TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da qualidade na empresa

Artigo: Gestão da qualidade na empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

A gestão da qualidade é um conceito dinâmico, ou seja, é uma noção que trabalha com referenciais que mudam ao longo do tempo, as vezes de forma bastante acentuada.Qualidade é também um termo de domínio público. Por causa de seu uso comum, com freqüência ela é estendida de forma incorreta.

A Gestão da Qualidade deve ter uma visão abrangente do mercado, evitando concentrar seu as ações que enfatizam um único item do produto ou do serviço, o qual pode ser crucial na decisão do cliente na hora de comprar.

Os conceitos estratégicos mais relevantes para a qualidade são a multiplicidade (ter vantagens estratégicas) e evolução (manter vantagens estratégicas).

A cultura da qualidade é uma noção prioritária da Gestão da Qualidade, pois transforma a qualidade em um valor.

O conceito de qualidade mais aceito é o de adequação ao uso.

O elemento básico da Gestão da Qualidade Total é o planejamento. Esse modelo gerencial tem características próprias.

A Gestão da Qualidade no processo centra sua atenção no processo produtivo, partindo do pressuposto segundo o qual a qualidade deve ser gerada com base exatamente nas operações do processo produtivo. A meta é enfatizar as causas dos defeitos e não somente os defeitos de ações do processo no produto.

A Gestão da Qualidade no processo é definida como o direcionamento de todas as ações do processo produtivo para o pleno atendimento do cliente (adequação ao uso).

Para viabilizar a Gestão da Qualidade no processo envolve a implantação de atividades agrupadas em três etapas: a eliminação das perdas (garante um produto em condições de ser efetivamente utilizado); a eliminação das causas das perdas (garante-se maior confiabilidade ao produto ou serviço); e a otimização do processo (garante-se um produto ou serviço com a máxima eficiência).

A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um material, processo, produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.

Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada para a "qualidade total" tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com