TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Por:   •  6/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual

Gestão Estratégica

XXXX

03-18

Gestão Estratégica

Uma repaginada na Estratégia e no Modelo de Negócios

Apresentar a revisão estratégica da “Livraria da Esquina” com uma nova abordagem, proposta de negócio e modelo de atuação através da organização da companhia com Visão, Missão e Valores bem definidos, análises do macroambiente de negócios, do ambiente competitivo e matriz SWOT para a construção da estratégia competitiva, mapa estratégico e recomendações estratégicas com os planos de ação sugeridos.

Nossa visão

Ser a principal fonte de educação, cultura e lazer, pela leitura, de Nova Iorque, nos próximos 3 anos.

Nossa missão

Nossa missão é oferecer a melhor seleção de leitura para clientes de todas as idades. Nós somos comprometidos com todas as pessoas e organizações, nacional e internacionalmente, para melhorar o conhecimento do nosso público e construir um planeta mais pacífico e sustentável.

Nossos valores

Excelência & Qualidade: em conteúdo e atendimento.

Respeito: por tudo e com todos.

Confiança: na marca e em nossa gente.

Grau de rivalidade entre as empresas é alto e impacta diretamente a rentabilidade média da indústria uma vez que começam as práticas de descontos mais agressivas, os motivos para este ponto são:

  • A indústria cresce lentamente uma vez que a base de clientes manteve-se estável nos últimos anos;

  • A Fox Books Megastore possui excesso de capacidade de estoque e fornecimento de livros;

  • Não há diferenciação na qualidade do produto entregue, os livros são os mesmos;

Percebe-se grande ameaça da nova entrante Fox Books Megastore por:

  • Manter recursos substanciais para seguir uma disputa por clientes;

  • Crescimento da base de clientes muito lento, na verdade, estagnado nas últimas análises.

A ameaça de produtos substitutos com o avanço da tecnologia:

  • A chegada de e-books é uma das possibilidades de falta de crescimento das bases de clientes das livrarias.

O poder de barganha dos compradores existe para a Fox Books Megastore e não para a Loja da Esquina:

  • Com o alto nível de capacidade de estoque, a livraria Fox Books Megastore consegue manter uma grande negociação dos livros com seus fornecedores pelo volume de compra e refletir em descontos bastante agressivos em detrimento a um serviço não personalizado para seguir capturando clientes.

A estratégia de competição escolhida para a nova Loja da Esquina deverá ser a de DIFERENCIAÇÃO no atendimento na loja física (personalizado) e distribuição (pela inserção do e-commerce, e-books e contratos com empresas de transporte/logística) além de uma nova estratégia de ENFOQUE (pela associação com empresas do ramo educacional e com contratos de exclusividade de distribuição de livros para escolas e instituições de ensino).

1. Reduzir custos operacionais e de transação de informações.

2. Aumento de  fidelização dos clientes e frequência de compra.

3. Otimização do tempo de entrega dos livros pelos fornecedores.

4. Para o aumento de vendas:

        4.1. Prospecção e fechamento de contratos com escolas, instituições de ensino e empresas logísticas.

        4.2. Introdução ao mercado de e-commerce e e-books

Apesar da entrada da Fox Books Megastore no mercado que a Loja da Esquina era dominante e apesar da impressionante queda 25% das receitas já no primeiro mês vemos oportunidades estratégicas muito valiosas que a Loja da Esquina deverá considerar, são duas grandes oportunidades de mercado:

  • Segundo SUICH (2018), percebe-se o agressivo avanço na comercialização de e-books e utilização de e-commerce, portanto devemos construir uma plataforma tal que possa atender esse mercado emergente e que já toma mais de 50% das vendas de livros nos EUA.

  • Segundo nossa missão, de “melhorar o conhecimento do nosso público e construir um planeta mais pacífico e sustentável.” um público mal explorado que temos é o de instituições estudantis e lá podemos oferecer oportunidades de leituras de forma exclusiva e atendendo sempre as necessidades e aproveitando a experiência que temos com Best-Sellers infantojuvenis estamos convictos que será muito bem aceito.

Além dessas oportunidades de negócios precisamos resgatar a visão dos clientes da nossa loja física, pela excelência no atendimento, criando um programa de fidelização e além disso precisaremos revisar nossa estrutura de atendimento operacional uma vez que não temos capacidade física para aumentar o público mantendo a forma como fazemos hoje.

Por fim, devemos revisar os custos e os fluxos das transações internas para criar um ambiente mais prático e intuitivo, de forma que reduza os tempos e aumente a capacidade interna.

[1] ALMEIDA, Luciene e GARCIA, Rodrigo Os ambientes de negócios e os desafios para a criação de uma marca própria: O caso da Vella GV-EAESP, Gvcasos, São Paulo, V. 3, n. 1, 2013

[2] BARBOZA, José e ROJO, Cláudio Diagnóstico estratégico em uma empresa do setor moveleiro por meio das análises SWOT, matriz BCG e 5 forças de Porter. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.9, n.1, p.103-116, 2015

[3] Barnes & Noble Booksellers, Disponível em: <https://www.barnesandnoble.com/> , acesso em: Abril/2018

[3] Copyright, Disponível em: , acesso em: Maio/2018

[4] FGV IDE Gestão Estratégica, Módulo 1 ao 8, Acesso em: Abril/2018

[5] LOBATO, David et al Gestão Estratégica.  2. Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.

[6] SUICH, Alexandra – “The future of the book: From papyrus to pixels the digital transformation of the way books are written, published and sold has only just begun” – 2018 – Disponível em: <https://www.economist.com/news/essays/21623373-which-something-old-and-powerful-encountered-vault> - Acesso em: Maio/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com