TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência de Marketing Sobre a Havaianas

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.558 Palavras (15 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 15

GERÊNCIA DE MARKETING - GRUPO HAVAIANAS

Nome dos integrantes:

  • João Victor Barbosa de Almeida
  • Carlos Vieira
  • Rafael Camara Rocha
  • Bernardo Barreiro de Jesus Santos

Sumário Executivo

O projeto tem como objetivo principal introduzir um produto inovador da empresa Havaianas em um novo segmento, o mercado de cosméticos e beleza. A empresa já é conhecida por ser inovadora e líder no mercado de moda e calçados. A Havaianas desenvolve e comercializa produtos inovadores, de alto valor percebido, com qualidade, rentabilidade, de classe mundial criando valor para os stakeholders, colaboradores e clientes, atuando com responsabilidade socioambiental. Além destes pontos, o principal produto da empresa são as sandálias e entrar no setor de cosméticos, com produtos voltados à proteção da pele com a exposição ao sol, seria interessante e rentável uma vez que seus principais produtos são voltados para a moda praia/verão. Além de ampliar o portfólio da empresa, entraria em um novo mercado, sem perder a essência da empresa e criando um produto que possa ser usado em conjunto com os demais, na maioria das situações.

Descrição da Empresa

A história da Havaianas inicia-se com a Alpargatas S.A em 1907 com a migração da companhia Argentina para o Brasil. A empresa, criada pelo o escocês Robert Fraser, começou em São Paulo com produção de calçados para trabalhadores da colheita de café. A empresa que originalmente chamava-se Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados passou a ser chamada de São Paulo Alpargatas Company S.A.

A popular marca de sandálias Havaianas, foi lançada somente na década de 60. As vendas dos calçados Havaianas caíram muito na década de 80, necessitando ser reformulado e em 1994, as Havaianas foram relançadas com outro enfoque. Em 1998, a empresa passa por diversas transformações e na década de 90 acaba batendo o recorde de 100 milhões de sandálias Havaianas vendidas.  

Em 2007, a empresa inicia seu processo de internacionalização inaugurando um escritório em Nova York. E nos anos seguintes acabou expandindo para a Europa abrindo escritórios na Espanha, Itália e França.

O processo de transformação da marca e identidade visual da empresa ocorreu em 2010, tendo por consequência a adoção de uma nova razão social, utilizada nos dias de hoje, Alpargatas S.A.

[pic 1]

 

Estágio de Desenvolvimento

A Havaianas é uma empresa internacional, símbolo do alto-astral brasileiro. A sandália Havaianas é assunto nas páginas de grandes revistas e jornais do mundo e conquistaram as vitrines mais concorridas do planeta.

Hoje a marca está presente em mais de 150 mil pontos de venda em todo o Brasil, exporta para mais de 80 países e oferece produtos que vão além das clássicas sandálias.

Cultura, Clima e Estrutura Organizacional

A Alpargatas S.A almeja ser uma empresa global de marcas desejadas nos segmentos de calçados, vestuários e acessórios. A missão da organização é conquistar os consumidores por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, gerando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, e atuar com responsabilidade social e ambiental.

A empresa elenca os seguintes valores: comprometimento, respeito às pessoas, empreendedorismo, satisfação dos consumidores e ética.

[pic 2]

 

Produtos e Serviços

A empresa é líder no setor de calçados na América Latina e dona de marcas como Osklen, Dupé, Mizuno, Sete Léguas e Meggashop. A Alpargatas possui mais de 700 lojas ao redor do mundo, impulsionada, principalmente, pela Havaianas.

A empresa oferece produtos inovadores, com tecnologia e design diferenciados, e possui competência na construção e gestão de marcas desejáveis e hiper conectadas com seus consumidores.

Mercados Alvo

Quando surgiram as sandálias Havaianas, o seu público principal eram as pessoas de baixa renda das classes C e D. Com um design bastante confortável e simples, preços baixos e locais de vendas populares, elas eram consideradas “sandálias do povo”. As havaianas eram encontradas com frequência nos pés de pessoas humildes, mas, querendo mudar de visão, a Alpargatas adotou uma nova estratégia para renovar o posicionamento da marca. A campanha que mais chamou a atenção foi a “Todo mundo usa”. Em seguida veio o lançamento das Havaianas Top, modelos simples, mas com uma maior sofisticação e mais elaborados. A partir daí, as Havaianas começaram a criar modelos mais exóticos e diferentes, elevando a marca a outro nível. A estratégia teve tanto sucesso que as Havaianas são encontradas em diversos países, com inúmeras franquias e modelos diferentes, mas sempre mantendo o conforto do início.

Atualmente a empresa segue 4 pilares de estratégia:

- Expansão global da marca Havaianas com prioridades no mercado da Europa, China, EUA e Brasil. (Big Bets)

- Aceleração digital da Alpargatas, com contínuo crescimento das vendas online nos canais DTC e B2B.

- Expansão de novos segmentos através de novos lançamentos e da inovação em escala.

- Desenvolvimento de soluções de sustentabilidade.

[pic 3]

Concorrentes e Distribuição de Mercado

A principal fonte de receita da Alpargatas é o comércio varejista de calçados, com maior participação no mercado brasileiro. Sendo a Havaianas a marca mais lucrativa da empresa.

A empresa é a maior de calçados da América Latina, tendo seus produtos comercializados em diferentes países. Nesse sentido, dentre os principais concorrentes da Alpargatas estão as maiores produtoras de calçados do mundo, a Adidas e a Nike. Além delas temos Arezzo, Under Armour, Vulcabras Azaleia, Centauro, VF Corporation, Crocs Inc., Renner, Grendene (Ipanema), Hering, Puma e Riachuelo.

No contexto nacional as principais concorrentes da Alpargatas são Grendene (Ipanema) e Vulcabras Azaleia. Mas a Alpargatas supera ambas com um faturamento em 2019 de R $1,19 bilhões, cerca de 1,59% do faturamento total do segmento de moda, calçados e artigos esportivos.  

Diferenciação e Vantagens sobre a Concorrência

O Grupo Havaianas está posicionado como um dos maiores grupos de calçados da América Latina, tendo seus produtos comercializados em diferentes países ao redor do mundo. Neste contexto, dentre as principais concorrentes do grupo, estão as maiores produtoras de calçados do mundo como Adidas e Nike. Uma de suas fortes vantagens competitivas, é seu posicionamento de marca não só no mercado nacional mas também no mercado exterior. Apesar de apenas um quarto de sua receita líquida ser originada internacionalmente, quando comparado com suas principais concorrentes Grendene e Azaléia, o grupo apresenta uma exposição muito maior ao mercado externo, sendo a China e os Estados Unidos os maiores consumidores internacionais. No mercado altamente competitivo, onde as inovações e as mudanças ocorrem de forma acelerada, a existência de consumidores exigentes, com diferentes necessidades a serem atendidas, faz com que as empresas busquem novas formas de gestão de seus negócios em direção à fidelização dos seus clientes. A Havaianas se transformou em um produto altamente popular, quem não tem pelo menos um par, está completamente fora de todas as listas de peças “imprescindíveis” para qualquer guarda-roupa ou mala que se preze. Um bom par de Havaianas combina com cidade, com praia, céu azul, piscina e com a vida dura. Sem dúvida é a sandália mais democrática de que se tem notícia, que calça “do mais pobre ao mais rico”. Além de sua estratégia de internacionalização, podemos citar também as seguintes características como vantagens competitivas do Grupo Havaianas frente aos seus concorrentes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (511.8 Kb)   docx (430.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com