TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GOCIAÇÃO, C.O. ,EMPREENDEDORISMO, ÉTICA E REL. HUM. NO TRAB. E DES. PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  18/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA ANHANGUERA  

 GESTÃO FINANCEIRA   

DISCIPLINAS  DE:  TÉC. NEGOCIAÇÃO, C.O. ,EMPREENDEDORISMO, ÉTICA E REL. HUM. NO TRAB. E DES. PESSOAL E PROFISSIONAL

NOME: COMPLETO: CLAUDETE GOMES DA SILVA        RA: 8331403662

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

PROFESSORA-TUTORA A DISTÂNCIA: ANA CRISTINA S. AQUINO

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP

2016.01.06

INTRODUÇÃO

  1. Empreendedorismo

    O Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no campo empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos calculados. O empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, paixão pelo ramo da atividade e conhecedor do setor, dinamismo na administração, atento, aberto as mudanças e tendências, capitalista, que consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa.

    Mediante essa definição que engloba boa parte do que seria um empreendedor o mesmo busca obter sucesso, lucro com o corte de gastos desnecessários e maior venda ou prestação de serviços, expansão do seu negócio dentro e fora da empresa, iniciativa (insistência), inovar, criar entre outras inúmeras características. Nesse caso especificamente temos esse perfil de empreendedor na empresária do ramo têxtil, pois a proprietária quer ampliar seu negócio, tem o capital para investir (herança) e visão de crescimento, pois com seu olhar amplo identificou que sua produção e venda de roupas havia caído, portanto deveria fazer mudanças para sair dessa zona de conforto, sabendo da atual situação profissional de sua equipe, está buscando uma nova restruturação da seção de corte, costura e acabamento. Assim transformando o ambiente profissional, social e econômico de sua empresa.

      Com o cenário atual, a empresa vem sofrendo pressão de novas forças competitivas, pela busca de inovação e tecnologia do produto, e além da cobrança do mercado, do consumidor   agora também os colaboradores que devido à falta de informação criou-se barreiras para essa tal transformação.

      Contudo será necessário a criação de novos métodos para penetrar no mercado, ser criativo, lidar com o desconhecido, transformando possibilidades em probabilidades, caos em harmonia.

1-Diretrizes que orientam o trabalho do empreendedor:   

2- Obstáculos encontrados para a realização de mudanças:

3-Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do empreendedor:

Reestruturação da empresa (por ter ficado muito tempo sem inovar, está tendo dificuldades crescentes para sustentar sua vantagem competitiva).

A empresa não se atualiza, não procura renovar (está fora das tendências).

Implementação de novas máquinas, para assim a empresa ficar moderna e mais competitiva (atual).

Compra de novas máquinas modernas (tecnologia avançada), assim não perderá tempo na produção de peças e desperdício de matéria-prima (lucro).

Funcionários não querem mudanças (apreensão e resistência devido à falta de conhecimento).

Cursos para os colaboradores atuais, inovação curricular e capacitação dos mesmos.

Treinamento aos funcionários atuais e se preciso contratação de novos colaboradores (maior produção).

Conflitos com a nova fase da empresa (colaboradores criaram barreiras, incertezas, caos).

Formar líderes ou gerentes, para que os mesmos fiquem próximos aos colaboradores, ouvindo também sugestões do outro lado, assim com visão sistêmica, trazer esclarecimentos para que essa barreira, clima de insatisfação acabe, trazendo confiança novamente.

  1. Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional está fundamentado no estudo sistemático do comportamento humano direcionando ações e atitudes dos indivíduos, e de grupos no ambiente organizacional. Tendo como finalidade atingir produtividade, reduzir a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Os bons administradores/gestores encontram formas democráticas e atraentes para lidar com os indivíduos, com a finalidade de promover o bem-estar de todos, assim como do desenvolvimento da organização. O ideal é ter uma liderança participativa em todos os aspectos, pois dessa forma, compreendem-se os diferentes tipos de percepção, desenvolvimento cognitivo, objetivos e valores que pertencem aquele grupo.

Faz-se necessário abrir oportunidades para que as pessoas possam compartilhar suas ideias, convicções, valores, queixas e até opiniões para mudança de algo. Sendo que tudo deve ser bem analisado, compreendido e “editado” para dar retorno ao grupo, favorecendo as relações e as mudanças, caso elas sejam implementadas, cogitadas ou prometidas para o futuro.

        A Comunicação compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa , junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc)
      A Comunicação tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens) , o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.

       E que para a mesma funcione é preciso que seja clara e limpa, principalmente internamente, pois quando não se estabelece uma boa comunicação, o barco (setor) fica à deriva, cada um começa a fazer do seu jeito, a se virar da forma que quiser, a achar que fazendo de qualquer jeito está bom. Logo um bom gestor precisa entrar em cena para neutralizar a raiz do problema.

A motivação trata-se de forças propulsoras de cada colaborador e estão associadas à produtividade e desempenho, despertando o interesse dos dirigentes, desta forma, o crescimento da motivação para o trabalho se da pela possibilidade de atender as expectativas da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (173.1 Kb)   docx (300.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com