TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Estrategica de Pessoas

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Estratégica de Pessoas

Curso: Gestão Pública

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Tema do fórum 1 – Gestão de Pessoas na Natura

Na 36ª edição da Pesquisa Melhores e Maiores Empresas, a qual aconteceu em 2009, da Revista Exame, a conhecida Empresa Natura ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o título de Empresa do Ano, conforme demonstra o vídeo "Repórter acompanha a trajetória da Natura". Tal vídeo encontra-se disponível no link <http://www.youtube.com/watch?v=pNLNlQYPE2Y>.

Tal fato sustentou-se na estratégia que a empresa utilizou para superar as crises financeiras internas e externas. Dentre as muitas ações organizacionais para implementar essa estratégia, a Natura dedicou-se ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das pessoas que a integram. "Acreditamos que a evolução contínua dos indivíduos é fundamental para o crescimento e, por isso, investimos em treinamento e desenvolvimento profissional e pessoal de nossos colaboradores com programas e ferramentas específicos a cada realidade." (Recursos Humanos, 2013. Disponível em <http://www2.natura.net/Web/Br/Inst/HResources/rh_gestao_pdrh.asp>. Acesso em 27 jan. 2016).

Um dos programas de Treinamento e Desenvolvimento profissional adotado pela Natura foi o estudo de caso da Gerente de Treinamento Denise Asnis em seu programa de mestrado. Apresentamos a seguir um texto redigido pela mesma, onde os princípios e metodologias do programa educativo são apresentados. Leia esse texto, o qual está disponível em <http://www.educor.desenvolvimento.gov.br/public/arquivo/arq1229431220.pdf>.

Após assistir ao vídeo e ler os textos indicados, participe do nosso Fórum Gestão de Pessoas na Natura, apresentando suas respostas e considerações às seguintes perguntas instigadoras:

  1. A Natura pode ser considerada uma empresa com visão tradicional ou visão contemporânea em Gestão de Pessoas? Por quê? (2,0 pontos)

RESPOSTA:

        Visão e estratégia como marcos para o desenvolvimento em Gestão de Pessoas        

             A Natura pode ser considerada uma empresa com visão contemporânea em GP, por vários motivos. Alguns deles são seu constante investimento em treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, sempre focando na sua motivação, procura também estar acompanhando o desenvolvimento externo à organização, trazendo o conceito e a aplicação da educação corporativa bem como de sustentabilidade.

              Possui também uma visão estratégica e inovadora para com sua Gestão de Pessoal e inovação de seus produtos. O achatamento de sua estrutura hierárquica traduz-se nas próprias palavras de uma das Gerentes de Treinamento da Natura, a Denise Asnis "O modelo educacional montado pela Natura abandona a hierarquia corporativa, em que os “pensadores” estavam no topo da pirâmide e os “fazedores” na base. A empresa valoriza a diversidade e a capacidade de contribuição de cada indivíduo.".  

               Esta empresa propaga que a crença na força e na riqueza das interações humanas é que influencia o seu modelo de negócio. Este é um grande exemplo de empreendedorismo.

Referências bibliográficas:

HUMANOS, Recursos; Natura. Gestão de Pessoas. 2013. Disponível em:. 28/02/2016. ASNIS, Denise. Educação Corporativa - Uma experiência Natura. Disponível em:. 28/02/2016.

NATURA. Sítio na internet. Disponível em: <http://www.natura.com.br/a-natura/sobre-a-natura/historia> acessado em: 28 de fevereiro de 2016.

b) Estudamos que a Gestão de pessoas em uma organização poderá utilizar estratégias de controle ou de comprometimento, e estas estratégias poderão ser observadas em diversas características da empresa. A Natura adota, em sua Gestão de Pessoas, estratégias de controle ou estratégias de comprometimento? Justifique a sua resposta apresentando como a Natura gerencia: (3,0 pontos)

a. A Estrutura organizacional;

b. Como organiza o trabalho;

c. Como realiza o trabalho;

d. Como estrutura a participação dos colaboradores;

e. Como organiza sua política de treinamento.

Participe e discuta com os seus colegas este exemplo de superação nacional chamado Natura.

Apresentar as resposta a essas duas questões num único texto, seguindo os critérios de avaliação dispostos a seguir.

Critérios de Avaliação do Fórum de discussão:

- Inserir 1 (um) Comentário sobre o tema do Fórum: a redação deve ter entre 10 e 15 linhas e deverá ser constituída por título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências (o título e as referências não serão contabilizados no cálculo da quantidade de linhas);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (308.6 Kb)   docx (76.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com