TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Do Livro Pais Brilhantes Professores Fascinantes

Trabalho Universitário: Monografia Do Livro Pais Brilhantes Professores Fascinantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Reconstruir a educação mudando as técnicas de ensinar e contando com o apoio de pais brilhantes e professores fascinantes, esta é uma das vertentes preconizadas pelo autor neste livro. Sabe-se que várias teorias educacionais foram elaboradas, no entanto, estas não condizem com a realidade atual e não causam efeito em crianças e adolescentes. Já que eles estão massificados pelas novas tecnologias, pelo consumismo, entre outros. De acordo com Augusto Cury, hoje existe a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) que transforma os jovens em apenas repetidores da informação. A proposta em Pais brilhantes, professores fascinantes é uma mudança na educação que está falida no mundo todo. Para o autor, a educação deve ser reinventada, reconstruída e não consertada. “Durante vários períodos tivemos grandes teorias: Freud, Piaget e outros, mas estas, nos dias atuais, não funcionam mais, pelo fato de termos mexido na caixa preta do funcionamento da mente com as crianças e adolescentes do mundo”.

DESENVOLVIMENTO

No livro o autor faz uma profunda análise da situação atual da educação escolar e a educação que vem de casa, também aponta alguns problemas existentes, quais são as causas no passado que influenciaram na situação atual dessa situação e empoe sua teoria e métodos para melhora-la.

Sua teoria defende a ideia de que a educação atual prepara as crianças para o universo do trabalho mecanizado, do viver em função da satisfação capitalista e material, enquanto o ideal seria uma educação mais humanizada, que forme pensadores, sentimentais, porém racionais e preparados para a vida.

Para defender sua teoria o autor dirige-se primeiro aos pais. Ele faz um dualismo entre os pais bons, pais da sociedade atual que visando não cometer os mesmos erros de seus pais cometeram no passado acabaram proporcionando uma vida acomodada e demasiadamente materialista aos seus filhos e tornando a família um grupo de membros distantes e estranhos, e os pais brilhantes, que são os conselhos de como os pais devem ser para saber conciliar o bem estar da família, admitindo seus erros e sem se perder no comodismo.

Depois a palavra é dedicada aos professores. Cury diz que é erro não assumir a postura de bom professor, que segue corretamente o conteúdo programático e que prepara seus alunos para uma profissão, mas que na verdade todos devem ser professores fascinantes que conquista seus alunos interagindo, tornando-se seu exemplo, e os tornem pensadores capazes de tomar as decisões corretas para seguir sua vida.

Não é só de comparações que é escrito o livro, entre outros pontos importantes pode-se destacar os denominados "Sete pecados capitais dos educadores", situações comumente protagonizadas pelos educadores e que inconscientemente prejudica o ensino, e também "Os cinco papéis da memória humana", que é uma análise que o autor faz de como é o funcionamento da memória humana, indicando os melhores métodos de como utiliza-la da melhor maneira no ensino.

Para finalizar o livro estão as dez ações para revolucionar o ensino e chegar a escola dos sonhos e uma pequena história em homenagem aos professores "A história da grande torre" a qual o autor conclui sua explanação utilizando uma história que nos faz refletir e imaginar que é possível mudar comportamentos, pensamentos e realidade.

Apesar de como sugere o título do livro, que o mesmo seja dedicado principalmente aos pais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com