TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerente de livro para Alberta: professor

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.432 Palavras (18 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 18

PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo:

Cortez Editora, 2015, 128 páginas

Foi feita a leitura do livro

Mapa conceitual do livro:

O livro Diretor escolar: educador ou gerente? De PARO, Vitor Henrique.

São Paulo: Cortez Editora, 2015, 128 páginas

O livro:

O livro traz um bom dialogo pesquisador, investigativo, coerente para refletir sobre a Gestão Escolar em defesa da escola publica como direto.

O tema: O autor destaca a importância de estudar a ação administrativa do diretor de escola, considerando sua especificidade educativa. Temática: O livro destaca a temática da pratica, para as pesquisas sistemáticas do cotidiano da escola publica, com base da sua produção, traz elementos importantes para a reflexão assim em questionar as políticas educacionais fundamentadas na gestão empresarial capitalista, cuja finalidade é radicalmente distinta da educação.

O autor: O professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Vitor Henrique Paro, autor de varias publicações ele vem contribuir com inúmeras obras na área da educação e administração escolar, oferecendo a comunidade e ao ambiente escolar educacional contribuições para a reflexão de problemas de gestão educacional no meio educacional democrático para uma sociedade construir uma escola publica libertadora.

Analise principal da Obra: 

No primeiro capítulo, Destaca o conceito de administração como mediação para a busca alcance para dos fins, como atividade do aluno tratando, como aluno educado. Com sua atuação técnica e política pode ser promotora de uma educação de qualidade.

No segundo capítulo, dos significados de direção escolar a ação política administrativa e de diretor escolar sendo aquele que ocupa uma hierarquia mais alta na instituição escola para confrontá-los com as noções de administração e administrador escolar.Ribeiro, cita obras de direção sendo superior e função sendo meramente administrativa.

No terceiro capítulo, A escola como objeto da gestão escolar, dispõe recursos para ação e objetivos que examina o processo pedagógico como atividade ao mesmo tempo técnica e política educacionais como razão mercantil, tendo a educação como o fim a que a direção escolar deve servir a necessidade de conceber maneiras ao diretor para contribuir com competência administrativa da escola fundamental, adequar os meios aos fins. Política educacionais razão mercantil, amadorismo que cuida de assuntos da educação, interferências privadas na escola publica, construindo um aluno com a consciência mais critica sobre a realidade, onde todos tem o direto a educação, cidadania e democracia,onde o publico e privado dar- se a segregação social de classes, onde o homem tem que socializar e não ser uma animal social.o pedagógico vem fortalecer a democracia na necessidade de desenvolver um sociedade forte educacional no seu direito. O seqüestro do caráter público da instituição escolar e a degradação do desempenho pedagógico, levando à negação do direito à educação, sujeito da educação na produção do sujeito humano histórico.

No quarto capítulo discute a natureza peculiar do trabalho do diretor escolar, apresentando alternativas ao atual modelo de administração fundamentada na gestão empresarial.

A análise do tema

a sua atuação técnica e política pode ser promotora de uma educação de qualidade teve como base os resultados de pesquisa realizada de março 2010 a fevereiro de 2014. Os dados foram obtidos em escola pública de ensino fundamental localizada no município de São Paulo, por meio de entrevistas – roteiro semiestruturado - com a diretora e outros educadores. O trabalho de campo constituiu-se numa perspectiva de compreender a expressão dos entrevistados, problematizando algumas ideias e promovendo a reflexão para verificar suas ponderações e reflexões. As entrevistas dialogadas permitiram a coleta de opiniões, a discussão, o questionamento, levantamento de problemas e propostas.

  1. metodologia envolveu também pesquisa bibliográfico-documental, além do levantamento e análise de subsídios teóricos e pesquisas recentes a respeito da escola, sua estrutura, organização e as múltiplas relações entre os envolvidos.

Além da Apresentação, compõe o livro uma introdução e quatro capítulos, totalizando 128 páginas.

Introdução

Apreciação critica do autor: O autor destaca a relevância da escola e sua administração, tema que nas políticas públicas, há igualmente destaque para a administração escolar, seja para viabilizar a racionalização dos recursos disponíveis ou melhorar o desempenho.Na opinião geral, se a escola vai mal, a direção tem uma grande responsabilidade, sendo necessário, portanto, melhorar a eficiência da escola e sua administração.Então a administração pode ser compreendido como utilização racional de recursos para a realização de fins determinados, o que evidencia seu caráter sintético e geral, porque abarca toda e qualquer administração. Compreenderndo os processos desta administração de pessoal, administração de material, financeira, administração de atividade-meio e atividade fim, etc.

Na instituição escolar, não apenas os serviços que dão sustentação à atividade pedagógica como também as pessoas


CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves

Portanto, o conceito de administração pode ser compreendido como utilização racional de recursos para a realização de fins determinados, o que evidencia seu caráter sintético e geral, porque abarca toda e qualquer administração. Dessa compreensão decorrem os processos a ela referidos: administração de pessoal, administração de material, financeira, administração de atividade-meio e atividade fim, etc. Na instituição escolar, não apenas os serviços que dão sustentação à atividade pedagógica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (187 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com