TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gc -atividade colaborativa

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Gestão do Conhecimento

Administração

Anhanguera

Atividade Colaborativa

NOME

Ellen Evelyn Soares do Santos

RA

1585957238

NOME

Marcia Helena Moreira de Mello

RA

1576176611

NOME

Maria Eliza Moreira de Mello.

RA

1576176633

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Gestão do Conhecimento

Administração

Anhanguera

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Gestão do

Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Herlandí de Souza Andrade.

Anhanguera Educacional

2015

RELATÓRIO: Casas Soberba

Introdução

Com a globalização é clara a necessidade da geração de conhecimento para se manter no mercado competitivo atual. Uma forma de garantir isso é gerar e desenvolver esse conhecimento na organização, utilizando a gestão do conhecimento que, de forma sistemática e ampla, cria, reuni e distribui o conhecimento gerado por seus colaboradores.

Este relatório é uma aplicação das teorias do modelo de criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi, para buscar a recuperação da empresa Casas Soberba através da Gestão do conhecimento.

Objetivos

Iremos apresentas soluções para criar, desenvolver, reunir e compartilhar informações dentro da empresa, para que essa se recupere e prospere em seu desenvolvimento no futuro, com a aplicação das teorias  com foco nos mercados das empresas varejistas no atual momento para que ela se torne uma empresa de inovação.

Procedimentos

 Utilizando da base que o conhecimento é gerado a partir da criação, reunião e distribuição de dados, que se torna informação e conhecimento, o tratamento se baseara nos três pilares da gestão do conhecimento: processos, infraestrutura e tecnologia; que ajudara  a  solucionar dos problemas  enfrentados.

    Propomos a utilização da criação de ambientes Ba, que se refere a todo ambiente, físico ou virtual, que permite  o compartilhamento   de informações entres os funcionários.

Valorizando assim  o capital intelectual dos funcionários através de reuniões, rankings de desempenho, quadros informativos, incentivos palestras, mensagens, e buscando incentivar as ideias inovadoras de cada um.

Baseando na criação de uma ferramenta de comunicação que permita uma ligação mais dinâmica entre empresa e o cliente até os funcionários e gerentes.

Desenvolvimento

A Casa Soberba possui uma historia antiga no mercado que deve ser considerada, mas acreditamos que no seu inicio ela foi criada e amadurecida de acordo com a época, onde seus clientes viram algo inovador e diferente atendendo as suas expectativas. Nisso a empresa se contentou com os procedimentos mecânicos que funcionavam, e com o tempo  não viram a necessidade de buscar melhorias para incrementar os conceitos da empresa, se tornando uma empresa conservadora.

Concluímos que  atualmente algumas coisas, como a  administração, a interação com os clientes, a desvalorização dos funcionários, a repressão das ideias de inovação, a ignorância de desenvolver produtos novos, as diversas e rígidas regras e a falta de uso da tecnologia (com estar presente na  internet),  fazem com que a empresa fique presa a um passado que não esta mais funcionando. E hoje percebemos a perca de mercado e a ameaça  dos concorrentes, que mantem-se atualizados e inovadores a cada ano. É por essa razão que estamos dispondo procedimentos que auxiliarão a revitalizar os conceitos e paradigmas que vemos nessa empresa.

Para iniciar o processo, nós da Consultoria, iremos começar a indicando um novo nome para a Casa Soberba para ''CASA INOVAR'' que mostra o conceito base dessa nova fase da empresa e junto declaramos uma nova missão: atender todos os tipos de clientes fazendo com que eles se sintam em casa; e  uma nova visão: Atender com rapidez, excelência e inovação.

As eras passadas das indústrias e dos empreendimentos passaram por fases, desde o uso da terra para a produção eficaz ao uso apenas da força  dos trabalhados de forma mecânica.  E  esses setores são atualmente movidos e desenvolvidos principalmente pelo conhecimento. Conhecimento este que dá a luz as tecnologias que facilitam a forma de produzir, gerir, vender e divulgar o que o empreendimento oferece ao mundo, ao mercado. O conhecimento é o atual combustível para mover os negócios.

     O Gestor da Casa Soberba ( Casa Inovar)  usará a Gestão conhecimento em todo o processo de sua empresa  Mantendo a equipes bem organizadas, preparadas, motivadas e comprometidas.

    Avaliando os processos-chave da área da empresa, identificado àqueles que não agregam valor ou que são repetidos por várias pessoas dentro da empresa evitando duplicidade de funções ou informações por diferentes pessoas da organização. Estabelecer formas para  cada processo, fazer mensurações dos  regulares e comparar os resultados obtidos com metas e com as melhores práticas do mercado (Benchmark). Aqueles processos com indicadores de desempenho fora de controle devem ser alvo de análise e de ações corretivas.

 Infraestrutura é outro elemento fundamental na análise e resolução dos problemas. Temos a equipe adequada para a execução das atividades e os processos estão bem desenhados e alinhados, mas quando chega a hora de executá-los faltam empilhadeiras e os depósitos não são funcionais ou não têm as dimensões suficientes para atender a demanda. Isso sem falar nos crônicos problemas brasileiros de infraestrutura é necessário estabelecer metas de organização das mesmas e até planejar seu amplamente em longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (171.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com