TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência de operações

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

PROBLEMAS IDENTIFICADOS

Através da leitura do artigo é possível identificar vários pontos, destacados por autores diferentes, onde faz-se necessário uma nova analogia da situação. Buscar novos métodos e ter uma nova visão sobre o mercado, cliente, fornecedores e concorrentes é essencial para as montadoras nesse novo cenário econômico.

Vanalle e Salles (2011) estudaram as relações entre as montadoras e fornecedores do parque industrial automobilístico brasileiro, e concluíram nesse estudo que as relações entre clientes e fornecedor seguem um modelo associativo, com relações contratuais de longo prazo e grande interdependência, mas sendo o preço ainda utilizado como o principal critério ganhador de pedido na seleção de fornecedores pela montadora.

Continuando a pesquisa no setor automobilístico, com enfoque na área de logística, Guarniere e Hatakeyama (2010), estudaram o nível de formalização na logística de suprimentos em amostra composta de 23 montadoras e 50 fornecedores provenientes da indústria automotiva brasileira. Eles abordaram no estudo, a administração de estoques, adoção da filosofia Just in time, adoção da curva ABC de estoques e coleta milk run, transportes nos processos de suprimentos e operadores logísticos e TI na cadeia de suprimentos (ERP).

Eles através do estudo concluíram que as práticas adotadas pelas montadoras e seus fornecedores são convergentes, embora, nas montadoras, essas práticas estejam mais desenvolvidas.

Vários outros autores discorrem sobre o assunto, pesquisando áreas diferentes dentro desse mesmo segmento, identificando através de variadas metodologias, novas soluções e formas de otimizarem o setor.

Uma investigação sobre as especificidades do gerenciamento de projetos de automação na indústria automobilística foi feita por Melo e Pereira(2012), onde desenvolveram e testaram um modelo conceitual, de modo a inserir a aprendizagem organizacional na gestão de projetos proposta pela metodologia tradicional do PMI. Através desse estudo, os autores concluíram que a aplicação da aprendizagem organizacional no contexto dos processos de gerenciamento de projetos permite que as empresas usufruam benefícios maiores que os experimentados na aplicação única de uma metodologia de gerenciamento de projetos.

Esses, são alguns, dentre os vários temas explorados pelo autor do artigo, dentro da gestão de operações nas empresas do setor automobilístico, e que aqui foram destacados, e serão explorados juntamente com os demais problemas no discorrer do trabalho.

SOLUÇÕES ENCONTRADAS

Conforme ressalta o autor do artigo quanto ao objetivo deste:

“Partindo-se do objetivo de verificar a percepção da importância atribuída as temas de Gestão de Operações pelos seus praticantes, foi possível chegar a algumas contribuições interessantes para a academia e para as empresas. A primeira delas constitui na revelação empírica de seis temas mais referenciados nos conteúdos dos principais documentos que direcionam os sistemas de produção adotados..”

Diante do exposto e perante todas as análises realizadas pelo autor, embasado na teoria de outros diversos autores, chegamos ao ponto onde a preocupação sobre os temas tratados acima é grande,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com