TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão RH

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇAO

Diante desse cenário de crise, muitas empresas têm repensando suas estratégias de mercado e estão focando em rentabilidade, por meio de boas práticas de gestão e contratação de colaboradores mais preparados para esses desafios. Cada vez mais têm sido demandados gestores com capacidade de agrupar pessoas com interesses em comum, que consigam expressar uma visão e fazer com que  os funcionários  se sintam engajados dentro dos valores da empresa.

 Importância do recrutar selecionar e manter os colaboradores na empresa, a valorização, pois é  fundamental que as empresas passem uma imagem de credibilidade para que as pessoas confiem nas organizações onde trabalham. Contudo, essa confiança só acontecerá quando cada colaborador se sentir valorizado na organização, quando cada indivíduo sentir que faz parte da missão, visão e objetivos da organização. Para isso, é necessário um estreitamento nas relações entre os níveis hierárquicos da corporação, a fim de que os gestores estejam mais próximos da equipe.

Desenvolvimento

Sabemos que com a crise que o Pais vem enfrentando fica cada vez mais difícil saber qual rumo o país vai tomar, mas além desse problema no qual estamos passando temos também outro que está afetando a gestão de pessoas nas organizações, a crise moral que se evidencia pela menor confiança das pessoas nas organizações, isto pode ou não  ser uma ameaça  a partir do momentos em que as empresas , desenvolverem as suas relações entre seus colaboradores  e seus ambientes de trabalho.

É preciso que as empresas passem uma imagem de credibilidade para ganhar confiança no mercado e para isso, é importante haver uma boa relação entre todos os níveis dentro de uma organização, o que gera a transparência dentro da empresa, pois, está aproximação entre chefes e colaboradores  faz com que sinta-se comprometidos a vestir a camisa da empresa, ou seja demonstra que ama o que faz.

A gestão de pessoas é de suma importância dentro de uma organização, pois é ela que da o suporte necessário, propõe e elabora técnicas de mudanças e de planejamento principalmente em tempos de crise. Mostrar os valores, a cultura da empresa e valoriza as pessoas que trabalham dentro dela.

         E essa confiança é muito importante, pois na crise, os trabalhadores ficam inseguros com medo de perder seus empregos, os próprios gestores ficam inseguros para tomar decisões, investidores param de arrisca, compradores param de comprar, ai entra a parte em que a gestão de pessoas faz esta comunicação com todos os níveis hierárquicos, a valorização, o reconhecimento, saber como motivar o colaborador e o principal, como contornar a crise.

         A capacitação profissional também é um fator muito importante, pois o desempenho profissional junto com o conhecimento são fatores de grande importância em épocas de crise, pois os gestores buscam pessoas qualificadas e que saibam realizar não só uma função dentro de uma organização  mas sim, várias. Isto faz com que o custo da mão de obra especializada seja valorizado como merece e novamente a gestão de pessoa entra com a valorização destes profissionais.

Outro fator muito importante nessas épocas  é onde muitos profissionais podem se destacar, devido o alto desempenho, podemos dizer  que precisam ter um certo jogo de cintura e visão de mercado, afinal podemos olhar a crise como uma oportunidade também, estamos passando da era do conhecimento para a era da criatividade.

Em tempos  crises, a economia se retrai, as pessoas gastam menos e os empreendedores precisam usar a criatividade para, no mínimo, tentar manter o mesmo ritmo de vendas. Além disso, a maioria que pretende criar um negócio adia o sonho.

Quem pensa em iniciar a sua própria empresa geralmente fica com medo  em colocar o negócio para funcionar quando há uma grande crise econômica, como a que vivenciamos neste momento. Isso é natural, pois os resultados sonhados podem não vir tão rápido quanto se espera.

Porém, já que a maioria pensa dessa forma, pode ser justamente em momentos como os de crise que você deva iniciar o seu negócio e achar um nicho de mercado, afinal todo e qualquer empresário corre o risco do insucesso.

Recrutamento e Seleção em tempos de Turbulência.

       Atualmente, quando se fala de recrutamento e seleção, refere-se a uma das mais ricas ferramentas de gestão de pessoas nas organizações. “É através deste processo que as organizações estão percebendo a importância das pessoas que a compõem, não como meros funcionários, mas como parceiros.”

      Diante desse cenário, muitas empresas têm repensando suas estratégias de mercado e estão focando em rentabilidade, por meio de boas práticas de gestão e contratação de colaboradores mais preparados para esses desafios. Cada vez mais têm sido demandados gestores com capacidade de agrupar pessoas com interesses em comum, que consigam expressar uma visão e engajar os funcionários dentro dos valores da empresa.

       O Recrutamento e Seleção é uma prática, que pode ser também utilizada como uma  dessas ferramentas usadas, utilizada para captar pessoas com competências e características capazes de suprir uma necessidade ou função de uma organização.

     Uma das grandes falhas nas contratações das empresas é o fato de se observar apenas a educação e as conquistas que o  candidato teve durante a carreira, o que não acaba mostrando realmente se é ou não o que o gestor procura.

       Segundo Chiavenato (1985), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com