TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão administrativa clássica

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão administrativa clássica

Conforme falado no capítulo anterior a administração cientifica deu início com a teoria de Taylor, mas o que muitas pessoas não sabem é que Henri Fayol também iniciou os estudos da administração no mesmo período que Taylor. Com ideias diferentes desenvolveram o que chamamos de administração cientifica, com os estudos avançados Fayol percebeu que era preciso mais, que precisava reorganizar o chão de fábrica, desenvolvendo então a administração clássica.

* Escola de administração cientifica: foi desenvolvida nos Estados Unidos por engenheiro e entre eles estava Taylor, tinha por objetivo aumentar a eficiência dos operários, assim aumentando a produção da empresa.

* Teoria Clássica: Deu início na França com Henri Fayol e outros estudiosos, foi a partir da teoria cientifica que Taylor percebeu que poderia melhorar e criar os departamentos dentro das organizações, ele permaneceu com a ideia de que era necessário a divisão dos operadores com os supervisores e gerentes, mas mostrou que podia ter a divisão dos departamentos para facilitar e agilizar o desenvolvimento dentro da organização.

Origem da abordagem clássica

A abordagem clássica deu origem com a revolução industrial no decorrer do século XVIII, dando condições para o estudo da administração, pode-se dizer que foi com o capitalismo que surgiu as grandes mudanças e disponibilidades de estudos da administração.

As empresas começaram a crescer rapidamente e com esse crescimento abundante teve a desordem dos processos dentro das organizações, fazendo assim com que Taylor buscasse novas fontes para organizar toda a bagunça.

Com a chegada do capitalismo tivemos a produção em massa, dessa forma aumentando a quantidades de operários nas organizações, então surgiu a divisão de trabalho entre gerentes e operários, para evitar desperdícios e economizar na mão de obra. Dessa forma é criada a possibilidade para que Fayol pudesse colocar em pratica suas ideias.

Teoria clássica de administração

Enquanto a administração cientifica era desenvolvida por Taylor e outros engenheiros nos E.U.A, na França em 1916 surge a teoria clássica da administração. A teoria cientifica buscava entender e melhorar as tarefas executada pelos operários e a teoria clássica frisava que a organização devia possuir uma estrutura para ser eficiente. Era vista a organização como um todo, garantindo eficiência para todos os departamentos.

Foi após o termino da segunda guerra mundial, na década do século XX que surge a administração clássica. Fayol, fundador da teoria clássica via a empresa como um todo, tornando-se uma ideia que rapidamente superou os princípios de Taylor sobre a administração.

A obra de Fayol

Henri Fayol (1841-1925), o fundador da Teoria clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequências da Revolução industrial e, mais tarde, da primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera na qual fez sua carreira. Fayol expôs sua Teoria de Administração no livro Administration Industrielle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com