TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao social

Por:   •  3/11/2015  •  Resenha  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  1.476 Visualizações

Página 1 de 5

O autor do texto revisitando o conceito de gestão social tem como objetivo principal revisar alguns conceitos importantes sobre a gestão social.  E para isso, consideram-se alguns pontos importantes sobre gestão social a ser trabalhados.

A gestão social começou a ser repensada no inicio de 1990 , quando o neoliberalismo econômico chegou ao Brasil. Isso fez com que surgisse a necessidade de repensar o conceito de gestão Publica, entendendo a Administração Publica não como um meio para contribuir com o desenvolvimento do país, mas apenas como um instrumento para regular o mercado.

Tenório (2005), diz que gestão social é entendida como o processo gerencial que sede espaço para as relações sociais participantes da ação que pode acontecer em qualquer esfera social, seja publico, privado ou organizações não governamentais, onde  a tomada de decisão é compartilhada por todos, ou seja, todos tem o direito de se expressar sem nenhum tipo de coação.

Existe uma linha de pesquisa que vem promovendo toda essa discussão, que por sua vez se orienta através de quatro pares de palavras-categorias: Sociedade-Estado e Trabalho-Capital, gestão estratégica e gestão social.

A primeira categoria que tem como par de palavras: Estado-Sociedade e Capital- Trabalho. Teve suas posições invertidas ficando focado da seguinte maneira Sociedade-Estado e Trabalho-Capital. Essas alterações aconteceram devido ao objetivo de mostrar que as palavras Sociedade e Trabalho são os conceitos principais dessas relações, o foco não é desmerecer o Estado ou o Capital, mas sim enfatizar o papel importante que a Sociedade civil e o Trabalho realizam nesta interação.

Quanto ao segundo par, remete que gestão estratégica atua de forma que é determinada pelo mercado, portanto é um processo de gestão focado na competição, ou seja, no concorrente, e um dos seus principais objetivos é o foco no lucro, prevalecendo o monologo, onde apenas o individuo se sobressai na tomada de decisão. Já na gestão social, o que ocorre é contrario, pois ela atua de forma que é determinada pela solidariedade, com foco no coletivo, onde o que se sobressai é o dialogo, onde todas as partes envolvidas são escutadas.

Ampliando os estudos, outros pares de palavras foram acrescentados: Sociedade-Mercado. Estes tem haver com os processos de interação que a sociedade civil organizada, denominada como terceiro setor (organizações não-governanmenteis, associações e movimentos sociais) desenvolvem com o segundo setor (mercado) e com o primeiro setor (estado).  Portanto, a semelhança que existe entre Sociedade-Estado e Trabalho-Capital, no par Sociedade-Mercado, a palavra protagonista desta relação também deve ser a sociedade civil.

Portanto, a gestão social esta apoiada na compreensão da inversão destes pares de palavras ou categorias e também no conceito de cidadania deliberativa, que é a categoria intermediadora da relação existente entre os pares de palavras.

O QUE É CIDADANIA DELIBERATIVA

Esfera Publica e Sociedade Civil se tornando conceitos complementares em virtude de suas definições.  Esfera publica tem como principal característica a igualdade de direitos individuais seja no âmbito social, político ou civil, onde existe um espaço publico comunicativo no qual as pessoas colocam em temática seus problemas e inquietações por meio do entendimento mutuo. Nela existe liberdade comunicativa formada por uma sociedade de pessoas ativas e democráticas que é intermediada pela linguagem, onde procura-se identificar e compreender os problemas e propor soluções para os dilemas da sociedade.

Já a Sociedade civil, é baseada em um conjunto de instituições de caráter não-econômico e não estatal, onde  é composta por movimentos, organizações e associações que buscam entender os problemas sociais que acontecem na esfera privada e os comunicam para as esferas publicas. Os componentes da sociedade civil são aqueles capazes de institucionalizar os discursos que podem solucionar problemas afim de transforma-los em propostas de interesse geral na esfera publica.

Portanto, a medida em que a esfera publica envolve os interesses dos indivíduos, tornando os públicos em determinados espaços sócias da sociedade civil através de associações, ONGs e movimentos sócias; a  sociedade civil institucionaliza e proporciona legitimidade aos seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (298.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com