produção é uma atividade que envolve diversos ramos das organizações, tais como comércio, serviços, e indústrias, atingindo os setores das mesmas através das funções da Gestão. A Gestão da produção planeja, concretiza as operações e faz o controle dos mais diversos processos.

As atividades de produção compõem a base do sistema econômico de uma organização, já que são elas as responsáveis pela transformação dos recursos de capital, material e humanos em bens e serviços de maior valor.

Segundo Slack (1996) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

As pequenas empresas vêm cada vez mais acompanhando às novas oportunidades do mercado atual, e em consequência vem buscando mais qualificação, para que sejam supridas as crescentes necessidades dos consumidores.

O crescimento acelerado e a ausência de planejamento no setor produtivo geram grandes problemas como gargalos da produção. As pequenas empresas, por mais bem administradas que sejam, estão sujeitas a gargalos ou restrições nos seus processos de produção, devido a fatores internos ou externos. Todo gargalo significa um obstáculo para maior produtividade, melhor eficiência, mais qualidade ou maiores lucros.

Nesse contexto é de suma importância, que as empresas saibam a melhor forma de identificar e estabelecer estratégias que visam à melhoria na produção. Assim o planejamento e controle se tornam indispensáveis para os resultados positivos dos processos, haja vista que a finalidade da junção de ambos é a garantia de alcançar a eficácia e eficiência nos processos da produção.

Conforme com Slack (2002), o propósito do planejamento e controle é garantir que os processos da produção ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços conforme requeridos pelos consumidores.

Sendo assim é de vital importância o uso da gestão da produção nas pequenas empresas, para a busca da competitividade no mercado, e garantir sua sobrevivência independente do seu porte.

2 AS PEQUENAS EMPRESAS E SUAS ESPECIFICIDADES

As pequenas empresas tem ganhado uma maior atenção nos últimos tempos. O que vem despertando interesse de estudiosos, que vem realizando analises, onde abordam o funcionamento em geral, suas dificuldades de gestão e os problemas de conseguir identificar os problemas que podem está vindo a causar essas dificuldades. Eles também procuram avaliar as especificidades e características dessas empresas, pois suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com