TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de nogócios

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.914 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

2.1        Descrição de cargos        

2.2        Recrutamento        

2.3        Seleção        

2.4        Contrato de Trabalho        

2.5 Treinamento        

2.6 Avaliação de desempenho        

3. CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



1. INTRODUÇÃO

As pessoas, sem sombra de dúvida, são o instrumento mais importante existente nas empresas, embora se saiba que nem sempre elas são tratadas desta forma.  É das pessoas que surgem as ações estratégicas e operacionais, e é por intermédio do ser humano que os empresários obtêm os seus lucros e, consequentemente, perpetuam o capital investido.

Neste sentido, o presente trabalho tem como foco principal o processo de recrutamento e seleção, abordando também alguns temas a ele relacionados, como a análise e descrição de cargo, técnicas de recrutamento e seleção, contrato de trabalho, treinamentos, estratégias de integração de novos profissionais e avaliação de desempenho.

As pessoas são os únicos elementos diferentes de uma organização, pessoas excepcionais podem fazer funcionar bem uma organização precária. Pessoas desmotivadas ou incompetentes podem anular a mais perfeita organização. (ALLEN, apud LACOMBE, 2005, p. 16)


2. DESENVOLVIMENTO

  1. DESCRIÇÃO DE CARGOS

Para que o setor de recursos humanos possa saber quem é o profissional adequado para ocupar determinado cargo, ele precisa antes conhecer este cargo, saber quais são as habilidades necessárias para seu desempenho, o perfil adequado do profissional que deve ocupá-la e as dificuldades deste cargo. Para isso, a análise e descrição dos cargos é uma ótima ferramenta, que pode auxiliar a empresa no conhecimento de cada cargo. “A descrição de cargos é um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que tornam distinto de todos os outros cargos existentes na organização.” (CHIAVENATO, 2000, p.242).

A finalidade da análise de cargos é estudar e determinar todos os requisitos qualitativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado. É através dessa análise que os cargos serão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação. (CHIAVENATO, 2000, p. 305)

Atendendo à esta atividade, desenvolve-se na sequência a descrição de cargos para o cargo Superviso de Vendas , que atua no ramo de TV por assinatura atendendo seus clientes com ponto fixo(loja) e com representantes que vão em suas resideências.

DESCRIÇÃO DE CARGO

Cargo

Gerente comercial

Setor

Comercial

Cargo do superior imediato:

Gerente Administrativo

Responsabilidades do cargo:

Desenvolver estratégias de vendas e desenvolvimento da empresa, assegurando o cumprimento de suas metas de vendas.

 Supervisionar diariamente as vendas da empresa, visando sempre a satisfação dos consumidores.

Atribuições do cargo:

Avaliar e planejar estratégias de vendas e atuação da Digicon

Dividir com os demais setores envolvidos as estratégias elaboradas para o desenvolvimento dos negócios XP Delivery, olhando esta com um todo e não apenas um setor;

Analisar, caso já exista, os processos e estratégias existentes com o intuito de aprimorá-los ou ajustá-los a realidade do mercado e da Digicon    visando determinar assim um padrão de atuação;

Assegurar o cumprimento dos objetivos e metas de vendas estabelecidas pela Digicom;

 Avaliar as melhores práticas do mercado e implementá-las

Requisitos para o cargo:

Ensino Superior completo

Competências técnicas

Descrição

Conhecimentos nas áreas de vendas, e marketing. Habilidade para liderar e delegar.  

Competências comportamentais

Descrição

Liderança, comunicação e bom relacionamento interpessoal.

  1. recrutamento

De acordo com Chiavenato (2000) as principais técnicas de recrutamento utilizadas pelas empresas no contexto atual são os anúncios em jornais, as agencias de recrutamento, o contato ou convênios com entidades educacionais, os cartazes, as indicações por funcionários da empresa e os bancos de dados criados pela própria organização.

No caso da empresa em questão, considerando a natureza dos cargos, sugere-se a realização de recrutamento externo com a utilização de recursos como os anúncios em jornal, agencias de recrutamento, parcerias com escolas e Universidades, e a indicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com