TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Operações

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

Análise Empresarial

Empresa 1: Vilma Alimentos

A Vilma Alimentos Indústria Alimentícia S/A, é uma empresa que atua na produção de alimentos desde 1925, sendo uma das principais indústrias do Sudeste e boa parte do Nordeste do país. Conta com 3 filiais em MG, além da matriz em Belo Horizonte, e também filiais no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

A- Definição do Negócio:

Comercialização de produtos alimentícios.

Visão: Ter seus produtos percebidos e bem conceituados em todo o país.

Negócio: Produzir soluções em alimentos para todos os consumidores.

Missão: Surpreender e conquistar consumidores e clientes com alimentos inovadores e práticos, fazendo parte do dia a dia de todos.

B- Característica da empresa:

A empresa faz parte do ramo de manufatura, com a produção própria dos alimentos disponíveis no mercado.

C- Segmento de atuação da empresa:

Produtos Alimentícios.

D- Stackeholders:

Clientes: Os clientes são bem amplos, mas podem ser separados por dois grupo: Redes e Varejo. Dentre as Redes, temos Supermercados BH, Rede DMA (Epa), Carrefour, Rede Apoio/ Super Nosso, Rede Bahamas como os principais clientes, além de atendermos mais algumas. As necessidades das “Redes”, são de praticamente todos os itens disponíveis, e em grandes quantidades. Para os demais clientes, temos os varejos em geral, padarias, mercearias, restaurantes, etc. Para esses clientes, os itens disponíveis são mais regrados e são vendidos em menor quantidade/ frequência.

Fornecedores: Peças para manutenção mecânica (Casa das Vedações), EPI - equipamentos de segurança do trabalho – (Casa do EPI), material de limpeza (Bunzl Higiene), além dos fornecedores de suprimentos como potes plásticos para temperos (Plaszom), garrafas e potes de vidro para pimentas (Nadir Figueiredo), garrafas pet para molhos de pimentas (AG Pet), filmes impressos - Embalagens - (Inplasul/ Copobras/ Sulprint/ Vibelplast/ Converplast/ Mazda), caixa de papelão (International Paper/ Irani Celulose), saco de ráfia (Fiabesa/ Rafitec), filmes transparentes (Valfim/ Norparck), etc.

Acionistas: Empresa não possui capital aberto, tendo sua gestão a Família Domingos (Patrícia Costa – Presidente, Thiago Costa – Diretor Geral de Vendas e Marketing).

Funcionários: Responsáveis diretos pelos assuntos mais importantes da empresa (Sergio Macedo – Diretor Industrial, Issis – Diretoria de Finanças. Gustavo Muzzi – Superintendente Logístico).

E- Aspectos relacionados a “Volume” e “Variedade”:

Volume

Alto

Baixo

Variedade

Alto

Baixo

Repetição

x

 

Flexibilidade

x

 

Participação do Funcionário

 x

Atende as necessidades do consumidor

x

 

Sistematização

X

 

Padronização

x

 

Custo unitário

 

x

F- Objetivos estratégicos a serem priorizados:

Qualidade: uma vez que é uma das principais indústrias na região e preza pelo melhor produto oferecido no mercado;

Rapidez: com a redução do tempo de processamento do pedido, as entregas para capital são realizadas em D+2 e para interior, no prazo de até D+5;

Flexibilidade: cada vez mais a empresa busca por inovações nos produtos oferecidos a fim de ganhar cada vez mais o mercado em que está inserido.

G- Tipo de processo de manufatura:

O tipo de processo de manufatura desenvolvido pela empresa, é “Massa” se considerado um tipo de produto em específico, já que englobando todo o seu mix de produtos, não há um tipo de processo que justifique toda a atividade.

Sendo assim, envolve um alto volume e uma baixa variedade, atividades repetitivas, sem grande participação do funcionário, processo altamente mecanizado, reduzindo o preço unitário dos itens.

H- Arranjo Físico compatível

O arranjo físico utilizado na empresa, é o “Por produto”, já que os equipamentos são posicionados de acordo com a sequência de produção. O material percorre um caminho previamente definido dentro do processo.

Nesse tipo de layout, o fluxo de produtos, informações e clientes é claro e previsível, sendo mais fácil de controlar.

I- Organograma

Função: Auxiliar Administrativo

Setor: Logística

Atribuições: Atendimento e auxílio dos motoristas em rota/ atendimento. Conferência de pedido no sistema para vendedores e supervisores de venda. Lançamento de NF parcial no sistema. Conferência de partidas em aberto para clientes e supervisores. Lançamento de devoluções no sistema.

J- Problemas que comprometem o desempenho da empresa

Alta rotatividade de funcionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com