TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão daqualidade

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão da Qualidade

Michelle Pimenta

122200065

ABNT NBR ISO 9000

As normas da família ABNT NBR ISSO 9000, foram desenvolvidas para apoio organizações, de todos os tipos e tamanhos, na implementação e operação de sistemas de gestão da qualidade eficazes.

Fundamentos da gestão de qualidade

Sistemas de gestão da qualidade ajudam as organizações a aumentar a satisfação do cliente e faz com que este torne fiel a organização, pois sempre adquirá o bem/serviço novamente.

Devido aos clientes se tornarem cada vez mais exigentes e as pressões competitivas e os avanços tecnológicos, as organizações estão buscando a melhoria contínua.

Melhoria Contínua

A melhoria contínua significa a tomada de ações coordenadas no sentido de poder melhor atender aos requisitos da qualidade. E tem como objetivo a melhorar continuamente o sistema de gestão de qualidade aumentando a probabilidade de melhorar a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas. A NBR ISO 9000, está diretamente relacionada com a melhoria continua. Para se obter a melhoria deve-se seguir alguns passos:

  1. Analisar e avaliar a situação para identificar o que pode ser melhorado;
  2. Estabelecer objetivos para melhoria;
  3. Pesquisar as possíveis soluções para atingir os objetivos;
  4. Avaliar e selecionar estas soluções;
  5. Implementar a solução escolhida;
  6. Medir, verificar, analisar e avaliar os resultados da implementação para determinar se os objetivos foram atingidos.
  7. Formalizar as alterações.

Vale ressaltar que existem muitas técnicas estatísticas que podem ajudar no entendimento da variabilidade, auxiliando na tomada de decisão.

Auditorias

Auditorias são usadas para determinar em que grau os requisitos do sistema de gestão da qualidade foram atendidos. As constatações da auditoria são usadas para avaliar a eficácia do sistema de gestão da qualidade e para identificar oportunidades de melhoria.

As diretrizes da ISO 9000:2000 com relação a auditoria, apresentam seu papel como órgão co-responsável pelo controle e adequação do nível da qualidade, defendendo claramente que a auditoria é encarregada de disseminar os conceitos e normas que serão verificados. A auditoria interna é realizada sob a responsabilidade da própria organização, na qual os auditores devem ser totalmente independentes do setor a ser auditado.

PALADINI (2004) estabelece que, ao ser elaborado um programa de auditorias, é fundamental o planejamento das ações, a fim de contemplar toda a gama de atividades envolvidas em um programa da qualidade, incluindo sistemas, gestão, produto, processo, serviço, pessoas. O planejamento deve determinar o auditor, e quais as suas qualificações para a realização de tal tarefa, visando a eficácia do sistema da qualidade para que este seja aplicado em toda ou partes da organização.

        

A NORMA ISO 9001

ISO 9001 - orientações sobre a qualidade dos projetos, bem como o seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção. É uma das normas mais específicas e mostra como deve ser cada processo da empresa.

Entre os principais benefícios de normas como a 9001, estão:

  • Melhoria de processos de produção internos;
  • Melhor capacitação de colaboradores da equipe;
  • Monitoramento constante do ambiente de trabalho em todos os seus detalhes e aspectos;

Verificação do grau de satisfação dos clientes, bem como de colaboradores e até de fornecedores.

A partir disso, há uma evolução constante da gestão de qualidade. Podem ser aplicadas tais distinções e avaliações em materiais, processos, serviços ou produtos.

Normas como a ISO 9001, como vimos, são vantajosas, já que reúnem produtividade, credibilidade e organização, tratando-se de elementos identificados com relativa facilidade pelos clientes. Desse modo, há um aumento de competitividade em termos de mercado de nível nacional e internacional.

PDCA

Toda gestão do processo consta em estabelecer a manutenção nas melhorias dos padrões montados na organização, que servem como referências para o seu funcionamento. Introduzir a gestão do processo de qualidade significa implementar a gestão repetitiva via PDCA.

O ciclo PDCA foi desenvolvido por Walter A. Stewart, na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming, em 1950, por ter sido amplamente difundido por este. É uma técnica simples que visa o controlo do processo, podendo ser usado de forma contínua para a gestão das atividades de uma organização.

O ciclo PDCA é um eficiente modo de apresentar uma melhoria no processo. Padroniza as informações do controlo da qualidade, evita erros lógicos nas análises, torna as informações mais fáceis de se entender. Pode também direcionado para facilitar a transição para o estilo de administração direcionado para melhoria contínua. Este ciclo está composto em quatro fases: Planear, Executar, Verificar e Atuar corretivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com