TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

a) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

Artigo cientifico de Francisco Luiz Corsi: foram assuntos como a globalização da economia e dos meios de produção, o consumo, o desenvolvimento a “qualquer custo” que países de periferia pagam para se desenvolverem industrialmente, crescimento e principalmente o desenvolvimento econômico em um ambiente de globalização.

Manchete do jornal: mostra a preocupação dos jovens com o desemprego e as medidas econômicas impostas pela presidenta Dilma Rousseff para tentar controlar a inflação, o ajuste de câmbio para diminuir juros afim de facilitar investimentos nas indústrias, aquecendo o mercado e consequentemente gerando mais empregos.

Charge 1: como as políticas públicas influenciam nas vidas das pessoas, a exclusão social e econômica, falta de investimentos em projetos sociais e a desigualdade entre ricos e pobres.

Charge 2: é uma crítica a inclusão digital, promovida pelo governo, mostrando a exclusão digital e educacional. O fato de não conseguirem acesso as novas tecnologias acabam sendo “descartados”, desempregados, com uma renda familiar cada vez menor.

b) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim. Pois a globalização da economia proporciona uma vasta expansão comercial, como maior acesso à tecnologia, informação e à comercialização de materiais de consumo para maior parcela da população mundial, mas ao mesmo tempo em que isso acontece a parcela menor da população mundial fica excluída, consequentemente não tendo acesso aos meios de consumo, financiamentos e tecnologias; o que reflete na última charge. Por outro lado, a manchete do jornal trata das medidas de crescimento econômico do país, e as charges, de que nem sempre o crescimento econômico gera desenvolvimento.

c) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

Sim. As quatros esferas da globalização estão mapeadas em: produtiva, comercial, tecnológica e financeira. A primeira charge trata da globalização comercial e produtiva (uma parte maior da sociedade ganha e uma parte é excluída); enquanto que na segunda, especificamente da tecnológica.

d) De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

As relações internacionais auxiliam pelo progresso comercial dando acesso a novos mercados, favorecendo a diminuição de custos industriais e por fim favorecendo a concorrência e o consumidor. Por outro lado, atrapalham o desenvolvimento de países subdesenvolvidos como o Brasil que não apresentam um alto índice de crescimento econômico. As empresas multinacionais veem em países subdesenvolvidos uma oportunidade de aumentar seus lucros, com a mão de obra barata, fazendo com que sua população não seja beneficiada em detrimento da globalização.

e) Quais os motivos desfilados no texto de Francisco Luiz Corsi para afirmar necessidade de revisão nos aspectos do desenvolvimento?

Situação de paralisia da economia: afetam principalmente países centrais e de periferia com baixo crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com