TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Operações Produtivas

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.158 Palavras (21 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO…………….…………………………………………….……….................1

1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................................2

2. ESTUDO DE CASO.................................................................................................6

2.1 Perfil da Organização.............................................................................................6

2.1.1 Apresentação da Empresa..................................................................................6

2.1.2 Produtos e Clientes.............................................................................................7

2.1.3 Força de Trabalho...............................................................................................7

2.1.4 Principais Insumos..............................................................................................7

2.2 Relacionamento com Cliente.................................................................................8

3. ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIAS..........................................................9

3.1 Análise....................................................................................................................9

3.2 Sugestões de melhorias........................................................................................9

CONCLUSÃO............................................................................................................10

4. BIBLIOGRAFIA......................................................................................................11

5. ANEXOS.................................................................................................................12

5.1Carômetro...............................................................................................................12

5.2 Cronograma de atividades previstas.....................................................................14

5.3Registros de atividades realizadas...................................................................................................................16

INTRODUÇÃO

Trabalho de pendência para atender pendencia da matéria de (...) do primeiro semestre de 2016.

A administração da produção e operações (APO) é responsável sobre como são produzidos os bens e serviços pelas organizações. As diversas mudanças que estão ocorrendo em nível mundial, que tornam a economia mais integrada e competitiva, preconizam que os sistemas de produção, dentro das organizações, devam ser cada vez mais especializados e moldados por inovações tecnológicas.

Baseando-se no tema gestão de operações produtivas o presente trabalho, vem espelhar o planejamento e controle no seu sentido mais amplo, evidenciando o suprimento e demanda e como a natureza e incertezas desses podem impactar a operação produtiva, bem como as atividades de planejamento e controle e a relevância de cada uma delas.
Serão também descritas as restrições da capacidade como fatores que devem ser levados em consideração no momento de seu planejamento, sendo que deficiências no mesmo podem comprometer e limitar as atividades da organização e o atendimento satisfatório dos clientes. 
Ainda serão expostos todos os fatores que envolvem a abordagem Just- in-time, as técnicas e as ferramentas que podem ser utilizadas para uma implantação eficaz do conceito de produção enxuta.
Todo o conteúdo desenvolvido está fundamentado nas aulas expositivas das disciplinas de Métodos de Pesquisa e Gestão das Operações Produtivas e nas teorias relativas às mês mais.


GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS

A gestão de operações se ocupa da atividade de gerenciamento estratégico, de todos os recursos da organização, com foco em estabelecer planos de modo a aperfeiçoar o uso dos mesmos e fazer a integração dos processos no qual transforma esses recursos em bens e serviços, visando atender as necessidades e desejos de seus clientes.
Favaretto (2001) relata que um conjunto de atividades, cuja sequência possa ser estabelecida e sua abrangência delimitada, será chamado de processo. Um conjunto desses processos é a gestão da produção, responsável por todas as atividades de produção desde a compra de matéria-prima até a expedição.
Segundo Slack, N; Chambers, S; Johnston, R. (2009), a função produção é central para a organização, uma vez que produz os bens e serviços que são a razão de sua existência e com isso consegue atingir seu objetivo principal que é a obtenção de lucros. Se a função produção for eficaz, usará eficientemente seus recursos, produzindo bens e serviços de maneira que satisfaçam a seus consumidores, podendo ir além sendo criativa, inovadora e vigorosa introduzindo formas novas e melhoradas de produzir seus bens e serviços, proporcionando à organização meios de sobrevivência a longo prazo, pois dará a ela uma vantagem competitiva. 

PLANEJAMENTO E CONTROLE: A NATUREZA DO SUPRIMENTO E DA DEMANDA

As atividades produtivas requerem planejamento e controle de todos os aspectos da produção, inclusive o gerenciamento de materiais, pessoas e equipamentos, uma vez que o propósito dos mesmos é garantir que os processos da produção ocorram de maneira eficiente e eficaz, fornecendo ao cliente produtos e serviços conforme solicitado. As atividades de planejamento e controle conciliam suprimento e demanda.
Conforme Slack, N; Chambers, S; Johnston,R. ( 2009), planejamento é a formalização do que se pretende que aconteça, é uma declaração de intensões 
baseada em expectativas relativas ao futuro e controle que é o processo de lidar com as variações que podem ocorrer entre o que foi planejado e o que está sendo executado, consiste em fazer os ajustes que permitam a operação atingir os seus objetivos, mesmo que as premissas do planejamento não se confirmem. Pelo fato da natureza do planejamento e controle mudar ao longo do tempo, pode ser elaborado para o longo prazo; onde os gerentes de produção determinam o que pretendem fazer, os recursos que necessitam para tal e quais objetivos pretendem alcançar; as previsões de demanda provável e dos recursos são descritas em termos agregados, grande parte dos objetivos são estabelecidos em termos financeiros. Para o médio prazo; onde ocupa-se com o planejamento em mais detalhes, de modos a que os recursos sejam definidos em termos mais desagregados, levando em consideração as incertezas, nessa fase os objetivos são estabelecidos tanto em termos financeiros como operacionais. E para o curto prazo; onde a demanda é avaliada de forma totalmente desagregada, ou seja, é a demanda real, faz intervenções nos recursos para corrigir desvios e considera os objetivos operacionais ad hoc¹. A figura abaixo mostra os tipos de planejamento com relação ao período de formulação e os níveis em que os mesmos são elaborados.
 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com