Gestão De Pessoas No Campo Da Administração Moderna
Por: Carolina Medeiros • 5/9/2025 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 122 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EAD
Aluna: Ana Carolina Medeiros De Lima
Matrícula: 1250125052
Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas
Tutor: Menelick Neto
GESTÃO DE PESSOAS NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
Rio de Janeiro/RJ
2025
Primeiramente, é importante reconhecer que a dinâmica familiar na empresa
traz suas próprias particularidades.
Consultoria de RH para a empresa Spartaccus – Construção civil
Primeiramente, é importante reconhecer que a dinâmica familiar na empresa traz suas próprias particularidades. Suas filhas e genro sendo parte da equipe tem uma vantagem significativa. Elas atuaram como gerente de projeto, tendo em vista que são arquitetas. Seu genro sr. Almir permanecerá como gerente comercial. Abaixo irei citar estratégias que irei considerar.
Subsistemas de RH:
• a) Recrutamento e Seleção: Para organizar a empresa Spartaccus, eu proporia a implementação de um processo seletivo estruturado e transparente para as novas contratações. Isso incluiria a definição clara dos perfis profissionais desejados para os cargos de mestre de obras, eletricista e encanadores, a divulgação das vagas em canais adequados, a realização de entrevistas técnicas e comportamentais.
• b) Retenção de Talentos: Depois de identificar a melhor pessoa dentro do perfil ideal e inseri-la no contexto da empresa, deve-se manter quem está apresentando bons resultados. fornecendo reconhecimento profissional e garantir uma cultura de feedback, podendo-se investir em planos de carreiras, benefícios e bonificações atraentes e propor reajustes salariais de acordo com o tempo na empresa.
Os Fatores de risco e ações para reduzir ou eliminar os riscos:
Com base na análise da estrutura atual da empresa, destacam-se os seguintes riscos e respectivas estratégias de mitigação:
• Risco de conflitos familiares: Para reduzir esse risco, seria fundamental estabelecer claramente as responsabilidades e as áreas de atuação de cada membro da família na empresa. Isso poderia ser feito por meio da elaboração de um organograma funcional, que indique as hierarquias e as áreas de atuação de cada um, evitando sobreposição de funções e possíveis conflitos.
• Sobrecarga do proprietário: Delegar tarefas operacionais, focar em um modelo de gestão participativa e implementar um comitê semanal de gestão com os líderes técnicos e comerciais.
• Conflito de Gerações: As diferenças de abordagem entre José Augusto (autoridade centralizada) e suas filhas (geração Y) podem comprometer a harmonia no ambiente de trabalho. Ações: Promover reuniões regulares para alinhar expectativas e discutir a divisão clara de responsabilidades. Implementar
...