TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Produção, Operações e Logística

Por:   •  28/2/2019  •  Resenha  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão da produção, operações e logistica

Professora: Janaina Santos

Aluno: José Ulisses da Silva

Exercício para reposição de falta e complemento de nota

1. Resumo referente as mudanças sofridas no processo de formulação dos custos logísticos, partindo da criação do frete mínimo.

Aborda os pontos abaixo:

• De que forma isso irá impactar nas operações atuais já planejadas em processos de execução e nos planejamentos futuros (Como estas mudanças refletira no consumidor final)

• Como podemos nos tornar competitivos no mercado diante da igualdade de preços (custos logísticos)

• Quais os principais pontos devemos levar em consideração para termos um nível de serviço diferenciado no mercado competitivo.

A variação no preço do óleo diesel foi o principal motivo para a mudança necessária nos processos logísticos com a criação do frete mínimo, o tabelamento do frete é um assunto que tem divido opiniões. De um lado, a tabela de frete da ANTT aliviou os transportadores que sinalizam a necessidade de aumentarem as receitas, tendo em vista o encarecimento dos custos de operação. Do outro lado, os embarcadores se mostram insatisfeitas com a nova tabela de frete, afirmando que as novas referências encarecerão não somente os processos produtivos, mas, a comercialização de seus produtos.

Segundo um parecer do Ministério Público a decisão de adotar frete mínimo prejudica a economia, reduz a competitividade e a produtividade e eleva preços ao consumidor. O impacto na economia ocorreria “em razão do acréscimo dos custos logísticos, com possíveis impactos negativos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e a balança comercial”, e a elevação do frete mínimo seria absorvida pelos consumidores. O agronegócio, um dos principais clientes de frete rodoviário avalia que a proposta de preços mínimos para o frete de cargas tende a elevar os custos tanto para produtor quanto consumidor, gerar informalidade no segmento, encarecer outros modais logísticos e impactar a própria produção de commodities do país.

Mas como se tonar mais competitivo diante da igualdade de preços? Devemos pensar em ser reconhecido pelo valor e não pelo preço, uma iniciativa seria identificar as frustrações do nosso publico alvo e as fraquezas de nossos concorrentes e oferecer a nossos clientes o que falta, Seja desconto no preço, qualidade nos serviços prestados, atendimentos, estruturas físicas, prazos, entre outras estratégias, a questão é tentar se diferenciar de seus concorrentes.

E para se diferenciar diante da igualdade de preços, devemos oferecer um serviço melhor ou diferente do que os demais concorrentes. Até porque sempre existe uma maneira melhor e diferente de se fazer a mesma coisa e podemos identificar às expectativas dos clientes, uma vez descobertas as expectativas, é preciso efetuar o ajustamento dos serviços às mesmas, isto em níveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com