TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica: Case Renault Nissan

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: MBA Executivo

Disciplina: Gestão Estratégica

Turma: MBAW1815GE

Período letivo: 2020/ 1º Trimestre

Professor: Luiz Francisco Modenese Vieira

Data: 02 de abril de 2020.

Case: “The Renault-Nissan Alliance”

Participantes:

Felipe Bersch

Marco Saldanha

Mario Alho

1. Quais as possíveis fontes de valor que motivaram a criação da aliança entre a Renault e a Nissan?

No final dos anos 90, a Renault vendia cerca de 85% do seus carros na Europa Ocidental (sendo um terço deles na França). Embora fosse uma empresa sólida, estava enfrentando tais restrições para expandir suas vendas para os outros continentes e possuía uma participação pouco expressiva no mercado premium de carros e de caminhões leves.

A Nissan, por outro lado, era uma empresa japonesa, com um número de vendas razoável nos Estados Unidos e no continente asiático, duas localizações complementares ao mercado desenvolvido pela Renault. Porém enfrentava sérios problemas de gerenciamento, vinha perdendo mercado há 27 anos e estava à beira do colapso (cerca de $ 20 bilhões em dívida), sendo, inclusive, pressionada pelos bancos credores da companhia para achar um parceiro que ajudasse a financiar sua estrutura.

É interessante citar um comentário feito por um executivo sênior da Nissan durante as primeiras reuniões: “Nos ensine a dar lucro”.

O contraponto dessa situação era o apelido dado ao Carlos Ghosn “Le Cost Killer”, utilizando práticas de gestão ousadas, com constantes programas de redução de custo. Ou seja, a junção Renault-Nissan agregaria um conceito de administração mais eficiente.

Com relação ao produto, a Renault era conhecida por design e inovação já a Nissan por qualidade, durabilidade e tecnologia, teriam um produto mais promissor em mercados criteriosos, como os carros premium.

A Renault tinha dificuldades de entrar no mercado Asiático e na América do Norte, com a participação da Nissan nesses mercados, o processo de introdução do produto Renault seria facilitado.

Já o fôlego pretendido pela Nissan seria atendido com os investimentos feitos pela sua parceira.

O conselho de administração da Renault e da Nissan vislumbraram transformar a aliança Renault-Nissan em uma das cincos maiores montadores do mundo com Market Share aproximado em 9,5 %, sozinhas elas representavam menos de 5%, cada.

Com a disciplina e metodologia Asiática somadas as práticas Francesas a aliança foi gerada através da perspectiva de agregar aspectos culturais relevantes, gerando uma cultura integrada. (Exemplo idioma adotado foi o Inglês, ao invés do Francês ou Japonês).

2. Quais os possíveis riscos de alianças estratégicas como a Renault-Nissan, e como estas duas empresas têm conseguido superar tais riscos?

Existem diversos riscos de alianças estratégicas como a da Renault Nissan. Alguns dos mais emblemáticos são relatados no início do case e consistem na dificuldade de realizar economias e sinergias (devido às particularidades de suas áreas de manutenção e vendas adicionais), no engajamento  dos funcionários de ambas as empresas para trabalharem juntos (mesmo estando à mercê de diferentes funções e culturas), no desenvolvimento de uma política na qual a identidade e cultura de cada empresa seja respeitada e não interfira na performance das operações, na interpretação do mercado pela aliança de duas empresas conhecidas por produtos com características diferentes (Nissan = Qualidade + Confiabilidade, Renault = Design e inovação) e na gestão da cadeia de fornecedores devido as diferentes características que cada empresa buscava de seus fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (220.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com