TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARLOS GHOSN – ESTRATÉGIA PARA ALAVANCAR OS RESULTADOS DA NISSAN-RENAULT

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC

CURSO ADMINISTRAÇÃO

CARLOS GHOSN – ESTRATÉGIA PARA ALAVANCAR OS RESULTADOS DA NISSAN-RENAULT

(2º SEMESTRE)

SÃO PAULO

2014

Daphine ferreira RA: C1512E3

Francielle da Silva RA: A33GEI-4

Guilherme Rocha RA: C209GD-6

Renata da Silva RA: C20BEE-2

Sarah Carolyni RA:C19057-8

Valdênia Freitas RA: C2ADD-0

CARLOS GHOSN – ESTRATÉGIA PARA ALAVANCAR OS RESULTADOS DA NISSAN-RENAULT

Um estudo sobre a recuperação da Nissan por Carlos Ghosn

                                                                               

Trabalho Acadêmico  – trabalho apresentado com exigência para a avaliação do 2º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista.

                                                                                         

Orientador: Prof. Linduarte

SÃO PAULO

2014


        

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO        4

2. RESUMO(ABSTRACT)        5

3. BIOGRAFIA        7

4. ESTRATÉGIAS _        8

4.1. Ser Corajoso e Não Ter Medo de Ser Diferente        10

4.2. Pensamento de Longo Prazo        11

4.3. Misturando Para Inovar        11

4.4. Envolver os Funcionários na Construção da Empresa        11

4.5. Acompanhar a Rotina de Perto _        11

4.6. Não desistir de Encontrar a Solução        12

5. CONCLUSÃO         18

6. SIGLAS UTILIZADAS _        19

7. BIBLIOGRAFIA _        20

  1. INTRODUÇÃO

Carlos Ghosn, 9 de Março de 1954, é o atual Diretor Executivo dos grupos Renault e Nissan.

Em 1999, recebeu a missão de reerguer a montadora Nissan e promover a globalização, se tornando o primeiro estrangeiro a assumir a presidência da empresa. A indicação de Ghosn veio da própria Renault, empresa na qual era vice-presidente de operações. Carlos aceitou o desafio e se instalou com sua família no Japão, e assumiu a direção da Nissan, com plenos poderes. Nascia assim a Aliança Renault-Nissan, tornando-se a 5ª maior montadora do mundo.

A Nissan já havia sido a maior montadora japonesa, atingindo em 1998 US$54 bilhões em vendas. Porém, não aceitaram o desafio da globalização, sendo ultrapassados por seus concorrentes Toyota e Honda. Os desejos dos clientes deixaram de ser atendidos, sem inovações, os modelos lançados eram meras cópias dos modelos concorrentes, sempre chegando por último no mercado.

Para retirar a Nissan do poço, Ghosn adotou estratégias um tanto traumáticas que poderiam torná-lo impopular diante dos funcionários e admiradores da empresa. As táticas surtiram resultado, alavancando as vendas do grupo. Ao decorrer do trabalho serão descritas tais estratégias utilizadas.

  1. RESUMO

Este trabalho descreve as estratégias usadas pelo brasileiro Carlos Ghosn durante sua gestão na empresa Nissan, a partir de 1999, quando assumiu a direção da montadora japonesa e responsável pela recuperação da mesma.

ABSTRACT

This paper describes the strategies used by the Brazilian Carlos Ghosn during his tenure at the company Nissan from 1999, when the Japanese took over the direction and responsible for the recovery of the same automaker.

  1. BIOGRAFIA

Carlos Ghosn nasceu no dia 9 de março de 1954, em Porto Velho (RO). Formado pela Escola Politécnica e pela Escola de Minas de Paris, entrou na Michelin em 1978 para dirigir a fábrica de Puy (França). Em seguida, Carlos Ghosn dirigiu as atividades da Michelin América do Sul, com base no Brasil. Em 1990, tornou-se Presidente Diretor Geral da Michelin América do Norte.

O executivo ingressou no Grupo Renault em 1996 como vice-presidente. Além de supervisionar as atividades da Renault no Mercosul, Ghosn ficou responsável pelas direções de Pesquisa, Engenharia e Desenvolvimento Automotivo, Produção, Mecânica e Compras. Em 1999, ele assumiu a Direção Geral da Nissan Motor Co, tornando-se Presidente da companhia em 2000 e CEO em 2001.

Em maio de 2005, além da Nissan, assumiu o comando do Grupo Renault.

  1. ESTRATÉGIA

Para fazer uma empresa crescer, é importante ter pulso firme e adotar estratégias bem planejadas com objetivos claros em mente. Como exemplo, Carlos Ghosn, Diretor Execultivo dos grupos Renault e Nissan, responsável pela reestruturação da empresa japonesa.

A Nissan já havia sido a maior montadora japonesa, atingindo em 1998 US$54 bilhões em vendas. Porém, não aceitaram o desafio da globalização, sendo ultrapassados por seus concorrentes Toyota e Honda. Os desejos dos clientes deixaram de ser atendidos, sem inovações, os modelos lançados eram meras cópias dos modelos concorrentes, sempre chegando por último no mercado.

Para colocar a Nissan de volta no mercado, Ghosn adotou estratégias radicais, algumas não bem compreendidas de imediato, afinal, o CEO visava lucros futuros, não apenas o presente. Abaixo estão algumas das estratégias utilizadas por Carlos.

  1. Ser corajoso e não ter medo de ser diferente

  1. Pensamento de longo prazo

Visando investir no futuro, Ghosn realizou transformações em sua linha de montagem, produzindo de acordo com a demanda, reduzindo gastos. Não há produção para estoque como antes, passou a utilizar o modelo Just in Time, no qual o pedido é feito e o carro entregue ao cliente 20 dias depois.

Assim, os estoques não ficavam abarrotados de produtos com pouca saída, gerando apenas prejuízo. O que não era investido em produção era revertido em pesquisas e investimentos em longo prazo, como inovações e tecnologia de ponta, tendências e sustentabilidade, como os carros elétricos. “Se você só pensar nos problemas de curto prazo, você não dá importância para a visão, para onde a empresa vai.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com