TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Integrada - Usina de Beneficiamento de Sementes

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: PRR – Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho.

Identificação da tarefa: Tarefa 2. Envio de Arquivo

Pontuação: 20 pontos.

Tarefa 2

Nesta tarefa iremos estudar sobre os conceitos ligados à gestão e plano de gestão integrada (PGI). O Sistema de Gestão Integrada é a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização, para implementar suas políticas e atingir seus objetivos de forma mais eficiente do que por meio de múltiplos sistemas de gestão. Direcionado para processos, é a gestão que permite integrar de forma mais eficiente, nas operações do dia a dia das empresas, os aspectos e objetivos da qualidade, do desempenho ambiental, da segurança e saúde ocupacional e da responsabilidade social.

Baseado na leitura realizada do conteúdo da disciplina realize as seguintes tarefas:

  1. Crie uma empresa fictícia e elabore um plano de gestão integrada considerando os quatro conjuntos de operações apresentados no modelo de GI (Qualidade, Desempenho Ambiental, Segurança no Trabalho e Responsabilidade Social).
  2. Justifique as ações do plano de gestão com a obtenção de resultados compatíveis com as vantagens apontadas para qualidade, desempenho ambiental, segurança no trabalho e responsabilidade social.

Tarefa 2.1

Introdução

        Programa de Gestão Integrada da empresa Solo Rico Ltda, representa o comprometimento de nossa empresa com o desenvolvimento sustentável, com a melhoria da qualidade de vida de nossos colaboradores e da comunidade em geral, visando retorno aos nossos acionistas e clientes.

        O nosso programa de Gestão Integrada foca na percepção da qualidade do ambiente de nossa empresa, através da implantação de um procedimento estruturado que nos permite um controle melhor dos efeitos ambientais, bem como a melhoria do desempenho ambiental de nossas atividades.

Caracterização da Empresa.

SOLO RICO COMÉRCIO DE SEMENTES LTDA.

Razão social GPFerreira e filhos.

CNPJ: 07.601.223/0001-52

Endereço: Rod. GO 320 km16 Faz. Santa Rita.   Fone: 64-3495-1110

Endereço: Av. Santa Catarina, 331  Setor Imperial   Fone: 64-3495-1100

Goiatuba – Go         CEP: 75.600-000

comercial@solorico.agr.br

Qualidade

        A empresa Solo Rico, tem como finalidade a produção e comercialização de sementes de Soja, Milho, Sorgo.

Produzir sementes com a melhor tecnologia e qualidade que o mercado exige, são as premissas de nossa empresa que atende a produtores de grãos de Goiás, Triângulo Mineiro, Tocantins, oeste da Bahia e Mato Grosso.

        Atuamos há 25 anos no mercado como fornecedores confiáveis, sempre inovando e investindo no aprimoramento de nossos colaboradores. Possuímos UBS – Unidade de Beneficiamento de Sementes própria onde selecionamos, envasamos e armazenamos nossa produção em galpões climatizados, proporcionando assim melhor condição de preservação da semente até o instante da saída para o campo.

Em nossa unidade de produção de sementes – Faz. Santa Rita contamos com uma área produtiva de 1.800 ha, sendo que 850 ha sequeiro e 950 ha de pivôs.

A empresa conta com 19 colaboradores diretos assim distribuídos:

  • Fazenda Santa Rita – unidade produtora de grãos;
  • UBS – Unidade de Beneficiamento de Sementes;
  • Depósito de sementes;
  • Escritório.

Com a crescente modernização e disseminação da tecnologia, os empresários entenderam da necessidade de assumir a parcela de responsabilidade de implantação e condução do Sistema de Gestão Integrada em suas atividades.

Todos os colaboradores são registrados atuando desde o plantio até a colheita dos grãos, depois da colheita segue para o beneficiamento das sementes onde contamos com todos os 19 colaboradores atuando no beneficiamento das sementes e envase em dois turnos para agilidade do processo.

O SGI – Sistema de Gestão Integrada, é coordenado pelo nosso setor de Qualidade e Meio Ambiente, que lidera a implementação e gerencia a sua manutenção em consonância com o GIGA – Grupo Integrado à Gestão Ambiental que por sua vez está ligado diretamente à gerência de departamento de qualidade de nossa empresa.

O GIGA é composto por um grupo multifuncional (secretária, gerente da fazenda, Agrônomo, técnico Agrícola), responsáveis pela área administrativa, produtiva e organizacional da empresa. O GIGA é dividido da seguinte forma:

  • Responsabilidades e autoridades.

As funções, responsabilidades e autoridades estão definidas e descritas no plano de cargo e nos documentos do Sistema Integrado de Gestão, inclusive este programa.

  • Representante da empresa.

O empresário rural designa ao responsável pelo setor de qualidade e meio ambiente e o comando das operações e implementação, coordenação do SGI o sr: Eusébio Feliciano Pompeu, especialista em qualidade e meio ambiente.

Desempenho Ambiental

A definição dos processos de apoio deve estar caracterizada a partir de necessidades observadas pela estrutura das etapas do processo de beneficiamento, as quais se enquadram os serviços auxiliares próprios ou terceirizados como laboratoriais, de segurança, limpeza ou controle de pragas, constituindo-se igualmente numa equipe operacional de apoio as atividades da UBS. O sistema organizacional inicia-se com a chegada das sementes, onde são descarregadas em uma moega previamente limpa de onde segue para o beneficiamento. Os galpões onde está instalada a Usina são bem dimensionados, arejados com um bom layout. Toda sacaria se movimenta por esteiras até chegar ao local em que são armazenadas sobre paletes de madeira que por sua vez se movimenta com ajuda de uma empilhadeira por colaboradores treinados para isso. O LAS – Laboratório de Análise de Sementes fica a uma distância aproximada de 25 metros da Unidade de Beneficiamento devido ao barulho e poeira que se desprende do descarregamento e do funcionamento das máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com