TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA E MARKETING HAVAIANAS S.A.

Por:   •  6/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.532 Palavras (19 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA E MARKETING

HAVAIANAS S.A.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM V

SÃO PAULO

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA E MARKETING

HAVAIANAS S.A.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM V

ALUNOS:

Rafaela de Lima Barbosa de Santana RA:0517009

Ana Carolina Magri Iarossi RA:0509304

Letícia Carla Santos Bitencourt RA:0527085

Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM V tem como objetivo

fornecer conteúdo da empresa escolhida, Havaianas,

baseado na compreensão da relação entre as partes

teóricas e práticas de três disciplina do curso superior de

tecnologia em Marketing.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA E MARKETING

ORIENTADORES:

Luiz Félix

Cláudia Palladino

Sandra Tenchena

SÃO PAULO

2020

SUMÁRIO

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 5 CAPÍTULO 1 - Comportamento do Consumidor 6 1.1 A Marca Havaianas 6 1.2 Perfil do Consumidor 6 1.3 Case Havaianas 7 CAPÍTULO 2 - Matemática Financeira 9 2.1 Recursos para financiar a proposta de melhoria 9 2.2 Utilização do investimento 9 2.3 Cálculo do investimento x retorno 10 CAPÍTULO 3 - Gerenciamento de Produto, Serviço e Marca 11 3.1 Mix de Produtos 11 3.2 Ciclo de Vida do Produto 14 3.3 Matriz BCG 16 3.4 Conceito da Marca Havaianas 17 3.5 Estratégia de Vendas 18

CONSIDERAÇÕES FINAIS 19 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

RESUMO

O vigente trabalho tem como objetivo apresentar a empresa Havaiana subsidiária da companhia Alpargatas S.A. Atuando no segmento da moda tem como sua principal atividade a produção de calçados. Sua fábrica está localizada em Campina Grande, Paraíba.

O estudo que será apresentado tem como objetivo estabelecer diretrizes que permitam analisar a importância de conhecimento do comportamento do consumidor e todos os fatores que influenciam o consumidor a adquirir um produto ou uma marca. Outro ponto a ser abordado é a gestão de produtos, serviços e marcas, no qual o objetivo é identificar e apresentar o mix de produto, sua abrangência, extensão, níveis e classificação. Apresentar o conceito da marca e as estratégias que aplica em relação aos produtos.

Será apresentada algumas funções da matemática financeira que contribui com o planejamento e o controle financeiro/administrativo da organização, os quais são um fator essencial na tomada de decisão e análise de risco. A empresa foi estudada em todos os seus aspectos no objetivo de relacionar a realidade com os estudos que tivemos até aqui.

Palavras-chaves: Havaianas, Sandálias, Borracha, Pesquisa de mercado, Gerenciamento de Produto, Análise Financeira.

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar V tem como objetivo aplicar os conhecimentos aprendidos, baseados nas disciplinas do curso superior de tecnologia em marketing, durante o segundo semestre. O objetivo desse projeto é traçar uma imagem de todo o perfil organizacional da empresa Havaianas do grupo Alpargatas S.A, integrando as três disciplinas as quais iremos abranger: Comportamento do Consumidor, Matemática Financeira e Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas.

Buscamos através desta pesquisa, uma empresa no ramo do varejo, que tivesse uma história marcante e uma atitude empreendedora. Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzidas pela Alpargatas, criada em 1962. Ela foi pioneira na introdução do conceito “chinelos de dedo” no Brasil.

A marca teve a patente de seu modelo industrial registrada em 1964, sob o título: “Novo modelo de palmilha com forquilha”. Hoje, a marca é usada por gente de todo o mundo e de todas as classes sociais. Encontramos em uma empresa de grande porte com uma estrutura que nos desafiou a pesquisarmos muitos temas e teorias associados à forma como ela foi concebida e gerenciada.

Visitaremos nas próximas páginas, características importantes da organização, e entenderemos a forma como ela lida com cada tema, diante de um cenário agressivo e competitivo.

CAPÍTULO 1 - Comportamento do Consumidor

Estudar, pesquisar e entender o comportamento consumidor de um determinado público é muito importante para alcançar os objetivos almejados de qualquer empresa, isto pode ajudar na compreensão das razões de escolha de determinadas marcas, em detrimento de outras além de fornecer informações necessárias para formular as estratégias que irão satisfazer as necessidades e vontades de seu mercado-alvo.

1.1 A Marca Havaianas

A Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha sendo produzida pela empresa Alpargatas, foi criada em 1962 inspirada na tradicional sandália de dedo japonesa Zorzi, que era de tiras de tecido e sola de palha de arroz. Com o histórico brasileiro de extração de borracha decidiram que a sandália teria de ser feita desse material, confeccionada de uma fórmula especial que não deforma, nem solta tiras e não tem cheiro.

As primeiras sandálias de borracha confeccionadas eram com a palmilha branca e tiras e solas coloridas e por mais de três décadas foram vendidas milhões de pares. O sucesso, no entanto, chegou ao seu limite pois não havia investimento em Marketing e no fortalecimento da marca e desde a sua criação o chinelo foi associado às classes mais baixas.

Até 1994 era um produto único, sendo uma sandália de borracha de palmilha branca com tiras azul claro, amarelas ou pretas. Com a estagnação da marca resolveu-se que transformam o chinelo de “pobre” para a marca que todo mundo usa. Para mudar a percepção dos consumidores era necessário criar um valor a marca. Aos poucos, a Havaianas deixou de ser a marca com atestado de “pobre” para virar um acessório de moda.

Não foi poupado investimentos, novas estampas com cores, tiras e formatos diferentes foram criadas, garantindo o sucesso em um único produto, sendo que a maior mudança foi na construção da marca. A Havaianas, sem dúvidas, é a menina dos olhos da companhia Alpargatas gerando 48% dos lucros da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (247.8 Kb)   docx (450.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com