TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão das Organizações

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        .1

1. Porque o conhecimento em matemática financeira é de grande utilidade para o administrador de empresas?.....................................................................................2

2. Qual o papel da contabilidade no contexto da gestão das organizações?............................................................................................................33. A Situação Tributária no Brasil e o impacto dos tributos nas operações empresariais.  ....................................................................................................................................................4

4. FÁBRICA DA PEDRA S/A - FIAÇÃO E TECELAGEM............................................................................................................................5

5. JUROS SIMPLES E JUROS COMPOSTOS.............................................................................................................................6

6. EQUIVALÊN CIA DE CAPITAIS E SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO..............................7

        

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................................8

REFERÊNCIAS.........................................................................................................................9

        

        



INTRODUÇÃO

O trabalho interdisciplinar abordará a importância do conhecimento em matemática financeira que o administrador de empresas precisa ter para melhor desempenhar suas atividades cotidianas e o papel da contabilidade por meio de projeção através de registros, análises, gerência e planejamento auxiliando o norte nas tomadas de decisões e possíveis riscos que a organização pode vir a ter. O conhecimento sobre a Tributação do Brasil para auxiliar na escolha do melhor regime a ser aplicado.

A diferença entre juros simples e compostos e a melhor escolha a ser feita em empréstimos e financiamentos junto a empresa, bem com a equivalência de capitais e Sistemas de Amortização.


  1. Porque o conhecimento em matemática financeira é de grande importância para o administrador de empresas?

O conceito de administração de acordo com Chiavenato (2000) é processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos afim de alcançar os objetivos. Aliado a esses princípios é imprescindível que nas atividades do administrador além da elaboração de um planejamento, coordenar e controlar o funcionamento da organização é estabelecer as diretrizes da empresa conforme as necessidades do mercado.

Para que o profissional de Administração consiga conduzir uma empresa com eficiência é necessário que esteja inteirado dos conceitos, habilidades humanas e técnicas tendo um amplo entendimento sobre todos os departamentos da empresa e de grande utilidade que possua conhecimento na área da matemática financeira associado a um raciocínio analítico, lógico e crítico para resolver situações com flexibilidade e resiliência quando estiverem diante de todos os desafios e problemas organizacionais.

A Matemática Financeira é uma ferramenta bastante utilizada no dia-a-dia do administrador não só para compreender os cálculos financeiros mas também para auxiliar e orientar as tomadas de decisões econômico-financeiras nos negócios antecipando os fatos futuros da empresa facilitando a forma de lidar com o mercado. Quando bem aplicada, tem a capacidade de aumentar a rentabilidade do negócio.

Nas atividades diárias, as taxas de juros movimentam as transações financeiras auxiliando na avaliação de negócios por meio da interpretação de dados apresentados em planilhas para acompanhamento do comportamento do dinheiro ao longo do tempo analisando os riscos e proporcionando soluções de problemas empresariais quando existir.


  1. Qual o papel da contabilidade no contexto da gestão das organizações?

A contabilidade é de suma importância dentro da gestão das empresas. Aliada as técnicas de administração, através do registro, informativo, análise, gerência e decisão demonstram aos administradores a situação econômico financeira da empresa contribuindo para mensuração das atividades e os riscos do ambiente interno e externo da organização. Para Shank e Govindarajan (1997, p.5) “a contabilidade existe na administração principalmente para facilitar o desenvolvimento e a implementação da estratégia empresarial”.

Propicia as tomadas de decisões por meio da utilização dos controles contábeis e registros com a finalidade de dirigir com técnicas eficazes. De forma bem estruturada favorece ao administrador a compreensão das movimentações que as finanças a curto, médio e longo prazo auxiliando também a avaliação do melhor regime de tributação para empresa.


3.A situação tributária do Brasil e o impacto dos tributos nas operações empresariais

O Sistema Tributário Nacional é o agrupamento de normas relacionadas a matéria tributária através da determinação da obrigação de recolher imposto, no caso de pessoa física, pelo recebimento de renda, posse de um determinado bem, faturamento ou remuneração; e no caso de pessoa jurídica, pela venda de mercadorias, prestação de serviços o outras transações comerciais supostas no Sistema Tributário Brasileiro. Os conceitos utilizados são baseados principalmente pelos critérios de justiça, realidade social e sistema econômico do país.

A finalidade de qualquer sistema tributário é recolher tributos para o financiamento de serviços públicos oferecidos à população. Os tributos são divididos em:

  • Impostos;
  • Taxas:
  • Contribuição de melhoria;

Por conseguinte o Estado arrecada os tributos da sociedade onde são aplicados pelo governo encargos que variam conforme as responsabilidades e atribuições definidas pela própria sociedade. Tais encargos são financiados, em regra, por 04 (quatro) fontes de recursos sendo elas:

  1. Renda Primária =>decorrente da Ação Empresarial do Estado;
  2. Rendas Inflacionárias => pela emissão de papel-moeda e ampliação da base monetária;
  3. Endividamento Público => tomada de empréstimo e colocação de títulos do governo no mercado;
  4. Rendas Tributárias => decorrentes do ordenamento tributário vigente;

De acordo com a competência tributária eles podem ser definidos através da Constituição Federal de: federais, estaduais e municipais ou segundo o Código Tributário Nacional com a característica do fato gerador: comércio exterior, produção/circulação e patrimônio/renda. Há também as outros dois tipos de classificação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (223.3 Kb)   docx (79.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com