TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Prezado aluno:

Estamos desenvolvendo um Projeto Inovador em nossa Universidade, com embrião no Campus Unisul Virtual. Trata-se de um projeto de concepção, estudos, pesquisas, práticas educacionais e de extensão, ligados à área de educação ambiental. Informamos que este será um projeto transversal, envolvendo e interagindo com alunos, professores, comunidade acadêmica e sociedade, permeando todos os cursos e, possivelmente, todas as Disciplinas, Certificações e Unidades de Aprendizagem constantes no portfólio da Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina. Este projeto denomina-se “Observatório de Educação Ambiental” e estará disponível em uma Comunidade  Virtual, em espaço próprio no EVA, com o título “Observatório de Educação Ambiental”, anexo ao Portal da Unisul e EVA.

Você irá participar do Projeto por meio desta disciplina, quando se pretende realizar uma investigação e diagnóstico de casos relacionados com ações antrópicas sobre o ambiente, estarão presentes fatos reais e registro desses fatos, além de intervenções comprovadas. Sua ação será de relatar os acontecimentos, com fontes comprovando o caso, apontar o que for solicitado na AD e propor intervenções a partir da sua percepção da realidade demonstrada e de ações desencadeadas em relação ao fato, enquanto acadêmico do Curso e desta Unidade de Aprendizagem.

Seu trabalho será avaliado e poderá integrar o grupo de trabalhos submetidos e publicados no Observatório de Educação Ambiental, que está em fase final de projeto e concepção.

Ao estudar a Unidade de Aprendizagem Gestão ambiental e Desenvolvimento Sustentável, você pode compreender que os ecossistemas alteram suas composições em resposta às mudanças das condições ambientais, ou seja, qualquer ação aplicada a determinado meio acaba repercutindo em todas as estruturas e espécies que nele vivem, afetando a qualidade ambiental. Com isso em vista, realize as seguintes atividades:

  1. Pesquise algum caso de gestão ambiental no Setor Secundário da Economia, que tenha sido organizado ou evidenciado em alguma organização que atua na área comercial, ou presente em Artigo publicado em uma revista eletrônica ou impressa, que aborde questões relativa à sustentabilidade no meio. Em seguida apresente, por meio de um texto de no mínimo 15 linhas, a situação/forma como foi tratada a referida questão, com destaque para o foco ambiental do caso. (3,0 pontos)

R:         Buscando se utilizar dos recursos naturais, economizando e utilizando de maneira correta a água, reciclando subprodutos e resíduos como também reduzindo os gazes de efeito estufa entre outras ações, a preservação do meio ambiente é uma prioridade para a AmBev, e faz parte da gestão da companhia. Trata-se de uma empresa com o capital aberto, que vem se alinhando para ser uma das maiores empresa do mundo do ramo de atividade de bebidas. A empresa conta com funcionários conscientes e engajados que fazem isso tudo dar certo, como também levam ações de conscientização, conservação e recuperação dos recursos naturais. Nos últimos anos foram estabelecidas 8 metas ambientais que são compartilhadas entre 25 países que devem de ser cumpridas até 2017, sendo elas:

1. Reduzir o consumo interno e água para um índice de 3,2 litros para cada litro de bebida embasado;

2. Trabalhar em parceria com stakeholders locais para melhorar a gestão de água em regiões-chave de cultivo de cevada;

3. Junto com parceiros locais, participar de medidas que protejam os mananciais de todos os pontos estratégicos onde temos instalações fabris em 7 países incluindo Brasil;

4. Reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 10%;

5. Reduzir o consumo de energia em 10%;

6. 70% dos refrigeradores adquiridos anualmente devem ser modelos mais ecológicos;

7. Reduzir em 100 mil toneladas os materiais usados para embalagens;

8. Reduzir em 15% as emissões de carbono nas operações da Companhia.

                   Todos esses projetos têm um foco que é traçado periodicamente, e sempre que atingido o objetivo, é estipulado outro, para que se possa dar continuidade no trabalho e assim ter novas conquistas com grandes resultados.

                   Apesar de o planeta ser coberto de 75% de água, apenas 3% é próprio para o consumo, e desses 3% apenas um terço está acessível, e pensando nisso a AmBev criou o projeto chamado bacias. O objetivo do projeto é promover a recuperação, conservação, gestão e a disseminação de diversas regiões das águas do Brasil.

                   Outro fatos são as confecções das garrafas PET do Guaraná, Soda, H2OH começaram a ser 100% recicladas, fazendo com que diminuísse uma grande parte da poluição, assim ajudando o meio ambiente. As garrafas de vidros são de uma boa parte reciclada (a cada 10 garrafas feitas, seis são feitas com vidro reciclável), essa fabricação de garrafas é feita com biogás, fazendo com que o forno remova até 99,95% dos poluentes. Todos os veículos para transportes são movidos a gás natural, isso representa uma redução de 20% a menos na emissão de CO2.

2) Apresente o texto do artigo ou relatório da empresa de onde você colheu as informações que apresentou na questão 1. Indique o link da Internet onde buscou o Artigo ou Relato, e referencie no formato da ABNT sua fonte. (3,0 pontos)

R:

AMBEV. Em Busca da Eco-eficiência. Disponível em:

Acesso em 19 de outubro de 2015.

AMBEV. Projeto Bacias. Disponível em: Acesso em 19 de outubro de 2015.

AMBEV. Ambev Recicla. Disponível em: Acesso em 19 de outubro de 2015..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (313.4 Kb)   docx (412.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com