TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica Análise da Anglo American

Por:   •  28/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.383 Palavras (22 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 22

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Análise Estratégica da Anglo American Brasil Iron Ore

2º Semestre de 2016

  1. Introdução

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de aplicar os aprendizados e conhecimentos adquiridos no curso de Gestão Estratégica, através do uso de ferramentas para análise de uma empresa.

A escolha do conglomerado britânico Anglo American se deu principalmente devido a facilidade na obtenção de informações. Infelizmente foi necessário a escolha de apenas uma das divisões de produtos da empresa para o estudo, principalmente devido ao volume de informação e a diversidade de produtos e mercados que englobam toda a Anglo American.

A divisão escolhida foi a de Anglo Ferrous Brazil, criada em 2008 para ficar responsável pela parte de Iron Ore (minério de ferro), dona do projeto Minas-Rio e de 50% do porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Tal escolha foi feita pelo mesmo motivo da empresa, ou seja, facilidade na obtenção de informações.

Os dados quantitativos da empresa foram retirados do site da mesma, de artigos a respeito da empresa e do mercado de mineiração e dados divulgados pela empresa para associações. Informações como metas globais, visão da empresa, perspectivas para o futuro e declarações importantes também foram retiradas dessas fontes.

Além disso, informações como a história da empresa e entrevistas com membros do comitê executivo também foram pesquisadas por estes meios, com principal objetivo de alinhar a todos os objetivos e principais acontecimentos da empresa.

  1. Apresentação da empresa

A Anglo American é uma multinacional britânica com 99 anos, presente mais de 40 países e em todos os 5 continentes. A companhia já soma mais de 40 anos de atuação no Brasil e está presente nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pará, Amapá e Minas Gerais.

Principal investimento global da Anglo American, o Sistema Minas-Rio, gerenciado pela Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil (Anglo Ferrous Brazil), teve seu primeiro embarque de minério de ferro realizado em 2014. Sua capacidade de produção é de 26,5 milhões de toneladas de concentrado de minério de ferro por ano e é voltada para a exportação para o mercado mundial.

A sede brasileira da empresa, localizaa em Belo Horizonte, possui um papel estratégico principalmente por conta de sua proximidade com as minas de Conceição do Mato Dentro (CMD) e Santo Antônio da Grama. Do interior mineiro até o litoral fluminense, o minério de ferro é transportado por um mineroduto de 529 km que passa por 33 municípios até chegar a São João da Barra (RJ).

A Anglo, hoje a quinta maior mineradora global diversificada, apostou no projeto Minas-Rio principalmente por conta do preço do minério de ferro da época e pela grande demanda da China por aço. E, por isso, iniciou a construção, em agosto de 2008, do então maior mineroduto do mundo, com cerca de 529 quilômetros de extensão, e que passa por 33 municípios ligando a mina e unidades de beneficiamento de minério de ferro da Anglo Ferrous Brazil, em Minas Gerais, ao Porto do Açu, no Rio de Janeiro. Este é o maior investimento mundial da mineradora com cerca de US$ 14 bilhões alocados desde sua compra junto a empresa MMX, em 2007.

  1. Descrição dos produtos

O concentrado de minério produzido no Sistema Minas-Rio possui alto teor de ferro (67,5%) e baixo teor de impurezas. Do tipo pellet feed, são comercializadas duas categorias do produto: pellet feed de Redução Direta e pellet feed de Alto-Forno.

Isso permite diferentes aplicações na siderurgia, em processos de aglomeração como a sinterização e a fabricação de pelotas (pellet feed). O uso de pelotas de minério de ferro é comum na siderurgia, principalmente na Redução Direta, e o sínter é destinado especificamente ao processo de Alto-Forno. A Anglo American tem implantado um rigoroso controle de processo para garantir a qualidade dos produtos do Minas-Rio. O controle de qualidade é realizado ao longo de todo o processo de produção, desde a pesquisa geológica dos recursos minerais até o embarque dos produtos no Porto do Açu.

As amostras coletadas em diversas etapas do processo produtivo são analisadas em laboratórios instalados próximos à mina, à planta de beneficiamento e ao porto.

  1. Missão, Visão e Valores

  1. Missão

A missão da Anglo American é descrita em uma simples frase, muito replicado pelos colaboradores da empresa, "Juntos, criamos valor sustentável que faz a diferença", ou seja, “localizar  novos recursos,  planejar e construir nossas minas e minerarprocessartransportar e comercializar nossos produtos”.

Ainda segundo a empresa, seu principal objetivo sempre foi gerar retorno aos acionistas, se esforçando para fazer uma contribuição real e duradoura para a sociedade - isso é fundamental e os define como empresa. Acredita-sex que isso deve ser feito através de parcerias que beneficiam ambas as partes e se refletem na visão, descrita abaixo.

  1. Visão

A visão da Anglo American é: "Parceiros no futuro", ou seja, conseguir gerar valor direto para os acionistas, se esforçando para fazer uma contribuição real e duradoura para a sociedade – para isso, a empresa acredita que deve ser feito através de parcerias que beneficiam ambas as partes.

A ambição da emrpesa é de criar um negócio resiliente que entregue rentabilidade e fluxos de caixa em meio aos ciclos de preço. E ela pretende alcançar isso por meio de três escolhas estratégicas: “onde competimos, como ganhamos e nossas principais habilidades imprescindíveis”.

  1. Valores

Os seis valores da empresa formam o modelo da forma de cada funcionário deve trabalhar. Os valores são: Segurança (TODOS os acidentes podem ser prevenidos através de programas internos), Preocupação e Respeito (tratar as pessoas com respeito, dignidade e cortesia, construindo assim confiança entre todos), Integridade (abordagem honesta, justa, ética e transparente em tudo o que fazemos), Responsabilidade (Cumprimos o que prometemos e reconhecemos nossos erros), Colaboração (todos trabalhando juntos para tomar decisões e fazer as coisas de forma mais eficaz) e Inovação (Desafiar o modo como as coisas sempre foram feitas. Desenvolvendo ativamente novas soluções, maneiras de trabalhar e novos modos de pensar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (305.5 Kb)   docx (53.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com