TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 7

Matriz de tarefa individual*

Módulo: 03

Fórum: 7.2.2 Atividade Individual

Título: Cirque du Soleil

Aluno:

Disciplina: Estratégia de Empresas

Turma: 2015

Introdução

A inovação, dentro do contexto empresarial, é um fator preponderante para o sucesso do negócio. Nos dias de hoje, não basta o produto/serviço ser eficiente, ele tem que ser eficaz e trazer consigo qualidade, alto desempenho, preço acessível e valor agregado. Essas exigências e a alta competitivade do mercado obrigam as empresas a inovarem constantemente.

O Cirque du Soleil nasceu em 1984, criado por um grupo de artistas de rua. Em 1987, Guy Laliberté – um de seus fundadores – decide apostar tudo na participação no Los Angeles Art Festival, decisão importante e arriscada para o negócio, mas que obteve grande êxito. O Cirque du Soleil conquistou uma posição singular na indústria do entretenimento, dada a sua reinvenção a um mercado em decadência, oferecendo aos espectadores uma experiência inteiramente nova. Hoje, reconhecido por onde passa é uma empresa inovadora que apresenta elementos de circo e teatro, sendo considerado um dos maiores espetáculos mundiais e capaz de atrair milhões de pessoas pelo mundo.

Assim, o objetivo dessa tarefa é discorrer sobre as forças competitivas, a inovação, as estratégias de competição e a cadeia de valor usando como referência essa experiência de sucesso do Cirque du Soleil, que impressiona por sua criatividade e perfeito uso das ferramentas de gestão empresarial.  

Cinco forças competitivas

As 5 Forças de Porter é um modelo de análise estrutural que provoca implicações estratégicas quanto: Ameaça de novos entrantes (criar barreiras/condições para dificultar a concorrência de penetrar no nicho de mercado), Poder de barganha dos fornecedores (busca por alternativas a fornecedores para evitar que eles mantenham controle dos preços), Ameaça de produtos substitutos (Diversidade e opções que os clientes tem no mesmo segmento), Poder de barganha dos clientes (Preço x Qualidade = Valor percebido em relação ao produto) e a Rivalidade ente os concorrentes (Concorrência – Evitar brechas para novas empresas abocanharem uma participação no mercado).  Analisando o Cirque du Soleil percebemos que ele firmou barreiras, ainda intransponíveis a novos entrantes ao multiplicar seu padrão de qualidade e inovação jamais visto. Encanta, surpreende cada vez mais seus clientes, tornando difícil uma nova empresa superá-lo e roubar seus clientes. A marca conseguiu evitar a entrada de novos entrantes investindo em qualidade e superando expectativas e desejos dos seus clientes. O Cirque du Soleil trata fornecedores como parceiros buscando a total satisfação de seus clientes. Trabalha com equipes multidisciplinares, levando a inovação a cada etapa de desenvolvimento dos seus setores. A relação de parceria diminui conflitos com fornecedores através do modelo ganha-ganha, evitando o problema de barganha dos mesmos. No Cirque du Soleil a inovação e diferenciação é voltada para a expectativa e melhor experiência do cliente. Desenvolveram tanta inovação que tornaram-se únicos, impossibilitando clientes de buscarem outros tipos de entretenimento semelhante. Assim, o Cirque du Soleil mantém a vantagem competitiva que atrai mais e mais clientes mesmo a preços elevados. Com a inovação, arte de criar, reinventar e substituir seus próprios produtos, o Cirque du Soleil está sempre a frente no mercado, eliminando ameaças de produtos substitutos. Como vimos, o mercado de atuação do Cirque du Soleil é muito específico e diferenciado, o que não nos deixe compará-lo aos demais circos. Não existem espetáculos tão grandiosos, com tantos efeitos, qualidade, atratividade, diferenciação, inovação e efeito lúdico como os do Cirque du Soleil, assim elimina-se rivalidade entre empresas concorrentes, pois ele não possui concorrência no seu segmento de mercado.

Estratégias competitivas

A Estratégia Competitiva refere-se, nos dias de hoje, a como uma empresa decide competir em um mercado em respostas às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável, estabelecendo uma posição lucrativa contra as forças que determinam a concorrência.  As empresas, então, agindo de forma sistêmica, precisam desenvolver, em seus planejamentos, estratégias diferenciadas para criar valor para seus clientes e conseguir se estabelecer e prosperar no mercado em que está inserida.

Assim, o planejamento de uma empresa é fundamental e deve ser feito com base na inovação. Porter, enumera três estratégias genéricas internamente consistentes para criar uma posição defensável a longo prazo, superando os concorrentes: liderança de custo total, diferenciação e enfoque.

Estudando o Cirque du Soleil, percebemos a estratégia competitiva que mais se destaca é a diferenciação, buscando inovar de forma contínua a ponto de desenvolver um produto altamente atrativo e lucrativo: um produto Único. O Cirque du Soleil também tem situação favorável quanto a liderança em custos, pois tem uma condição quase única e espetáculos singulares. Além disso falta concorrentes a altura e com constantes inovações em seus shows não precisam brigar por preço, uma vez que a alta qualidade garante seu público. Investindo em diferenciação e liderando em custos garantindo um cliente fiel e satisfeito, o Cirque du Soleil atende de forma eficaz os objetivos propostos no seu planejamento. Esse enfoque gera além da realização dos objetivos a capacidade de suprimir barreiras negativas do mercado, buscando a melhoria contínua, atingindo metas pré-estabelecidas e conquistando o sucesso almejado. Buscando a diferenciação e a inovação o Cirque du Soleil torna-se uma marca com enorme valor agregado percebido pelos “clientes” e cada vez mais competitiva.

