TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de recursos humano

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.792 Palavras (16 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

superior de tecnologia em gestão de recursos humanos

ROSIMAR CAETANO DE MOURA

[pic 4]

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

[pic 5]

Morrinhos

2015

ROSIMAR CAETANO DE MOURA[pic 6]

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Norte do Paraná.

Morrinhos

2015

SUMÁRIO[pic 7]

1 INTRODUÇÃO.                03

2 OBJETIVOS.......................................................................................................06

2.1 OBJETIVO GERAL        06

1.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS        .06

3 DESENVOLVIMENTO        .07

4 CONSIDERACÕES FINAIS        .13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        .15


  1. INTRODUÇÃO

                O presente trabalho abordará a temática do modelo de gestão por competência e da Gestão do conhecimento dentro das organizações, destacando os benefícios e vantagens de sua aplicação dentro do ambiente organizacional e diante do mercado cada vez mais competitivo em que vivemos.

                Antes de abordar esse tema dentro do ambiente das organizações, primeiramente é necessário conhecer o significado de gestão por competência e gestão do conhecimento. O termo gestão por competência pode ser resumido como uma percepção integradora que tem a finalidade de envolver as pessoas e a organização com base em uma perspectiva estratégica, dentro desse contexto é possível entender que a Gestão por competência é um modelo de gestão que prioriza o conhecimento, atitudes, habilidades e experiências que se revelam diante de determinados comportamentos, frente ao contexto organizacional da empresa e que resulta em práticas que favorecem tanto os colaboradores quanto a empresa, agregando deste modo valor econômico e social.

                Uma organização que adota o modelo de Gestão por Competências possui como vantagem o aumento dos resultados e consequentemente o aumento dos lucros, a redução de custos operacionais, o desenvolvimento de uma gestão mais eficiente, maior interação entre os colaboradores e a empresa, além de proporcionar um ambiente que permita que o funcionário esteja em constante aprendizagem, incentivando e motivando de forma contínua e permanente.

                 A Gestão do Conhecimento consiste em um modelo de gestão baseada na metodologia sistêmica de identificação, concepção, renovação e aplicação de conhecimentos estratégicos dentro de uma organização. A prática da Gestão do Conhecimento, tem a finalidade de organizar de modo estratégico os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos de forma estratégica ao sucesso da organização.

                Ao adotar um modelo de gestão baseado na gestão do conhecimento, se torna possível para a empresa a identificação e mapeamento das competências presentes nos colaboradores; o gerenciamento dos conhecimentos que geram vantagens competitivas para a empresa; além de tornar acessíveis informações corporativas necessárias para os bons resultados e aumento dos lucros da empresa.

                Agestão do conhecimento pode ser considerada um processo corporativo com foco central em uma estratégia organizacional que abrange a gestão por competências, capital intelectual, aprendizagem organizacional,  e a educação corporativa, com  a finalidade de obter  melhores resultados e manter seus colaboradores expostos a novos  conhecimentos e desenvolvimento contínuo.

                Dentro desse contexto será apresentado uma análise dos principais fatores que podem garantir sucesso de uma organização, destacando o  empreendedorismo como característica fundamental ao sucesso da Cosmotec e a importância do fator inovação para conseguir um lugar de destaque frente a um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

                Empreendedorismo consiste na capacidade de identificação de novas oportunidades erealização das mudanças necessárias, empreender nada mais é do que um ato de modificação. Destarte, empreendedorismo e inovação, ainda que distintos, são conceitos que se encontram fortemente arrolados. É plausível dizer que empreendedorismo é o ato de criar e empregar inovações de forma a originar novas oportunidades. Empreender constitui o estímulo de modificar as condições atuais em determinado ambiente, utilizando novos ideais para alcançar determinados objetivos.

        Outro fator importante que será abordado no presente trabalho é o Planejamento de Carreira dentro das organizações. O Planejamento de carreira caracteriza-se por ser um fator motivacional para os colaboradores, ao mesmo tempo em que criando esse planejamento a organização contribui para que o indivíduo possua enfoque sistêmico dos seus objetivos pessoais e organizacionais, estabelecendo a interação entre conhecimento, habilidade e atitude.

        A gestão por competência e a gestão do conhecimento estão fortemente relacionados, visto que a primeira tem por objetivo instituir políticas etécnicas que buscam gerenciar o conhecimento organizacional para que a organização alcance suas metas e objetivos. Já a segunda se preocupa em gerenciar os recursos que se desenvolvem dentro da organização, de modo que as competências necessárias sejam integradas aos interesses organizacionais. Ressaltando que as competênciassão determinadasatravés da relação entre as pessoas e o conhecimento.

        Para que uma organização consiga alcançar o sucesso tão sonhado,  torna-se necessário a articulação de três fatores fundamentais: a motivação, ambiente adequado e conexão com a realidade. É indispensável que os colaboradores acreditem que alcançar as metas propostas é um sonho possível, sendo imprescindível que os gestores conheçam a organização de tal forma que facilitem o entendimento e cumprimento dos deveres e direitos dentro do ambiente organizacional, conquistando a confiança dos colaboradores e valorizando suas potencialidades, buscando manter um clima organizacional predisposto a inovação e a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com