TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO PROJETO DE REMUNERAÇÃO

Por:   •  27/1/2016  •  Monografia  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

     

      CARINA ALVES

       MARLUS BELLES

                               PAULA LICA FUJINAGA

       RAFAEL GUERRA SABALLA

PROJETO DE CARGOS E SALÁRIOS

CURITIBA

 2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        SUMÁRIO DOS CARGOS        

3.        PROJETO CARGOS E SALÁRIOS        

1.1        Manual para avaliação de cargo        

1.2        Avaliação Comitê        

1.3        Ponderação dos Fatores        

1.4        Tabela de Conversão de Graus em Pontos        

1.5        Correlação: Ponto x Salário Empresa x Salário Mercado        

1.6        Gráfico: Salários x Pontos        

1.7        Equação de ajustamento Linear        

1.8        Amplitude de Pontos        

1.9        Estrutura Salarial        

1.10        Folha Pagamento        

1.11        Resultado da Pesquisa Salarial        

1.12        Relatório de Custo        

4.        CONCLUSÃO        


  1. INTRODUÇÃO

Todas as empresas têm algum plano estratégico para trilhar seu caminho ao sucesso, para isto acontecer depende do planejamento de metas e objetivos. Para planejar este caminho precisamos de pessoas capacitadas, criando a necessidade de se ter recursos humanos dentro da organização, para selecionar e recrutar bons funcionários. Para tornar um ambiente produtivo e lucrativo é necessário ter pessoas capacitadas e motivadas a realizar suas funções, com isso a gestão de recursos humanos tem de implementar um plano de cargos e salários, definindo uma política salarial eficaz, assim permitindo o crescimento profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos.

O plano de cargos e salários é muito importante para obter uma boa contratação de empregado, tendo a análise e descrição de cargo uma das formas de ajudar. Alguns conceitos são muito importantes para a implantação de uma política de cargos e salários como cargo que é um conjunto de funções semelhantes, na maioria dos aspectos mais importantes das tarefas que as compõem; salário, que é o conjunto de remuneração básica atribuída a determinado cargo; função, que é um conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a uma pessoa; e tarefa que é um conjunto de procedimentos que requer o esforço humano, seja mental ou físico, para determinado fim.

Podemos listar alguns dos métodos de avaliação e classificação de cargos.  Em um primeiro momento, devemos avaliar para cada cargo seu nível de conhecimento, experiência e complexidade necessários para o cargo. Os métodos dividem-se em:

  • Método do Escalonamento: é um método da comparação simples e consistem em se dispor os cargos em um rol (crescente ou decrescente) em relação a algum critério de comparação.
  • Método das Categorias Predeterminadas: é uma variação do método do escalonamento simples. Na aplicação desse método, é necessário dividir os cargos a serem comparados em conjuntos de cargos (categorias predeterminadas) que possuam certas características comuns. Em seguida aplica-se o método do escalonamento simples em cada um desses conjuntos ou categorias de cargos.
  • Método da Comparação de Fatores: Usa o principio do escalonamento. É uma técnica analítica em que os cargos são comparados através de fatores de avaliação. A criação do método de comparação de fatores é atribuída a Eugene Benge que propôs cinco fatores genéricos: Requisitos mentais, Habilidades requeridas, Requisitos físicos, Responsabilidade, Condições de Trabalho. Neste método indispensável passar por algumas etapas após a análise de cargos: Escolha dos fatores de avaliação, Definição do significado de cada um dos fatores de avaliação, Escolha dos cargos de referência, Escalonamento dos fatores de avaliação, Avaliação dos fatores nos cargos de referencia, Montagem da Matriz de escalonamento e de avaliação dos fatores, Escala comparativa de cargos.

Método de avaliação por pontos: Criado pela americanos Merril R. Lott, este método de avaliação é por fatores e pontos. Criado pelo americano.  A técnica é analítica: cargos são comparados através de fatores de avaliação em suas partes componentes. É também técnica quantitativa: são atribuídos valores numéricos para cada elemento do cargo e um valor total é obtido pela soma dos valores numéricos. E também exige passar por algumas etapas: Escolha dos fatores de avaliação (com quatro fatores: Requisitos Mentais, Requisitos físicos, Responsabilidades envolvidas, Condições de Trabalho); Ponderação dos fatores de avaliação; Montagem da Escala de Pontos; Montagem do Manual de Avaliação de Cargos; Avaliação: dos cargos através do Manual de Avaliação; Delineamento da Curva Salarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (846.8 Kb)   docx (439.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com