TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Logísticos na Administração

Por:   •  6/5/2015  •  Dissertação  •  4.710 Palavras (19 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO UniAN

CURSO: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS

APOSTILA 1  - CONCEITOS BÁSICOS E O PROCESSO ADMINISTRATIVO

SUMÁRIO

1.        O PROCESSO ADMINISTRATIVO (FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO)        

2.        PROCESSO        

3.        EFICIÊNCIA X EFICÁCIA        

4.        RÁPIDA HISTÓRIA DAS EMPRESAS        

5.        A EVOLUÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO (RÁPIDA VISÃO DA ADMINSTRAÇÃO CIENTÍFICA (TAYLOR) ATÉ A TEORIA DA CONTINGÊNCIA)        

6.        MISSÃO ORGANIZACIONAL        

7.        VISÃO ORGANIZACIONAL        

8.        ESTRATÉGIA EMPRESARIAL        

9.        OBJETIVOS DAS EMPRESAS        

10.        A ADMINISTRAÇÃO E OS AMBIENTES DE NEGÓCIOS        

11.        ANÁLISE ORGANIZACIONAL (CITADO NO MODELO DE ESTRATÉGIA)        

PROFESSOR: DIRCEU MOREIRA SOARES DE AZEVEDO

2014 / 2

  1. O PROCESSO ADMINISTRATIVO (FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO)

  1. PLANEJAMENTO  é escolher ou estabelecer os objetivos da organização e depois determinar as políticas, projetos, programas, procedimentos, métodos, sistemas, orçamentos, padrões e estratégias necessários para sua consecução.  Como se pode ver, a tomada de decisão também está profundamente ligada a esta função.

Todas as demais funções dependem desta, porque não podem lograr êxito sem planejamento e decisão sólidos, minuciosos e contínuos. Por sua vez, o bom planejamento se apóia também na execução efetiva das outras funções.

  1. ORGANIZAÇÃO  Organização é (1) determinar que recursos e que atividades são necessários para serem atingidos os objetivos da organização, (2) combiná-los em grupos que funcionem, (3) atribuir a responsabilidade por sua realização aos subordinados que detém tal responsabilidade e (4) delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para a execução de suas atribuições.  Esta função proporciona a estrutura formal através da qual o trabalho é definido, subdividido e coordenado.

  1. DIREÇÃO (LIDERANÇA)  A função direção significa conseguir com que os empregados façam aquilo que se quer que façam.  Por conseguinte, envolve as qualidades, estilos e poder do líder, bem como suas atividades em comunicação, motivação e disciplina. É representada pelas relações interpessoais que ocorrem na organização (Líder x Líder; Líder x Subordinado; Subordinado x Subordinado).
  1. CONTROLE  Controle é a criação de meios e maneiras de assegurar que o desempenho planejado seja realmente conseguido.  O controle pode ser positivo ou negativo.  O controle positivo procura providenciar para que os objetivos sejam eficiente e eficazmente alcançados; o controle negativo busca garantir que as atividades indesejáveis não ocorram nem se repitam.  Provavelmente é fácil para você compreender o conceito de controle, pois é encontrado em quase todas as fases dos esforços humanos. Em essência, o controle envolve estabelecimento de padrões de desempenho, determinação das mensurações de desempenho, mensuração do desempenho real e sua comparação com os padrões estabelecidos, e a ação corretiva para colocar o desempenho real de conformidade com o padrão, quando se tornar necessário.  Por conseguinte, para controleefetivo é preciso que primeiramente haja planejamento, organização e direção.

PROCESSO ADMINISTRATIVO

O PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇAO E CONTROLE CONSTITUEM O PROCESSO ADMINSTRATIVO. PORÉM , ISOLADAMENTE, CADA UM DELES CONSTITUEM AS FUNCÕES ADMINISTRATIVAS.

PROCESSO SIGNIFICA QUALQUER FENÔMENO QUE APRESENTA MUDANÇA CONTÍNUA NO TEMPO OU QUALQUER OPERAÇÃO QUE TENHA CERTA CONTINUIDADE OU SEQUÊNCIA.

OS ELEMENTOS DE UM PROCESSO AGEM UNS SOBRE OS OUTROS, ISTO É, CADA UM AFETA OS DEMAIS. ASSIM, NO PROCESSO ADMINSTRATIVO OS ELEMENTOS SÃO INTERDEPENDENTES E INTERGENTES, COM INFLUÊNCIAS RECÍPROCAS ACENTUADAS.

                                

O PROCESSO ADMINSTRATIVO

[pic 2]

[pic 3]


  1. PROCESSO

Conjunto de atividades e recursos que transformam insumos em produtos para os clientes. Os recursos incluem pessoal, finanças, instalações, materiais, procedimentos, métodos e técnicas que atuam, segundo um seqüência lógica de ações sistemáticas. Um processo produtivo precisa ser dinâmico e adaptativo. Precisa ser, portanto, gerenciável. Gerenciar um processo significa conhecer suas etapas, mantê-lo sob controle e melhora-lo ou adapta-lo às necessidades impostas pelo objetivo a que se destina. Uma empresa possui grande quantidade de processos nas suas diferentes áreas (Produção , Marketing, Recursos Humanos, Financeiros, etc.). EX: processo de compra, processo de venda, processo de armazenamento, processo de distribuição, processo de contas a pagar, processo de contas a receber, processo de contratação de mão-de-obra, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (737.1 Kb)   docx (288.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com