 Cadeia de Valor

Segundo Porter, cadeia de valor consiste na relação entre recebimento de matéria-prima, transformação em resultados e canalização desses resultados para compradores, acrescentando valor em cada ponto do processo. O desenvolvimento de suas atividades de forma mais eficiente acaba criando vantagem competitiva que lhe favorece no mercado em relação aos seus concorrentes. É a maneira que uma empresa usa para criar cada vez mais valor para seus clientes. Toda empresa se preocupa em fazer com que seu produto tenha valor para o cliente, valor subjetivo. Essa ideia de valor pode chegar até o cliente através de uma pesquisa de satisfação bem conduzida e devidamente divulgada pelo departamento de marketing da empresa.

No caso do Cirque du Soleil, percebemos inovação em toda a sua cadeia de valor, gerenciando positivamente suas atividades, atendendo o cliente, buscando fidelizá-lo e fazer com que traga novos clientes através do valor percebido e propagado em seu produto. A busca por parceiros em atividades que não são sua especialidade, garantem alto nível tanto nas atividades primárias (Logística de Entrada, Operações e Logística de Saída) como em suas atividades secundárias/suporte (Compras, Pesquisa e Desenvolvimento, Gerenciamento de Recursos Humanos e Infraestrutura), obtendo excelentes resultados operacionais e financeiros.

Conclusão

O ramo do entretenimento que tanto encanta e agraga valor para seus clientes é muito complexo e dinâmico. Planejamento estratégico e capacidade de se antecipar aos acontecimentos do mercado para se diferenciar e melhorar constantemente exigem muito esforço e árduo trabalho, porém quando bem realizados são ingredientes indispensáveis para um desfecho de sucesso. Assim faz o Cirque du Soleil ao gerar expectativa e curiosidade até mesmo em quem nunca assistiu a um de seus grandes shows. Ele diferenciou-se do circo tradicional em todos os aspectos do negócio, criou um novo espaço de mercado o que o tornou único. Consegue atrair sempre novos clientes, de todas as idades, com músicas-tema, efeitos visuais, ambiente mágico, figurino impecável e espetáculos com “estrelas” extremamente qualificadas. O Cirque du Soleil é um exemplo a ser seguido pelas empresas pela incansável busca por inovação e capacidade de se posicionar diante as cinco forças competitivas de Porter, sobre a questão da estratégia competitiva e ainda sobre a cadeia de valor. Administrando bem as ferramentas de gestão, o circo mantém-se praticamente sozinho no segmento, gerando satisfação aos clientes, colaboradores e fornecedores. O desafio pelo que é diferente e desperta emoções atraem milhares de pessoas aos espetáculos e gera muitos fãs ao redor do mundo. Planejar analisando seus ambientes externo e interno, diferenciar-se para se tornar especial, inovar para criar e agregar valor, ser competitivo e criativo, possibilitar realização de sonhos sem esquecer da qualidade dos processos e da importância do capital humano fazem do Cirque du Soleil essa marca tão famosa, reconhecida, admirada, divulgada e desejada por todos: uma verdadeira história de administração competente e sucesso.

Referências bibliográficas

CAMPOS, Wagner. O que é a Estratégia Competitiva? Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-que-e-a-estrategia-competitiva/28236/. Acesso em: 01/04/2015.

CANDELORO, Raúl. Como ter sucesso no lançamento de um novo produto ou serviço. Disponível em: http://carreiras.empregos.com.br/. Acesso em 31/03/2015.

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da Administração. Rio de Janeiro:  Editora Elsevier, 2006.

FERRARI, Renato. O CRM e as Cinco Forças Competitivas. Disponível em: http://www.sinprorp.org.br. Acesso em 01/04/2015.

KOTLER, Philip e KELLER, Kelvin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2006.

PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência. Tradução: Elizabeth Maria de Pinho Braga. 7 ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1986.

NIXON, Elisabeth. Como funciona o Cirque du Soleil. Disponível em: http://lazer.hsw.uol.com.br/cirque-du-soleil.htm. Acesso em 01/04/2015.

WIKIPEDIA, a enciclopédia livre. Cirque du Soleil. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cirque_du_Soleil. Acesso em: 01/04/2015.

GUEDES, Paulo. O Circo da Inovação. Revista Época. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR74988-6049,00.html. Acesso em: 02/04/2015.

LIMA, Daniel. As Cinco Forças de Porter. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/as-cinco-forcas-de-porter/57341/. Acesso em: 02/04/2015.

MINDQUEST EDUCAÇÃO. 7 dicas de inovação aprendidas no Cirque du Soleil. Disponível em: http://www.mindquest.com.br/7-dicas-de-inovacao-aprendidas-cirque-du-soleil/. Acesso em: 02/04/2015.

MUNDO DAS MARCAS. Cirque du Soleil. Disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/08/cirque-du-soleil-o-circo-mgico.html. Acesso em: 02/04/2015.

OTTO, Sérgio. Cirque du Soleil – Uma Análise Estratégica. Disponível em: http://www.jimmyffw.com/blog/cirque-du-soleil-uma-analise-estrategica/. Acesso em: 02/04/2015.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (55.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com